22/07/2018 15:39
Eventos / Conteúdo

Turma de Medicina da UFG apresenta Show do Esqueleto

A organização deste ano é da Turma 63

por Curta Mais

 

Acontece em Goiânia no dia 24 de junho, no Teatro Rio Vermelho, o tradicional “Show do Esqueleto” da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. A realização e a organização estão por conta dos acadêmicos da 63ª Turma de Medicina da UFG. Essa edição conta também como apoio Institucional da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Medicina da UFG e o Serviço de Voluntariado Amigos do HC. O “Show do Esqueleto” é um evento cultural criado em 1962 por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma apresentação teatral que já em sua primeira edição lotou os lugares do Centro de Educação Física, onde foi encenado. Sua origem está vinculada à substituição dos trotes aplicados aos calouros do curso através de uma recepção mais saudável, em que o riso é o propósito primordial.

O Show do Esqueleto é considerado pelo seu público, “uma verdadeira contribuição histórica da medicina goiana à cultura local”. O médico e escritor goiano Heitor Rosa apontou o evento como patrimônio cultural da Faculdade de Medicina e, certamente, o maior evento cultural da instituição. Em 1964, ano em que os militares tomaram o poder, o Centro Acadêmico (CA) foi fechado e o Show foi desvinculado da faculdade. Apesar desse acontecimento, o espetáculo continuou e tornou-se um dos movimentos culturais mais denunciadores do Regime. Passada essa época, o “Show do Esqueleto” voltou a ser parte do CA e constitui hoje um dos maiores acontecimentos culturais da UFG.   

Em nível nacional, o “Show do Esqueleto” é a peça de teatro há mais tempo em cartaz e em 2016 completa sua 55ª edição. Desde sua origem, o Show conta com a tradicional “Noite das Baleiras”, onde os homens que compõem o curso de medicina se vestem dessas personagens, e divulgam o Show pela cidade em um carro alegórico. Além das Baleiras, outro personagem fixo do evento é o Esqueleto, cabe a ele suscitar reflexões, conduzir e encerrar o Show. Os temas abordados variam de ano para ano, mas as bases em que os mesmos se assentam não são alteradas: o humor e a crítica permanecem acima de tudo.

Os responsáveis pela encenação dos quadros do espetáculo são os próprios acadêmicos de medicina. Assim, com 54 anos de existência, os “esqueletos” são hoje milhares e dentre eles estão renomados médicos e profissionais, que também atuam nos bastidores da peça. De uma forma geral, o Show do Esqueleto é um evento com garantia de plateia e crítica. Suas despesas são inteiramente cobertas por doações de patrocinadores (e até pessoas físicas), que veem no público e na grandiosidade do evento boa campanha de divulgação de suas marcas.

 

Show do Esqueleto UFG

Quando: dia 24 de junho às 20h

Onde: Teatro Rio Vermelho – Centro de Convenções de Goiânia

Valores: R$ 25,00

Pontos de venda: Tribo do Açaí, Tio Bákinas (Praça do WR), Ambiente, Vivace Escola, Curso Trívia, Açaí do Dinâmico

Mais informações no Facebook do show

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Eventos

Jefferson Moraes faz show no Deu Praia 2018 em Goiânia

Assinantes do Clube Curta Mais, tem desconto maior que meia entrada, confira



+ Eventos

Oitavo Rockriativo acontece em Senador Canedo gratuitamente

Dois dias de rock autoral na Praça Criativa


+ Eventos

Cinema de Goiânia recebe sarau Cena de Poesia

Evento terá lançamento do primeiro livro de Beto Travessos


+ Eventos

Deu Praia recebe Grupo Fica Comigo em novo dia do evento em Goiânia

Banda traz muito amor em forma de pagode e ritmo carnavalesco



+ Eventos

Confira a programação de shows da 46° Pecuária de Goianésia 2018

Gusttavo Lima, Israel & Rodolfo e Mc Kevinho estão entre as atrações da festa


+ Eventos

Goiânia recebe evento para quem curte novas experiências musicais

Já conhece ou ouviu falar do Sofar Sounds? Se sim, você está muito antenado; se não, me acompanhe...


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.