Entenda por que fez tanto frio nos últimos dias e confira a previsão para o resto do inverno

Como previsto, julho seria o mês mais frio do ano com baixas temperaturas logo no início

developer
Por developer

O inverno começou em 21 de junho, mas o frio só chegou, mesmo, neste mês. Julho começou com temperaturas mais baixas, mas, nos últimos dias, os termômetros marcaram poucos graus acima e abaixo de zero e a gente teve que tirar cobertor, casaco, cachecol, meias e todo tipo de agasalhos do fundo do armário para se proteger do frio.

Mas por que a temperatura caiu tanto?
A queda das temperaturas sentida desde o final da última semana ocorreu por causa de uma forte massa de ar polar que passou sobre o Brasil entre 4 e 9 de julho. De acordo com o Climatempo, os dias mais frios do ano foram 6 e 7 de julho. No sul de Minas, por exemplo, os termômetros marcaram poucos graus acima de zero e, por isso, geadas foram registradas em cidades como Maria da Fé e outros municípios da região.

Como será o inverno nas próximas semanas?
A previsão para o resto do inverno este ano é de temperaturas acima da média devido ao fenômeno El Niño, que dificulta a chegada do ar polar ao Brasil, fazendo com que as massas de ar muito frias demorem a chegar na América do Sul.

Entretanto, de acordo com o site Climatempo, o fenômeno não impede a eventual entrada de massas fortes – como aconteceu nos últimos dias -, principalmente porque é ano de El Niño fraco. Como previsto, julho seria o mês mais frio do ano e as temperaturas mais baixas seriam registradas nos dez primeiros dias do mês, como está acontecendo.

Mas, e você não é fã do inverno, pode comemorar, pois, ainda segundo informações do Climatempo, não há expectativa de outra onda de frio intensa como esta em julho nem no restante do inverno de 2019.

Fonte: Explore/Climatempo

Foto: Rodrigo Scapolatempore

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter