4 bate e volta obrigatórios e próximos a Uberlândia, para quem não quer ficar em casa no fim de semana

Os destinos contemplam cidades próximas, com diversos atrativos turísticos

developer
Por developer

‘Viajar mais’ é uma das promessas mais recorrentes em nossos planos. Mas depois que a rotina de compromissos pessoais e profissionais diminui o nosso tempo, a promessa acaba sendo adiada. Para você não prolongar os planos de viagem e colocar logo o pé na estrada, selecionamos 4 lugares para curtir no fim de semana. A ideia é aproveitar os destinos nos arredores que permitam curtir um final de semana diferente e longe da ‘mesmice’.

Em Minas Gerais
1. Sacramento (a 185 km de Uberlândia)

A 185 km de Uberlândia, a cidade de Sacramento está localizada na microrregião de Araxá, também no Triângulo Mineiro. Apesar de pequena, a cidade é uma ótima opção de destino para quem curte ecoturismo e turismo de aventura, já que é repleta de belezas naturais.

Sacramento é bem frequentada por turistas, principalmente porque é uma das portarias do Parque Nacional da Serra da Canastra, juntamente com outras cidades mineiras, como São Roque de Minas, São João Batista e São José do Barreiro. O parque, por ser rico em cachoeiras, lagos, fauna e flora e por guardar a nascente do Rio São Francisco, é um dos principais do país, e tanto reconhecimento acabou fazendo de Sacramento um destino obrigatório na rota de quem gosta de explorar o interior de Minas Gerais.

A portaria do parque está a 60 km da cidade. Mais próximo da área urbana há outros atrativos naturais, como cachoeiras e lago da usina hidrelétrica de Jaguara. A atração mais visitada é a Gruta dos Palhares, parcialmente urbanizada, a maior caverna de arenito das Américas. Fica a 12 km da cidade. Tem restaurante e lanchonete, piscina, quiosques e quadras de esportes.

O que visitar no local:

Igreja Matriz: erguida no local da primitiva capela de 1820, foi reconstruída em estilo neoclássico cem anos depois. A imagem da Virgem Maria que ocupa o altar-mor chegou à cidade em meados do século 19.

Museu Histórico: reúne cerca de quinhentas peças, equipamentos, materiais e pinturas que contam a história do município.

Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo: casa onde residiu o médium Eurípedes Barsanulfo, referência do espiritismo no Brasil. O médium era natural de Sacramento. Espíritas de todo o Brasil visitam também o túmulo do médium no cemitério local.

Estação dos Bondes Elétricos: antiga estação, de 1913, hoje ocupada por uma loja de doces e artesanato.

Usina Cajuru: também de 1913, fica a 4 km da cidade, às margens do rio Borá. Fornecia energia elétrica para a Estação dos Bondes e para as cidades de Sacramento e Conquista.

2. Conceição das Alagoas ( a 167km de Uberlândia via BR-050)

A cidade de Concei­ção das Alagoas vem se destacando como op­ção de turismo rural do Triângulo Mineiro. O município recebeu esse nome devido à Nossa Senhora da Conceição e ao grande núme­ro de lagoas existentes no local. O município também é repleto de pontos turísticos que guardam a história do lugar. Quem visita Concei­ção das Alagoas tem oportunidade de co­nhecer antigas cons­truções e artesanatos além do garimpo das artes, Ubatã Thermas, Casa da Cultura e do Artesão, chácara José Borges da Silva, Igre­ja Santa Rita e Usina Volta Grande. Dentre as cachoeiras, os des­taques são as do Coe­lho e Nelfim.

Cachoeira do coelho/Foto reprodução internet 

Em Goiás:
3. Caldas Novas ( a 174km de Uberlândia via GO-139)
O conjunto formado pelas águas quentes e a ampla infraestrutura de lazer tornaram Caldas Novas e Rio Quente, em um dos principais polos turísticos do Brasil. Hotéis, parques temáticos e resorts de ambas as cidades exploram piscinas e fontes de águas naturalmente aquecidas (37°C), reforçadas por atividades recreativas, que atraem milhões de turistas todos os anos. Entre os pontos mais conhecidos está o parque aquático Hot Park, que fica no complexo de diversão do Rio Quente Resorts e tem atrações como toboáguas radicais e até uma praia artificial – na qual é possível, inclusive, aprender a surfar. Tudo isso em pleno Cerrado, a mil quilômetros do oceano. É um destino único, capaz de encantar crianças e entreter os adultos.

Existem três principais parques aquáticos em Caldas Novas: Water Park, Di Roma Acqua Park e Lagoa Termas Parque. Outro atrativo é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com duas trilhas que levam a pequenas quedas-d’água boas para um banho frio – para quebrar a rotina das águas quentes. Lá, placas identificam as espécies vegetais típicas do Cerrado.

Foto: Lagoa Quente de Pirapitinga (Lagoa Thermas Clube)

Veja também: O que fazer em Caldas Novas em 48 horas

4. Morrinhos  ( a 217km de Uberlândia via BR-452 e BR-153)
Morrinhos é uma cidade centenária, mas guarda pouco de sua arquitetura colonial com alguns casarões e outros edifícios representativos do seu patrimônio histórico (parte velha da cidade), com destaque para a velha Cadeia Pública tombada recentemente pelo IPHAN, e que foi transformada no ano de 2004 em museu municipal (Museu Antônio Corrêa Bueno).

Nos arredores da cidade, a Prefeitura de Morrinhos mantém o Parque Ecológico Jatobá Centenário (o nome do parque foi escolhido através de um concurso realizado, onde a ideia surgiu devido a existência de uma árvore de jatobá, que segundo pesquisadores, possui mais de 100 anos), com 18 alqueires de área, cerca de 2.100 metros de trilhas, pequena cachoeira, animais e árvores classificadas e identificadas com seu nome científico. Em média, o parque recebe 10 mil visitantes todo semestre, que vão ao local a fim de conhecerem mais sobre o cerrado nativo da região (Tropical Savana), preservado no parque.

Morrinhos também possui várias praças e áreas de lazer, como a Praça do Cristo Redentor (estátua de 27 metros que fica um dos mirantes da cidade, o Morro da Cruz), que tem a sua volta excelente espaço para a prática de cooper e outros exercícios físicos. Recentemente foi construída na praça, uma cascata artificial, que tem chamado ainda mais a atenção dos visitantes. Todos os Domingos, a partir das 16 horas, funciona na praça do Cristo a Feira do Artesanato, onde os visitantes podem conhecer um pouco do trabalho dos artistas morrinhenses. A cidade ainda possui outras importantes praças como a Praça Walter Aquino (W.A.), a Praça Dr. Raul Nunes ou Praça da Fonte Luminosa, a Praça Padre Primo Scussolino (onde se localiza a Biblioteca Municipal e o Parquinho), a praça Rui Barbosa ou Praça da Rodoviária e a Praça Monte Castelo ou Praça do Mercado.

Veja também: 10 razões para você se apaixonar por Morrinhos (GO)

Foto capa: Ubatã Thermas Parque Hotel/Divulgação