27/02/2020 23:02
Notícias / Conteúdo

Zacharias Calil é o primeiro médico goiano indicado ao Prêmio Nobel de Medicina

‘Me sinto honrado por ter meu nome ao lado de Carlos Chagas, Adolfo Lutz, por exemplo, apenas por fazer o meu trabalho’

Marcelo
por Curta Mais

O médico goiano Zacharias Calil foi indicado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados ao Prêmio Nobel de Medicina por seu trabalho no tratamento de doenças raras, como a separação de gêmeos siameses, síndrome do lobisomem e também pelo desenvolvimento de medicamento para tratar hemangiomas em crianças. Zacharias Calil é médico há mais de 38 anos e, com esta indicação, marca a história da Medicina do Estado por seu pioneirismo e tamanha relevância científica.

“Nunca imaginei que pudesse, um dia, representar o Brasil na disputa de um Prêmio Nobel de Medicina – a mais prestigiada condecoração da ciência, realizada pelo Instituto Karolinska, da Suécia. Vários brasileiros já foram indicados e, embora nenhum tenha sido ainda agraciado, me sinto honrado por ter meu nome ao lado de Carlos Chagas, Adolfo Lutz, por exemplo, apenas por fazer o meu trabalho” disse o médico e Deputado federal pro Goiás.

Zacharias Calil ressaltou ainda que as cirurgias de siameses só têm sucesso devido a uma equipe. “Não sou só eu, mas toda equipe tem que ser homenageada”, lembrou Zacharias, que permanece atendendo às segundas e sextas em Goiânia. A equipe já realizou 18 cirurgias de separação, a maior estatística mundial de uma equipe e de um hospital. Mais um caso está nas mãos da equipe de Zacharias Calil, com previsão de cirurgia para 2020.

Natural de Goiânia (GO), Zacharias Calil estudou Medicina na Universidade Federal de Goiás e, já formado, foi aprovado para residência médica no Hospital de Base, em Brasília (DF). Após a residência, voltou para Goiânia, onde atua até hoje no serviço público. É referência para casos de alta complexidade materna-infantil.

Nesse serviço, pode desenvolver seu interesse pelas pesquisas e possibilidade de realizar grandes cirurgias, algumas inéditas, como o caso de separação das gêmeas esquiópagas Larissa e Lorraine. Foi personagem de vários documentários em canais de televisão, como na Discovery Channel, entre outros em âmbito internacional. Também tem vários artigos médicos publicados em revistas indexadas.

Hoje, além de casos com gêmeos siameses, Calil também é conhecido por ter desenvolvido um medicamento para o tratamento de hemangiomas que se destaca pela eficiência e baixo efeito colateral. Disponibilizado no HMI a custo zero, permite a crianças portadoras desse mal retomar o convívio social, já que todo o tratamento é feito em instituição pública. O tratamento também oferece as aplicações a laser para finalização da recuperação. É o único no país a fazer isto.

Calil é membro da Fundação Birthmark, com sede em Nova York, da qual é referência para tratamento de hemangioma para América do Sul. Foi Superintendente da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, quando se dedicou a preservar, divulgar e desenvolver ações de apoio aos radiocidentados a fim de transformar a experiência do Césio 137 em aprendizado para as gerações futuras. Eleito deputado federal em 2018, foi o terceiro mais votado pelo Estado de Goiás, com mais de 151 mil votos.

O Prêmio será anunciado em outubro e a cerimônia será em dezembro deste ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

'Saci trilheiro' faz sucesso no Instagram com histórias de viagens e superação nos roteiros de Goiás e do mundo

Ele já visitou 9 países, mais de 50 cidades brasileiras e todo o Sul e Sudoeste do Brasil


+ Notícias

Hugo abre processo seletivo com salários de até R$ 4 mil em Goiânia

As inscrições deverão ser realizadas nos dias 3 e 4 de março, das 9h às 17h, presencialmente


+ Notícias

Standard: palestra para mulheres sobre sexo e relacionamentos acontece em Goiânia

Nathália Bittencourt e Valéria Tarso falam sobre expectativas, medos e frustrações


+ Notícias

Pizzaiolo da Artesano realiza curso ‘Fazendo Pizza Artesanal em Casa’ nesta quarta-feira em Goiânia

Gabriel Lotufo, de família de pizzaiolos, ensinará as várias possibilidades de pizza: na brasa, no forno elétrico e forno a lenha, mas com sabor e qualidade artesanal


+ Notícias

Curso empadão goiano: Restaurante Coralina convida Tia Rosinha à revelar e ensinar os segredos do verdadeiro empadão

Aula vai ensinar as particularidades, preparo artesanal de todas as etapas e montagem da tradicional iguaria da culinária goiana


+ Notícias

Goiano de 13 anos com nanismo manda mensagem emocionante para Quaden: 'de gigante para gigante'

Gabriel é um dos símbolos do Somos Todos Gigantes, criado pelos pais dele, em Goiânia


+ Notícias

Projeto 'Cão Comunitário' que visa cuidar de cãezinhos abandonados é aprovado em Goiânia

O projeto visa cuidar dos cães abandonados que possuem laços afetivos com a comunidade


+ Notícias

Confira as alterações no trânsito de Goiânia para o Carnaval

Ruas são bloqueadas e Citybus 2.0 disponibiliza nova frota de veículos


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.