Vigilância sanitária faz apreensão de alimentos no Rock in Rio

Chef renomada dispara: 'comida da melhor qualidade jogada fora, enquanto pessoas morrem de fome'

Adelina Lima
Por Adelina Lima
3105ec045360ba753cab5f211351623f

“A vigilância sanitária do Rio de Janeiro invadiu o meu estande no Rock in Rio com quase 15 pessoas e decretou que os queijos brasileiros, bem como a charcutaria brasileira da melhor qualidade, meus fornecedores há pelo menos 20 anos, não são bons o bastante para comercialização”, assim começa um texto em tom de desabafo postado no facebook pela chef Roberta Sudbrack.

A ação relatada pela profissional em seu perfil ocorreu ontem, sexta-feira (15), após uma inspeção que, segundo a chef, jogou fora mais de 80 quilos de linguiças, além de queijos e outros alimentos. A profissional alega que estava tudo dentro do prazo de validade.

Roberta é conhecida internacionalmente por já ter sido eleita a melhor chef da América Latina – no prêmio ‘Latin’s America 50 Best Restaurants’ – e também por ter comandado a gastronomia do Palácio Alvorada, quando o presidente era Fernando Henrique Cardoso.

Em seu perfil no Facebook, Sudbrack desabafou sua indignação: “Faltava 1 carimbo, um selo, uma coisa qualquer. Estou fechando a minha operação no Rock in Rio porque a minha ética, o meu profissionalismo e as minhas convicções não me permitem ver uma cena dessas. Comida da melhor qualidade sendo jogada fora enquanto tantas pessoas morrem de fome no mundo”, disparou.

Procurada, a Vigilância Sanitária confirmou que realizou a operação, mas negou que tenha descartado os produtos e que houve apenas a apreensão. Segundo o órgão, a mesma fiscalização ocorreu em várias cozinhas e estandes do festival e, assim que possível, divulgará um balanço final.