24/08/2019 05:43
Kids / Conteúdo

Troque o tablet do seu filho por um instrumento musical

O conselho é dado por um neuropsicólogo que garante que as aulas de música estimulam a memória e a inteligência.

Marcelo
por Curta Mais

Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro El cerebro del niño explicado a los padres, o cérebro da criança explicado aos pais, em tradução literal, afirma que, se os pais querem ter filhos (mais) inteligentes, têm de trocar o iPad por um instrumento musical.

De acordo com o especialista, citado pela edição online do jornal El País, as aulas de música estimulam a capacidade de raciocínio das crianças, mais do que a tecnologia. Segundo um estudo publicado na revista Psiquiatria Molecular, 50% da inteligência é determinada pelos genes mas os restantes 50% dependem dos estímulos que os pequenos recebem. "Sem os pais, o potencial intelectual da criança não se desenvolve", assegura Álvaro Bilbao.

"A chave do desenvolvimento potencial do cérebro da criança está na sua relação com os pais. Ainda que a genética tenha um peso importante, sem essa presença não se materializará", assegura o especialista. "Uma criança pode ter potencial genético para atingir 1,90 metros mas, se os pais não o alimentarem bem, nunca chegará lá", exemplifica o neuropsicólogo, que garante que os seis primeiros anos de vida são primordiais no processo.

Além de reforçar condutas positivas e de brincar mais com os filhos, "no chão, de preferência", como recomenda Álvaro Bilbao, os pais devem promover a socialização em detrimento do isolamento, o que implica desligar a televisão à mesa, além de incentivar a criança a fazer desporto e a experimentar atividades. "A criança deve sentir que tem pais que se preocupam com ela", defende também o pediatra Maximino Fernández Pérez.

Estas são algumas das estratégias que os estudos e os especialistas defendem:

- Estudar música

Um estudo da Universidade de Toronto, publicado na revista Psychological Science, relacionou o desenvolvimento cognitivo com a aprendizagem de música. Durante um ano, três grupos de crianças de seis anos estudaram, separadamente, canto, piano e expressão dramática. Os que aprenderam música revelaram padrões de inteligência maiores no final.

- Não ver televisão

Há alguns anos, estavam na moda os filmes de desenhos animados em DVD que aliavam figuras desenhadas à música clássica de compositores como Mozart e Beethoven. Muitos especialistas afirmavam que estimulavam a inteligência de bebês e crianças, uma teoria que muitos estudos internacionais desmentiram. A Associação Americana de Pediatria diz mesmo que as crianças com menos de dois anos não devem ver televisão.

- Evitar os programas de desenvolvimento cerebral

Nos últimos anos, surgiram muitos jogos eletrônicos e aplicativos que asseguram que treinam o cérebro e estimulam a memória. A verdade é que não existe qualquer base científica que o comprove.

- Ver filmes numa língua estrangeira

As crianças que veem filmes numa língua estrangeira tendem a adaptar-se mais facilmente a outros vocábulos e a outros sons. De acordo com um estudo europeu sobre competência linguística, levado a cabo pelo Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de Espanha, os espanhóis têm dificuldade em compreender e em falar inglês porque, ao contrário dos portugueses, veem tudo dobrado.

- Ler a duas vozes antes de ir para a cama

As histórias que os pais leem aos filhos para os adormecer devem ser lidas a duas vozes. O progenitor lê uma página e a criança lê a seguinte e por aí vai... Um estudo realizado no Canadá garante que este método permite melhorar a capacidade de aprendizagem dos mais pequenos. (Via Sapo)

Escola Música e Bebê

A Escola Música e Bebê é destinada à musicalização de bebês de 2 meses a crianças de até 9 anos e carrega um papel importante no desenvolvimento dos pequenos. A instituição de ensino especializado, que é destinada ao desenvolvimento do bebê no que diz respeito a música, faz com que eles se desenvolvam intelectualmente e não poderia ficar de fora do clube de experiências do Curta Mais, que tem como um de seus princípios melhorar o mundo a sua volta!

É trabalhado com os pequenos, na Iniciação Musical a partir dos 2 meses, que o objetivo de estimular os parâmetros musicais da criança desde tenra idade poderá ser alcançado. Depois de completado os 3 anos, este trabalho inicial é seguido pela Musicalização Infantil. Após passar pela vivência de vários instrumentos musicais, e quando a criança já adquire autonomia para escolher o que ela quer tocar, contamos com as aulas de instrumento musical e o canto coral.

Serviço

Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta das 08:00h às 19:00h

Sexta das 08:00h às 17:00h

Endereço: R. 117, 50 - St. Sul, Goiânia - GO, 74085-380​

Telefone: (62) 3278-4447​

Mensalidade: Assinantes do Clube Curta Mais possuem 30% de desconto nas mensalidades da escola.

 

Sobre o Clube Curta Mais

Clube Curta Mais é o primeiro Clube de Experiências do Brasil. Possuímos um time de curadoria que testa e aprova os melhores locais, serviços e eventos da cidade para que nossos assinantes, além de viverem experiências maravilhosas todos os dias, as tenham pelo menor preço! Você pode ter acesso a todas as nossas vantagens nos planos a partir de R$9,99 por mês.

Torne-se um Assinante Premium clicando aqui.

Para mais informações entre em contato com o nosso SAC (62) 3931-0505 ou venha pessoalmente à nossa Loja de Atendimento, localizada no 1º piso do Shopping Bougainville.

CURTA MAIS

Informações: (62)3931-0505

Horário de funcionamento: 10:00h às 22:00h

 

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Kids

Estação Turma da Mônica tem programação especial para as férias em Goiânia

Programação do parque conta com oficinas, cineminha e caça ao tesouro no mês de julho


+ Kids

Parque Mutirama reabre com entrada grátis

O maior parque infantil da cidade está de volta com 17 brinquedos reformados


+ Kids

Goiânia recebe musical infantil Masha e o Urso Live Show

O espetáculo oficial tem promoção exclusiva do Clube Curta Mais


+ Kids

 Centro Cultural Oscar Niemeyer inaugura biblioteca infantil com 11 mil livros em Goiânia

Esta é a primeira das três bibliotecas a ser inaugurada e funcionará no piso 1 do prédio principal


+ Kids

Bazar Mamãe Chic dá até 70% de desconto para economizar no enxoval do bebê em Goiânia

São cerca de 100 estandes voltados para moda infantil, moda gestante, moda feminina, enxoval para o bebê, higiene, móveis, decoração, fotografia, festa infantil e muito mais!


+ Kids

Festival de Teatro Infantil de Goiás, Festin movimenta o Teatro Goiânia no feriado

Festival será neste fim de semana e terá acessibilidade para portadores de deficiência


+ Kids

Goiânia recebe peça 'Mistérios da Páscoa' neste domingo

Espetáculo traz a reflexão de que mais que os chocolates e doces, a páscoa é tempo de renovar o compromisso com próximo, ou seja, com vida em sociedade e o amor


+ Kids

Mercado das coisas realiza edição especial de Páscoa neste sábado

Feirinha mais descolada da cidade agora tem programação pra criançada


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.