Atletas de Brasília serão destaque nas Olimpíadas de Tóquio

São 8 atletas que nasceram ou treinam na capital

developer
Por developer

As Olimpíadas de Tóquio vão começar na próxima semana, a partir do dia 23 de julho, e o Distrito Federal será representado por oito atletas.

 

A edição 2020 dos Jogos Olímpicos, que foi adiada por 1 ano, reunirá os gigantes do esporte de uma maneira bastante diferente, conforme exigem rigorosos protocolos de saúde, sanitários e de segurança. Da delegação recorde que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) enviou ao Japão, com 301 atletas, o Distrito Federal estará representado por oito esportistas, entre nascidos ou que fizeram carreira esportiva na cidade.

Kawan Pereira e Luana Lira, dos saltos ornamentais, estão estreando. Apesar de terem nascido, respectivamente, em Parnaíba (PI) e João Pessoa (PB), os dois treinam no Instituto Pro Brasil, que tem como base o Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB). Quando tinha 11 anos, Kawan descobriu a modalidade no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama. Outros que estão disputando sua primeira edição são os brasilienses Reinier Jesus, no futebol, e o skatista Felipe Gustavo.

O skate entra como umas das novidades do programa olímpico em Tóquio. Entre os veteranos, com exceção de Caio Bonfim, da marcha atlética, três subiram ao pódio: a judoca Ketleyn Quadros, com a medalha de bronze em Pequim (2008); Bruno Schmidt, vôlei de praia, e Tandara Caixeta, voleibol, com o ouro, respectivamente, em Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). Desse quarteto, apenas Caio Bonfim continua a treinar na cidade, pelo Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso).

Brasília também será representada pelo Andŕé Mariano, tricampeão brasileiro de judô, será árbitro nas Olimpíadas de Tóquio.

Os Jogos Olímpicos serão transmitidos pela Rede Globo em mais de 12 horas consecutivas de cobertura.

 

Foto capa: Caio Bonfim da marcha atlética