7 maneiras de explorar as cachoeiras e paisagens de Uberlândia e região com muita adrenalina

Na hora de planejar seu próximo passeio, conheça lugares incríveis nas proximidades

developer
Por developer

A região do Triângulo Mineiro é rica em cachoeiras e locais que proporcionam a prática de esportes radicais, como rapel, tirolesa, cabo aéreo, pêndulo, trekking, rafting e até slackeline. Entre os destinos mais comuns estão rios, cachoeiras, pontes, pontilhões e montanhas, que ficam próximas as cidades de Araguari, Indianópolis, Uberlândia, Tupaciguara, Nova Ponte, Uberaba, entre outras.

Pensando em quem quer curtir as paisagens de Uberlândia e região de uma forma diferente, listamos alguns esportes que se pode praticar em cachoeiras e rios nas proximidades.

1. Rapel e Rapel Noturno
Tanto o rapel tradicional como o noturno podem ser praticados em pontes ou cachoeiras da região. O rapel noturno é realizado preferencialmente na lua cheia, para melhorar a visibilidade e sempre acompanhado de luzes artificias.

Onde praticar: Cachoeira do Rio Bonito
Localizada em Tupaciguara/MG, a 84 km de Uberlândia, com 90 metros de queda é ideal para atividades como rapel e trekking, nível moderado.

2. Cabo aéreo
Mistura de Rapel e Tirolesa, com deslocamento horizontal parando no meio, para a descida de rapel.

Onde praticar: Cachoeira da fumaça
Localizada em Nova Ponte/MG, a 60 km de Uberlândia, com 43 metros de queda.

3. Tirolesa
Deslocamento aéreo através de cordas e demais equipamentos de altura de um ponto ao outro, proporcionando a sensação de voo.

Onde praticar: Cachoeira Londrina
Localizada em Aragauri/MG, a 60 km de Uberlândia, com 20 metros de queda; atividades rapel, tirolesa e trekking, nível fácil.

4. Pêndulo
O nome é autoexplicativo constitui no pulo de uma ponte ou cachoeira onde o corpo realiza o movimento de pêndulo.

Onde praticar: Ribeirão do Inferno
Localizada na região do Alto Paranaíba, a 186 km de Uberlândia, Araxá é uma cidade conhecida por sua hospitalidade e beleza, Terra de Dona Beja.
O Turismo Ecológico é forte, possui várias cachoeiras e trilhas, rampa de voo livre no Horizonte Perdido, de onde se tem uma incrível vista para as Serras da Canastra e Bocaina.

5. Rafting
O rafting consiste em descer corredeiras em botes infláveis, proporcionando contato direto com a natureza e cheio de adrenalina. Os remos são utilizados para nivelar e dirigir a canoa enquanto o grupo desce o rio. Os níveis de dificuldade são determinados por fatores, como as rochas que aparecem no caminho, as turbulências produzidas pela corrente, os desníveis, entre outros.

Onde praticar: Rio das Pedras e Cânion do Rio Claro
No Rio das Pedras a corredeira do trajeto apresenta 11 metros de uma beleza exuberante, onde se realiza uma subida com inclinação acima de 50 graus para vencer seu declive, dando a opção de saltar o último dos quatro desníveis da queda, de 4,5 metros de altura. No Cânion do Rio Claro, a recompensa da atividade é a chegada na “garganta” da cachoeira da Fumaça.

6. Trekking
Caminhada natural orientada, através de bússolas, mapas cartográficas, tulipas ou elementos naturais, rios, montanhas, trilhas.

Onde praticar: Travessia Uberlândia – Araguari

Consiste em caminhada por trilhos ativos, com cerca de 10 km de extensão, que ligam Uberlândia a Araguari. Neste roteiro as paisagens exuberantes são destaque; contempladas por pontes férreas, túneis, represas e claro cachoeiras.

7. Passeio 4×4
Mais conhecido como Turismo fora de estrada, é a atividade de Turismo de Aventura que tem como elemento principal da experiência, a realização de percursos recreativos em veículos automotores, por vias secundárias ou não-convencionais.

Agências Especializadas em Turismo de Aventura:

Bora Remá
Onde fica: Rua Coronel Severiano, esquina com Felisberto Carrijo – nº 59
Contato: (34) 99220-1604

Trilhas Interpretativas
Onde fica: Av. Vasconcelos Costa – 1998 – Martins
Contato: (34) 99135-7646

Sangue Verde Aventuras
Onde fica: Rua Iolanda Alves Figueira, 58
Contato: (34) 99687-6894

Fotos divulgação Agências

Foto capa: Sangue Verde Aventuras