Em Brasília, avião será transformado em restaurante com temática da Pan Am

A antiga companhia aérea americana fechou as portas em 1991

developer
Por developer

Um jato Fokker 100 envolvido no único incidente mais sério da Avianca Brasil está prestes a ganhar mais um capítulo em sua história, que apontava para um final triste como sucata. Ele está prestes a virar um restaurante com temática da lendária empresa aérea Pan Am.

Muitos se lembrarão desse incidente, quando o Fokker 100 em questão pousou em Brasília mas, por um defeito, acabou arrastando o nariz no chão da pista. Depois disso, ele foi acomodado no hangar que pertenceu à Avianca Brasil e estava à venda havia anos, desde muito antes da Avianca Brasil declarar falência após o fracasso do seu plano de Recuperação Judicial.

Vida nova
Foi assim que, desde 2014 até hoje, a aeronave esteve no hangar que pertenceu à Avianca no aeroporto de Brasília, até conseguir uma nova chance após ser arrematada por um grupo de empresários de Brasília.

Trata-se de um empreendimento que está sendo divulgado pelas redes sociais, inclusive com fotos e vídeos do transporte da aeronave pelas ruas de Brasília rumo ao seu novo lar. Esse grupo de brasilienses almeja dar vida ao Pan Am Experience Brazil, que contemplará uma experiência gastronômica a bordo do saudoso Fokker 100.

Muitos detalhes não foram revelados ainda, mas é esperado que o restaurante a bordo do Fokker fique pronto em seis meses. Apesar da Pan Am nunca ter operado o Fokker 100, será bonito ver esta aeronave clássica nas cores de uma companhia aérea tão lembrada por sua grandeza, mas que sucumbiu ao tempo.

Nas mídias sociais do Pan Am Experience Brazil é possível ver algumas imagens publicadas pelo grupo, que dão um aperitivo do que pode vir por aí em sua experiência totalmente ambientada nos tempos áureos da aviação comercial.

A antiga companhia aérea americana, uma das mais conhecidas e icônicas do mundo, fechou as portas em 1991 mas deixou um legado de padrão de atendimento e serviço, sendo relembrada até os dias de hoje em filmes, séries e experiências como essa.

Refeições a bordo
O ponto alto promete ser o serviço de bordo. O chef Ricardo Espíndola, que tem um programa semanal de culinária na Band Brasília, é o responsável pelo preparo das refeições. O cardápio pode variar de acordo com o destino de cada voo. A experiência conta com drinque de boas-vindas, entrada, prato principal e sobremesa.

Além da Pan Am, outras marcas da era de ouro da aviação também serão lembradas. Todas as louças serão das antigas companhias aéreas brasileiras Varig e Vasp. “Nesta semana, recebemos um lote de taças da Varig”, afirmou Espíndola. Segundo o chef, a experiência deve custar pouco mais de R$ 100 por pessoa. Uma parte da receita deverá ser revertida para projetos sociais, que inclui permitir a mesma experiência a crianças carentes que nunca tiveram a oportunidade de viajar de avião. 

Via Aeroin/Uol
Foto: Ilustrativa Reprodução/Runway1