Confira 7 espaços culturais que serão reabertos para visitação do público em Brasília

Atividades voltam a funcionar seguindo os protocolos de segurança

developer
Por developer

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou nesta segunda-feira (24.5) a Portaria nº 70, que reabre, a partir da sexta-feira (28.5) sete equipamentos culturais que estão sob a sua gestão. São eles: Museu Nacional da República (MuN); Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC); Panteão da Pátria; Espaço Lúcio Costa; Museu da Cidade (os três formam o Centro Cultural Três Poderes (CC3P);  duas galerias do Espaço Cultural Renato Russo (ECRR) e o Museu de Arte de Brasília (MAB), este último retornando à visitação pública depois de 14 anos fechado.

 

O Memorial dos Povos Indígenas (MPI), por estar em reforma, permanecerá fechado até a conclusão da obra. O Museu do Catetinho, por não apresentar condições mínimas de funcionamento dentro dos aspectos de segurança do Protocolo COVID-19 e estar em reforma, também segue fechado.

 

O Espaço Cultural Renato Russo só terá as duas galerias do piso principal em funcionamento. Os demais espaços permanecem fechados. A Concha Acústica está autorizada a receber visitantes, desde que seja realizada exposição de arte em seu interior, ou que seja concedida autorização especial.

Os parques do Museu do Catetinho e do Museu Vivo da Memória Candanga seguem fechados.

 

Confira a programação cultural dos museus e espaços culturais para visitação:

 

Panteão da Pátria – Dentre as atrações em cartaz, o espaço cultural localizado no coração de Brasília reabre com a exposição sobre a vida e trajetória política de Tancredo Neves, além do “Livro de Aço dos Heróis da Pátria”, o “Mural da Liberdade de Athos Bulcão”. O público ainda vai conferir o painel “Inconfidência Mineira”, de João Câmara, e o vitral de Marianne Peretti.

 

Espaço Lúcio Costa – O museu retoma com exposição sobre o “Plano Piloto de Brasília”, projetado pelo urbanista Lúcio Costa. Como uma verdadeira viagem ao tempo, o visitante tem acesso a fotos e informações históricas, além de uma grande maquete da capital federal.

 

Museu da Cidade – Museu traz a sua exposição permanente, com frases talhadas no mármore branco que contam a história de interiorização da capital federal, desde o século XVIII até sua inauguração.

 

O Museu Vivo da Memória Candanga reabre suas portas com duas exposições: “Poeira, Lona e Concreto” e “Cerrado de Pau de Pedro” 

 

Localizado na Quadra 508 Sul, o Espaço Cultural Renato Russo abrirá duas de suas galerias expositivas, são elas: Rubem Valentim com a mostra “Mulheres à Margem” e Parangolé com “Anônimos”.

 

O Museu Nacional preparou novas exposições para sua reabertura. O público poderá conferir mostras inéditas como: Alex Vallauri, no expositivo principal; Marcos Amaro, no mezanino; Marçal Athayde, na galeria térreo; e Suyan de Mattos, na Sala 2.

 

O Museu de Arte de Brasília (MAB) volta a receber o público depois de 14 anos fechado. Nesse momento, a ocupação artística será hall, pilotis e área externa do Museu, com mostra fotográfica de Orlando Brito (pilotis), gravuras de Tarsila do Amaral (hall) e esculturas que ocupam o Jardim do MAB.

 

A programação completa de todos os museus estão disponíveis no site da Cultura DF: http://www.cultura.df.gov.br/secec-publica-portaria-e-reabre-sete-equipamentos-para-visitacao-publica/

 

Foto capa: Divulgação Cultura DF