19/09/2019 17:48
Turismo / Turismo em Minas Gerais

10 opções de roteiros incríveis para uma viagem econômica em Minas Gerais

Fuja do comum e explore diversos locais ótimos para relaxar e recuperar todas as energias

Adelina
por Adelina Lima

Uma câmera fotográfica, mochila nas costas e muita disposição é a receita para conhecer paisagens incríveis e novas culturas. Algumas pessoas, porém, adiam essa aventura achando que não têm dinheiro suficiente para viajar. No entanto, existem destinos dentro de Minas Gerais em que é possível economizar bastante. E o melhor: você pode começar a explorar lugares fantásticos pela sua própria região! 

Hotéis-Fazenda nas proximidades

1. Fazenda Hotel Cachoeiras do Rio das Pedras
Atrações: piscinas, cachoeiras, passeios à cavalo e trilhas para relaxar e despertar seu espírito aventureiro.
Localização: Saindo de Uberlândia sentido Monte Alegre, pela BR-365, a entrada da estrada fica ao lado direito, logo após o Posto da Polícia Rodoviária Federal, e em seguida percorrer 29km (placas indicativas).
Contato:9 99936137

2. Hotel Fazenda Recanto das Flores
Atrações: pescaria de lazer, suítes, chalés, espaço para piquinique, piscinas adultas e infantis, salão para eventos, trilhas e bicas d’água.
Localização: Rodovia Br 050, km 106, 500 Uberaba
Contato: (34) 9919-4498

3. Ubatã Thermas Parque Hotel
Atrações: piscinas, camping, bares, cachoeiras artificiais, quadras de esporte.
Localização: localizado a 37 km de Uberaba, no município de Conceição das Alagoas, Rodovia MG 427 - Km 32 + 5,  Zona Rural 
Contato: (34) 3318-6700 / (34) 3315-6699

4. Yquara Termas Hotel
Atrações: acomodações aconchegantes, piscinas de águas quentes, transparentes e salgadas. Localizado em frente a represa de Cachoeira Dourada.
Localização: Rua 16, nº 66 Cachoeira Dourada, MG
Contato: (34) 3514-7000

 

Cidades fora da rota do turismo comum

5. Paracatu

Paracatu é o principal município da região noroeste de Minas Gerais e uma cidade bastante atrativa para quem deseja um experimentar um lugar calmo e aconchegante no feriado. Dados históricos mostram que em 1840 o local foi elevado a cidade, e a comarca de Paracatu englobava cidades como Uberlândia, Uberaba e algumas outras do norte do estado.

O centro de Paracatu  é todo recortado, com ruas estreitas e algumas de pedras, becos, e casas do século XIX. A cidade foi tombada como patrimônio cultura brasileiro pelo IPHAN em 2010, e ainda abriga a maior mina de ouro à céu aberto do Brasil.

Em toda sua extensão, Paracatu esconde alguns lugares que são verdadeiros paraísos. Além de um núcleo histórico preservado e seus diversos programas culturais, a região reserva uma infinidade de atrativos que merecem destaques, como o belíssimo Circuito das Cachoeiras do Prata. A área abriga as principais quedas d’água do município como a Cachoeira Grande, mais conhecida como Cachoeira do Ascânio, e também as cachoeiras Sarana, Vale Encantado, Altar, Sete Quedas, Teixeira, do Amor, entre outras.

Ultimamente, o Circuito vem se tornando palco dos principais eventos voltados para esportes radicais, como o Enduro a Pé, Corpus Xtreme Camp e o Crosscamp. A região também é ótima para a prática do rapel, caiaquismo e mountain bike.

Além da parte histórica e do ecoturismo, a gastronomia de Paracatu é mais um atrativo para turistas e visitantes. Quem prova da desmamada, da empadinha de capa fina, do bolo de domingo, queijadinha, papa fina e o tradicional pão de queijo garante que a culinária mineira do local despertam sensações que atraem e agradam o paladar.

 

6. Conquista

A cidade tem em suas raízes influências da cultura européia portuguesa e italiana, e fica localizada a pouco mais de 170 km de Uberlândia. O lugar preserva até hoje traços históricos em sua arquitetura e no colorido dos jardins. A herança dos imigrantes está presente na organização, na força do trabalho, na hospitalidade e na simpatia do povo.

Conquista ainda tem como conterrânea conhecida nacionalmente, a autora de novelas Janete Clair, famosa por escrever Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Pecado Capital, entre outras.

Na comunidade rural de Santa Maria, divisa entre Conquista e Sacramento, foi fundado o primeiro centro espírita rural do Brasil, pelo grande médium conhecido como Tio Sinhô Mariano, e continuado o trabalho pelo também médium e humanitário Eurípedes Barsanulfo. A região foi citada várias vezes por Chico Xavier como uma região de grande elevação espiritual e de “boas energias”.

Na localidade, a Cachoeira da Santa Maria é um destino que atrai turistas da região e fica a 9 km de Conquista. A cascata de duas quedas tem aproximadamente 12 metros de altura cada e um imenso volume de água que forma um spray quando atinge o poção. Outros pontos a serem visitados são a Praça Coronel Tancredo França, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes e o Cristo Redentor de Conquista (acesso pela estrada MG 464).

 

7. Conceição das Alagoas 

A cidade de Concei­ção das Alagoas vem se destacando como op­ção de turismo rural do Triângulo Mineiro. O município recebeu esse nome devido à Nossa Senhora da Conceição e ao grande núme­ro de lagoas existentes no local. O município também é repleto de pontos turísticos que guardam a história do lugar. Quem visita Concei­ção das Alagoas tem oportunidade de co­nhecer antigas cons­truções e artesanatos além do garimpo das artes, Ubatã Thermas, Casa da Cultura e do Artesão, chácara José Borges da Silva, Igre­ja Santa Rita e Usina Volta Grande. Dentre as cachoeiras, os des­taques são as do Coe­lho e Nelfim.

 

Para quem quer ir mais longe e curtir experiências diferentes

8. Parque Nacional da Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra está localizado entre três municípios mineiros: São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, é um dos lugares que esconde belezas de tirar o fôlego. Com mais de 71.525 hectares, no local que é berço do rio São Francisco, você pode desfrutar das belezas naturais, praticar esportes radicais, e se refrescar nas belíssimas cachoeiras da região. É um passeio completo para quem tem sangue aventureiro correndo nas veias.

Vale lembrar que São Roque de Minas é o município que concentra a maioria dos serviços e hotéis. Saindo de Uberlândia, para chegar a São Roque de Minas, a rota mais rápida é pela BR-452, totalizando pouco mais de 4 horas de viagem. Quem não quiser arriscar o desbravamento da serra, pode contratar guias locais com veículos 4×4 em São Roque de Minas – algumas pousadas também oferecem o serviço. Quem tiver espírito aventureiro pode ir de carro próprio a cachoeiras como Casca D’Anta, do Cerradão e do Jota.

Além dos atrativos terrestres, os vôos de balão na Serra da Canastra mostram que não é preciso ir a Turquia quando se tem uma 'Capadócia Mineira'. Os vôos devem ser pré-agendados e saem de São José do Barreiro ou da Estância do Capim. E com o serviço de Harmonização nas Alturas, o visitante também terá oportunidade de degustar deliciosos queijos e vinhos da Canastra a bordo de um balão a 20m de altura!

 

9. Pains

Uma pacata cidade localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, se destaca pela enorme quantidade de grutas na região, além do cinturão verde que se sobrepõe às rochas e revela paisagens exuberantes. Pains é aconchegante, com pracinhas charmosas e rotina simples, tem diversas atrações turísticas como o Parque Natural Municipal Dona Ziza, espaço de conservação ambiental, lazer e esporte, e onde também está instalado o Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco.

Alguns lugares que valem a visita na cidade, são a igreja de Nossa Senhora do Rosário fundada em 1854, e a Praça Juca Maneca patrimônio histórico do município. Sem falar das inúmeras grutas e cavernas, entre elas a Gruta do Éden, do Brega e do Santuário, com suas belezas espetaculares, e ainda a incrível Pedra do Cálice, uma formação rochosa formada a milhares de anos.

Pains tem, em média, duas grutas catalogadas por quilômetro quadrado, tornando-se uma das maiores reservas de calcário do mundo.

Outros lugares que também merecem visita são Corumbá que fica a 9km de Arcos, e Arcos que fica a 17km de Pains. 

Antes de se aventurar nas grutas e cavernas recomenda-se contratar um guia especializado com equipamentos que garantam a segurança do passeio. A Espeleotur é uma empresa pioneira no segmento de esportes radicais, passeios em cavernas, rapel, visitas a fazendas antigas, grutas e matas fechadas, localizada em Pains. Além disso, conta com profissionais capacitados para realizar passeios em grupos com segurança e proporcionando maior conhecimento de preservação ambiental aos visitantes. 

Melhor do mundo em Minas Gerais

10. Gonçalves

A Pousada Casa Campestre, em Gonçalves, Minas Gerais, foi eleita a melhor pousada do mundo pelo famoso prêmio Traveller’s Choice 2018, depois de ter sido considerada a melhor do Brasil e da América Latina no ano passado. O prêmio considera opinião dos hóspedes em relação ao serviço das pousadas com base nos comentários e avaliações do TripAdvisor, um dos maiores portais de referências para viagens do mundo. Localizada em meio à da Serra da Mantiqueira, a pousada fica a cerca de 9 quilômetros do centro de Gonçalves. A área de 26 mil metros quadrados conta com três chalés de 45 metros quadrados, cada qual com estrutura para atender um casal por vez. Eles possuem uma cama Super King Size, dois chuveiros a gás, ar condicionado, lareira à lenha, sacada privativa e uma hidromassagem dupla ao lado de janelões com vista para montanhas e bosques de araucárias.

A passagem por Gonçalves, é um convite a conhecer também as belezas naturais da parte mineira da Serra da Mantiqueira em tours pelas cachoeiras, trilhas e área rural. É recomendável ir de carro, porque a cidade não dispõe de transporte público e muita das estradas são de terra. Para auxiliar o visitante, a agência Mantiqueira Ecoturismo dispõe de serviços como passeio de 4x4.

Serviço:
Pousada Casa Campestre
Localizado na zona rural de Gonçalves, Minas Gerais, a 9 km do centro. O local é exato é explicado pelos proprietários somente para quem tem reserva confirmada.
Reservas pelos telefones (35) 99757-2182, (35) 99910-1060 e (35) 99910-1035.

Mantiqueira Ecoturismo
Avenida Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, nº 165, Gonçalves, Minas Gerais.
Contato pelo telefone (35) 3654-1390 ou WhatsApp pelo (35) 98436-9548 e (35) 99840-5248.

Foto capa: reprodução/banco de imagens

Fotos da matéria: divulgação/reprodução redes sociais

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Uberlândia abriga a primeira unidade de conservação integral do Triângulo Mineiro

O PEPF reúne importantes remanescentes do bioma cerrado


+ Turismo

Uma das portarias da Serra da Canastra fica pertinho de Uberlândia; ideal para um bate e volta

Maior gruta de arenito da América Latina também é atração no local


+ Turismo

5 Igrejas e catedrais que você não pode deixar de visitar em Uberlândia

Locais encantam tanto pela arquitetura quanto pela história


+ Turismo

As 30 melhores cidades para se viver em Minas Gerais

O ranking da Firjan é baseado no desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros


+ Turismo

Um roteiro por museus, cachoeiras e cidades bucólicas de Minas, partindo de Uberlândia

Conheça cidades pacatas, históricas e paisagens de tirar o fôlego


+ Turismo

Coloque o pé na trilha e curta uma experiência fantástica a 20 km do centro de Uberlândia

Roteiro com direito a túnel, paisagens incríveis e até cachoeira


+ Turismo

22 lugares para curtir o sol e aproveitar o verão em Uberlândia e nas proximidades

Confira um roteiro com cachoeiras, trilhas, lagos e parques aquáticos para refrescar no calor


+ Turismo

Conheça um complexo com quedas d’água, piscinas naturais e trilhas a poucas horas de Uberlândia

O espaço é ideal para quem busca tranquilidade, mas não dispensa uma aventura


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.