25/05/2019 22:03
Kids / Conteúdo

Troque o tablet do seu filho por um instrumento musical

O conselho é dado por um neuropsicólogo que garante que as aulas de música estimulam a memória e a inteligência.

Marcelo
por Curta Mais

Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro El cerebro del niño explicado a los padres, o cérebro da criança explicado aos pais, em tradução literal, afirma que, se os pais querem ter filhos (mais) inteligentes, têm de trocar o iPad por um instrumento musical.

De acordo com o especialista, citado pela edição online do jornal El País, as aulas de música estimulam a capacidade de raciocínio das crianças, mais do que a tecnologia. Segundo um estudo publicado na revista Psiquiatria Molecular, 50% da inteligência é determinada pelos genes mas os restantes 50% dependem dos estímulos que os pequenos recebem. "Sem os pais, o potencial intelectual da criança não se desenvolve", assegura Álvaro Bilbao.

"A chave do desenvolvimento potencial do cérebro da criança está na sua relação com os pais. Ainda que a genética tenha um peso importante, sem essa presença não se materializará", assegura o especialista. "Uma criança pode ter potencial genético para atingir 1,90 metros mas, se os pais não o alimentarem bem, nunca chegará lá", exemplifica o neuropsicólogo, que garante que os seis primeiros anos de vida são primordiais no processo.

Além de reforçar condutas positivas e de brincar mais com os filhos, "no chão, de preferência", como recomenda Álvaro Bilbao, os pais devem promover a socialização em detrimento do isolamento, o que implica desligar a televisão à mesa, além de incentivar a criança a fazer desporto e a experimentar atividades. "A criança deve sentir que tem pais que se preocupam com ela", defende também o pediatra Maximino Fernández Pérez.

Estas são algumas das estratégias que os estudos e os especialistas defendem:

- Estudar música

Um estudo da Universidade de Toronto, publicado na revista Psychological Science, relacionou o desenvolvimento cognitivo com a aprendizagem de música. Durante um ano, três grupos de crianças de seis anos estudaram, separadamente, canto, piano e expressão dramática. Os que aprenderam música revelaram padrões de inteligência maiores no final.

- Não ver televisão

Há alguns anos, estavam na moda os filmes de desenhos animados em DVD que aliavam figuras desenhadas à música clássica de compositores como Mozart e Beethoven. Muitos especialistas afirmavam que estimulavam a inteligência de bebês e crianças, uma teoria que muitos estudos internacionais desmentiram. A Associação Americana de Pediatria diz mesmo que as crianças com menos de dois anos não devem ver televisão.

- Evitar os programa de desenvolvimento cerebral

Nos últimos anos, surgiram muitos jogos eletrônicos e aplicativos que asseguram que treinam o cérebro e estimulam a memória. A verdade é que não existe qualquer base científica que o comprove.

- Ver filmes numa língua estrangeira

As crianças que veem filmes numa língua estrangeira tendem a adaptar-se mais facilmente a outros vocábulos e a outros sons. De acordo com um estudo europeu sobre competência linguística, levado a cabo pelo Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de Espanha, os espanhóis têm dificuldade em compreender e em falar inglês porque, ao contrário dos portugueses, veem tudo dobrado.

- Ler a duas vozes antes de ir para a cama

As histórias que os pais leem aos filhos para os adormecer devem ser lidas a duas vozes. O progenitor lê uma página e a criança lê a seguinte e por aí vai... Um estudo realizado no Canadá garante que este método permite melhorar a capacidade de aprendizagem dos mais pequenos. (Via Sapo)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Kids

Bazar Mamãe Chic dá até 70% de desconto para economizar no enxoval do bebê em Goiânia

São cerca de 100 estandes voltados para moda infantil, moda gestante, moda feminina, enxoval para o bebê, higiene, móveis, decoração, fotografia, festa infantil e muito mais!


+ Kids

Festival de Teatro Infantil de Goiás, Festin movimenta o Teatro Goiânia no feriado

Festival será neste fim de semana e terá acessibilidade para portadores de deficiência


+ Kids

Goiânia recebe peça 'Mistérios da Páscoa' neste domingo

Espetáculo traz a reflexão de que mais que os chocolates e doces, a páscoa é tempo de renovar o compromisso com próximo, ou seja, com vida em sociedade e o amor


+ Kids

Mercado das coisas realiza edição especial de Páscoa neste sábado

Feirinha mais descolada da cidade agora tem programação pra criançada


+ Kids

Turminha da Zooeira é nova opção de diversão infantil no Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe

Os embaixadores da diversão e da natureza que conectam os dois destinos


+ Kids

9 curiosidades sobre a Peppa Pig que você provavelmente não sabia

A porquinha cor-de-rosa mais amada do mundo


+ Kids

1º Goiânia Fest Kids terá shows e brincadeiras educativas para público de 0 a 14 anos

Tradutores de libras e guias para crianças com deficiência visual fazem parte do evento


+ Kids

Pais só recuperam o sono seis anos após nascimento do filho

Quando o bebê tem três meses, os pais dormem em média um hora a menos, se comparado a comparado a antes do parto


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.