Vídeo mostra passageiro sendo arrastado e retirado à força de voo superlotado da United Airlines

Homem não aceitou 'sorteio' que determinava que ele deveria sair do avião da United Airlines

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
b38ba0305943009ed7d6c457c2510ddb

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um passageiro sendo retirado à força de um avião, neste domingo, em Chicago, nos Estados Unidos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o passageiro estava em um voo da United Airlines que seguia para o Kentucky e foi violentamente arrastado por três agentes de segurança do aeroporto de Chicago. Alguns passageiros da aeronave gravaram o momento.

Nas imagens, é possível ver os policiais agarrando e arrastando o homem pelo corredor do avião enquanto outros passageiros gritam inconformados com a agressividade da cena.

Em um comunicado, a companhia aérea afirmou que o voo estava lotado e que nenhum passageiro concordou em desistir voluntariamente de seus assentos. Então, a United sorteou quatro deles que sairiam da aeronave, com reembolso do valor da passagem e estadia paga, mas um deles se recusou a sair. A tripulação, então, resolveu chamar a polícia, que botou o homem para fora. 

Em uma declaração oficial, a United Airlines pediu desculpas pelo voo superlotado, mas não mencionou o ocorrido. “Pedimos desculpas pela situação de overbook. Mais detalhes sobre o cliente removido deve ser dirigido às autoridades”, afirma o comunicado. O departamento de polícia de Chicago não se pronunciou.

De acordo com as leis americanas, as companhias aéreas podem negar a passagem caso um voo esteja lotado. Os passageiros têm direito ao reembolso ou a um novo voo.