10 filmes gravados em Brasília que levaram a capital para as telas de cinema

developer
Por developer

A linda e planejada arquitetura de Brasília já serviu de plano de fundo para diversas obras cinematográficas ambientadas na cidade. 

 

Sendo documentários ou longas metragens, diversos filmes já foram filmados em todo Distrito Federal, sendo o filme com o enredo se passando na cidade, ou uma história falando sobre a cidade.

 

O Curta Mais separou dez obras que levaram Brasília para as telas de cinema

Somos Tão Jovens

O jovem Renato Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele precisa estudar dar aulas de inglês, tranquilizar os pais, curtir a turma, curar dores de amor e, principalmente, arrumar quem toque na sua banda. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana, “Somos Tão Jovens” apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília, criadores de sucessos como “Que País é Este”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica” e muitas outras músicas que marcam e transformam fãs geração após geração.

Faroeste Caboclo

Faroeste Caboclo conta a saga de João do Santo Cristo, escrita por Renato Russo em um dos maiores sucessos da Legião Urbana. O longa acompanha a história de João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira), que deixa sua cidade natal e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. Lá, ele encontra a miséria e o crime, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia (Ísis Valverde).

Federal

Um perigoso traficante age em Brasília, capital federal. Para pegá-lo, a polícia fará o que for preciso. Entre os dois lados, uma população assustada. “Federal” mostra a realidade de um país que hoje é uma importante rota para o narcotráfico internacional – a maior indústria capitalista do mundo.

O Outro Lado do Paraíso

Antônio (Eduardo Moscovis) faz o que pode para conseguir dinheiro para o sustento do lar. Já tentou garimpo, bicos diversos, e agora pensa ter encontrado finalmente seu lugar: Brasília. Atraído pelas promessas do presidente João Goulart e pela ampla oferta de emprego, ele se muda para a capital com a esposa e os filhos. O sonho da prosperidade, no entanto, é interrompido pelo golpe militar e Antônio, envolvido com o sindicalismo, começa a viver um pesadelo.

O Último Cine Drive-in

Ao retornar a sua cidade natal com sua mãe adoecida, Marlombrando reencontra seu pai e o cinema Drive-in onde passou sua infância. Almeida mantém o cinema funcionando com apenas dois funcionários: Paula cuida da projeção e da lanchonete; José, um velho amigo de Almeida, atende a bilheteria e faz limpeza do local. A chegada de Marlombrando e a ameaça de demolição do Drive-in trará um novo rumo para suas vidas.

Era Uma Vez Brasília 

O agente intergalático WA4 é preso e lançado no espaço. Recebe a missão de vir à Terra e matar o presidente JK no dia da inauguração da cidade. Mas sua nave se perde no tempo e acaba chegando em 2016 na Ceilândia.

O Segredo do Parque

Esse média-metragem de terror conta a história de amigos que estudam na mesma escola e tem que lidar com o desaparecimento de uma amiga. Eles decidem procurá-la em um parque da cidade, o último lugar em que ela foi vista. Tirando as cenas que foram gravadas no Mutirama, em Goiânia, o resto da película se passa na Capital.

O Fim e Os Meios

Essa é a história de Paulo, um publicitário carioca que se muda para Brasília após uma proposta de trabalho para fazer o marketing político de um candidato. O filme retrata bem os bastidores da política brasileira.

Até que a Casa Caia

Um casal divorciado que ainda vive na mesma casa. Some-se a isso um filho e a namorada do chefe da família, que chega para mudar completamente a vida da casa. O filme é rodado na Asa Sul e em paisagens famosa de Brasília.

 

Oscar Niemeyer – A vida é um sopro

Fechando a lista, um documentário que trata sobre a vida do arquiteto criador dos monumentos de Brasília: Oscar Niemeyer. Uma longa e interessante entrevista (que respira a cidade) mostra um pouco mais sobre a vida dessa figura icônica.

Foto: reprodução internet/Filme ‘Branco Sai, Preto Fica’