23/02/2020 19:31
Listas e Achados / Turismo

10 melhores parques para curtir experiências ao ar livre em Uberlândia

Confira essa seleção de lugares para explorar o verde na cidade

Adelina
por Curta Mais

Os melhores parques de Uberlândia oferecem a oportunidade de desfrutar de atividades ao ar livre, atividades físicas e até prática de yoga gratuita. Além disso, os parques contam com pistas de caminhada, academias ao ar livre, ciclovias, áreas infantis e outras opções. Certamente, estes espaços verdes são lugares ideais para relaxar e curtir um tempo fora de casa.


1. Parque Linear do Córrego Lagoinha


O Parque Linear do Lagoinha fica localizado na Avenida Antonio Francisco Lisboa, no Bairro Jardim Inconfidência. Ele é aberto à comunidade 24 horas por dia.

Com uma vegetação típica do cerrado e localizado no meio de uma cachoeira, o parque oferece opções de lazer para os moradores e visitantes da cidade. Ele tem pista de caminhada, ciclovia e parque infantil.


2. Parque Linear Córrego do Óleo


O Parque Linear Córrego do Óleo fica situado na Rua Rio Albani, Bairro Mansour. Ele fica aberto 24 horas por dia e é disponível para toda a população.

O local oferece diversas estruturas para o lazer. Pista de caminhada, parque infantil, academia ao livre, mesas de jogos, quiosques e quadra poliesportiva são encontrados no local.

 

3. Parque do Sabiá


Situado em uma área de 1.850.000 m², o Parque do Sabiá é o mais famoso e visitado de Uberlândia. Ele abrange um bosque de área verde e um conjunto hidrográfico composto por três nascentes que abastecem sete represas.

O Parque do Sabiá é o mais completo no requisito lazer. Ele oferece uma pista de caminhada e ciclovia de 5,1 km de extensão, duas piscinas de água corrente, sete campos gramados, cinco quadras poliesportivas, quatro quadras de areia, academia ao ar livre, mais de 100 brinquedos no parque infantil, zoológico e aquário. Além disso, o local ainda conta com atividades diversas, como pedalinho, trenzinho e espaço reservado para patins.

A diversidade é extensa e os visitantes podem encontrar mais de 300 espécies de árvores nativas, algumas centenárias, como a copaíba, o jatobá e o araticum. A característica do cerrado mineiro é preservada com jacarandás, pequis, sucupiras e caviúnas.

O Parque do Sabiá fica localizado nos bairros Tibery e Santa Mônica, com três portarias de acesso, nas avenidas Anselmo Alves dos Santos e José Roberto Migliorini e Rua Haia. O local é aberto ao público e funciona de domingo a sábado, das 5h às 21h.

 

4. Parque Longevidade


O Parque Longevidade fica localizado entre as ruas Estivador e Enfermeira, no Bairro São Lucas. Ele fica aberto 24 horas por dia. Em uma área total de 78.392,00 m², o parque é equipado com praça, pista de caminhada com corrimão, banheiros e bebedouros.

Também tem parque infantil, academia ao ar livre, mesas de jogos de cartas e tabuleiros, campo de futebol society com arquibancada e quiosques com sombras espalhados por todo o espaço.

A vegetação é composta por espécies típicas do cerrado e por uma Área de Preservação Permanente (APP).


5. Parque Linear Rio Uberabinha


Localizado entre as avenidas Getúlio Vargas e Brigadeiro Sampaio, no Bairro Jaraguá, o Parque Linear Rio Uberabinha também conta com uma vegetação predominante do cerrado. Ele fica aberto 24 horas por dia.

Situado em uma área de 100 mil m², o parque oferece aos visitantes pista de caminhada, ciclovia de 1,2 km, parque infantil, academia ao ar livre e lago ornamentais.

Além disso, para oferecer mais conforto aos usuários, o espaço conta com bancos, lixeiras, posto de apoio com bicicletário, telefones públicos, bebedouros e mapa de localização.

6. Parque Gávea


Com uma vegetação típica do cerrado, o Parque Gávea oferece diversas opções de lazer. Pista de caminhada, parque infantil e equipamentos que representam o Sistema Solar com planetas fazem parte do portifólio de turismo do local.

O parque tem duas portarias de acesso: pelas avenidas dos Vinhedos e das Copaíbas. Ele é aberto à população de segunda-feira a domingo, das 7h às 18h. É permitida a entrada de cães com coleiras.


7. Parque Luizote de Freitas 


O Parque Luizote de Freitas ou Parque da Represa fica localizado na Avenida Gnarino Casabona, no Bairro Luizote de Freitas. Ele é aberto à comunidade 24 horas por dia.

O Parque Luizote de Freitas foi entregue à população recentemente com diversas estruturas para lazer. Os visitantes porque aproveitar o parque infantil, mesa de jogos, academia ao ar livre, bebedouros e pista de caminhada de 1,2 km.

O local, construído em uma área de aproximadamente 53 mil m², passou por obras de revitalização no início do ano de 2018. Novos equipamentos e espécies de árvores foram colocados no espaço.

8. Parque Santa Luzia


O Parque Santa Luzia fica na Avenida Alípio Abraão, no Bairro Santa Luzia. O local é aberto ao público de segunda-feira a sexta, das 8h às 17h.

Localizado em uma área de mais de 200 mil m², o parque foi construído em meio a uma vegetação nativa da região do cerrado e onde estão localizadas diversas nascentes do Córrego Lagoinha. Ele abriga um Núcleo de Educação Ambiente, que é aberto à comunidade escolar.

Além disso, o parque também oferece uma sala verde e pista de caminhada.

9. Parque Municipal Victorio Siquierolli


O Parque Municipal Victorio Siquierolli fica localizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Jardim América. O local é aberto ao público e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30.

A vegetação do Parque Siquierolli é composta por espécies pau-terra, barbatimão, copaíba, sucupira e ipê. Além disso, algumas plantas frutíferas também são encontradas no local, como araticum, pitanga, bacopari, pequi, mamacadela e outras.

Os visitantes podem aproveitar uma trilha de aproximadamente de 1 km de extensão que passa pelo meio do local. Nesse passeio, vários tipos de animais e árvores centenárias podem ser encontrados.

O parque também oferece visita ao Museu da Biodiversidade do Cerrado. Além disso, nas imediações há parque infantil e pista de caminhada.

10. Parque Estadual do Pau Furado

Foto: Divulgação/IEF

No Triângulo Mineiro, o Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) proporciona aos moradores de Uberlândia espaços de contato com o Cerrado. Criado em janeiro de 2007, a unidade tem mais de 2 mil hectares de área que abrange os municípios de Uberlândia e Araguari.

Em julho de 2017, período que o local não estava recebendo visitação, o Parque sofreu o maior incêndio da sua história, que atingiu 82 hectares. O local voltou a ser uma opção de lazer em junho de 2018, quando foi reaberto. 

O Parque fica aberto ao público de terça à domingo e feriados das 8h às 16h, limitada a entrada de visitantes até às 15h horas. Os agendamentos podem ser feitos pelo endereço paufurado.blogspot.com ou pelo telefone 3232-5622.

Localizado na zona rural com área total de 2.200 hectares é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF.
Endereço: Estrada do Pau Furado / Cachoeira do Marimbondo. Zona Rural.

Fotos: Divulgação/PMU

Capa: Cleiton Borges/Secom/PMU

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Listas e Achados

Conheça um refúgio em meio ao cerrado com chalés em forma de iglu a 220 km de Uberlândia

Ideal para quem quer passar um fim de semana de sossego sem ir muito longe


+ Listas e Achados

Melhores lugares para assistir o pôr do sol em Uberlândia

Impressione seus amigos com muitas fotos do pôr do sol tiradas desses locais em Udi


+ Listas e Achados

Achamos em Uberlândia restaurante que harmoniza cerveja artesanal com gastronomia rica em textura e sabores

Rótulos são combinados com massas, hambúrgueres, carnes e até frutos do mar


+ Listas e Achados

11 melhores passeios para sair da mesmice e fugir do tédio em Uberlândia

Um roteiro diferente para quem está cansado de ver as mesmas coisas e lugares


+ Listas e Achados

10 coisas para fazer em Uberlândia para ajudar a controlar a ansiedade pré-Enem/vestibular

O Curta Mais preparou uma seleção de dez coisas para fazer na véspera da prova


+ Listas e Achados

5 lugares que prometem boas experiências gastronômicas em Uberlândia

Locais para curtir e programar o rolê com mais opções do que fazer na cidade


+ Listas e Achados

Lugares em Uberlândia em que o seu pet é bem-vindo

Listamos locais abertos e fechados pra você levar o seu bichinho sem preocupação!


+ Listas e Achados

3 bares com karaokê para soltar a voz em Uberlândia

Veja onde cantar as suas músicas preferidas no clássico karaokê


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.