Rock de Brasília é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do DF

Artistas se reuniram com a Secretaria de Turismo para um novo projeto na cidade

developer
Por developer

Famosa por revelar bandas que ganharam projeção nacional, como Legião Urbana, Plebe Rude, Raimundos, Natiruts, Capital Inicial, Detrito Federal, Cássia Eller, Maskavo, Scalene, entre outros, Brasília ficou conhecida no cenário musical do país como a capital do rock. Tanto que o estilo musical foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, nos termos da Lei Distrital no 5.615.

E com o olhar atual  do GDF, o rock também ganhará um novo destaque. Isso porque a Secretaria de Turismo (Setur-DF) está estruturando a Rota Brasília Capital do Rock, um projeto inédito, elaborado em parceria com a faculdade União Pioneira de Integração Social (Upis) e a curadoria do vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra. A proposta é oferecer a moradores e visitantes uma experiência única de conhecer Brasília pelo olhar deste estilo musical já consagrado na história da cidade.

A iniciativa foi lançada no dia 23/3, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com a presença do secretário de economia do DF, André Clemente; a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça; além dos músicos Philippe Seabra, da banda Plebe Rude; Kiko Peres, da banda Natiruts; Digão, dos Raimundos; PC Cascão, da Detrito Federal e Geraldo Ribeiro, da Blitx 64.

Para a estruturação da rota, a Setur-DF mapeou aproximadamente 30 pontos que fazem parte da história do Rock de Brasília. Regiões como o Parque Vivencial II, local do “Rock na Ciclovia”, no Lago Norte; e a SQS 104 Sul, quadra onde os Paralamas do Sucesso moravam; o Cave, no Guará, local do primeiro show da Legião Urbana em Brasília; e o Teatro Rolla Pedra em Taguatinga, estão entre os locais que serão visitados.

Confira abaixo, 5 hits de bandas nascidas em Brasília e que despontaram em todo o Brasil.

Plebe Rude

 

Natiruts

 

Raimundos

 

Scalene

Maskavo

 

Foto capa: Divulgação Secretaria de Turismo DF