Umidade do ar em Goiânia despenca e exige cuidados da população

A meteorologia indica que o ar ficará mais seco nos próximos dias. Saiba o que fazer para evitar problemas

Adelina Lima
Por Adelina Lima
61f3c0f34754a3b44c4949d70d08693c

A temporada de frio em Goiânia está em seus momentos finais, para tristeza de uns e alegria de outros. No entanto, uma outra importante questão meteorológica é colocada em questão: a queda da umidade.

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) os próximos dias em Goiânia terão variações de umidade que irão desde os 80% de máxima até os 20% de mínima. Isso significa que nos horários mais quentes, o ar vai estar muito seco, a ponto de poder trazer problemas para a saúde.

A queda da umidade faz as vias aéreas ficarem mais ressecadas, o que, associado ao ar poluído da cidade, intensifica a ocorrência de problemas respiratórios. Além disso, como o nosso suor passa a evaporar mais rápido, uma rápida desidratação do corpo por acontecer sem que percebamos. Em algumas pessoas, cita-se a ocorrência de sangramentos no nariz.

Por isso, o recomendado é que se beba muita água, além de tomar medidas para tornar o ambiente mais úmidos, como o uso de toalhas molhadas ou bacias de água pela casa ou então o uso de aparelhos umidificadores.

Uma outra consequência da baixa umidade do ar é a maior variação de temperaturas durante o dia, o que é chamado de amplitude térmica. Nesse final de semana, por exemplo, as temperaturas irão variar de 14ºC até 31ºC, segundo dados divulgados pelo INMET neste sábado.