23/01/2018 19:47
Notícias / Conteúdo

Tradicional Jóquei Clube pode dar lugar a templo da Igreja Universal

Sede construída em 1962 está em fase de negociações e pode ser demolida. Goianienses se manifestam para manter a estrutura

Mariana
por Mariana Magalhães

A sede do Jóquei, clube mais antigo de Goiânia, está à venda para pagamento de dívidas. A área localizada na Av. Anhanguera e Rua 3, no Centro, está em avançada fase de negociações com a Igreja Universal, uma das maiores interessadas. Empresários do ramo atacadista também disputam o espaço.

O terreno do Jóquei Clube tem aproximadamente 22 mil metros quadrados e está avaliado em quase R$ 40 milhões. A expectativa da diretoria é que a venda da histórica sede acontece até o final deste ano. A intenção é aproveitar o Hipódromo da Alagoinha, no setor Cidade Jardim, para construir uma réplica da sede do clube, em tamanho menor, como forma de homenagem.

Projetado em 1962 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, segundo arquiteto brasileiro premiado mundialmente depois de Oscar Niemeyer, o Jóquei Clube está na memória do goianiese pois já foi ponto de fraterno convívio entre os pioneiros da capital e dos jovens das sucessivas gerações que o frequentaram. Agora o histórico Clube pode estar com os dias contados. De acordo com a proposta de venda, o comprador poderá utilizá-lo como quiser, inclusive demolir o espaço.

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e o Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não possuem conhecimento da venda mas verificam o que pode ou não ser construído no local. Porém, o prédio do Jóquei não é tombado em nenhuma instância como patrimônio, o que legalizaria o processo de demolição.

Para que a edificação do clube seja preservada, uma página no facebook chamada “Salve Jóquei” está manifestando apoio pela Não Demolição do Jóquei, em nome do patrimônio arquitetônico e cultural.

Em nota, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) demonstrou preocupação com a venda da sede mas afirma que, independente para quem o local seja vendido, será primordial a preservação da estrutura como ela é hoje. “A edificação integra o movimento moderno brasileiro, constitui a paisagem do centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense”, afirma o conselho.

Uma petição foi criada na Avaaz.org para que seja mantida a estrutura do Jóquei. O manifesto em defesa do patrimônio se estende a um Ato que acontece neste domingo, dia 3, em frente à Sede Social do clube.

Conheça abaixo parte da estrutura do Jóquei clube. 

0a49d01242146e2858d9dfe2f64e713e.jpg

Foto: Lucas Jordano

d278ddac1f61fa9296d7cfe120d33740.jpg

ab90e3bc7d0dde7037bb54b95d2b8968.jpg

bd1f456d6010056d611619d6c5f1bffd.jpg

a6aa891a891035b1feab782db0d20147.jpg

Foto: Lucas Jordano

7fa3b2e4072d0adcfa89c73c850bcea4.jpg

Fotos preto e branca: @salvejoquei

Notícias sobre: patrimônio cultural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Projeto fotográfico seleciona mulheres para ensaios gratuitos em Goiânia

Projeto Utopia 2018 tem como objetivo resgatar a autoestima das mulheres porque elas são fantásticas, complexas e lindas


+ Notícias

Preso em Goiânia médico acusado de abusar sexualmente de pacientes

Com mais de 30 anos de profissão o ginecologista chegou a submeter uma paciente à prática de sexo oral


+ Notícias

Grande Hotel de Goiânia celebra 81 anos de história

Espaço concentra museu, centro cultural, biblioteca infantil e é palco de vários eventos de música e literatura



+ Notícias

Goiânia ganha primeira Estação da Turma da Mônica do país

O parque de 1.600m², inspirado nos famosos personagens dos quadrinhos, será inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano


+ Notícias

Nova unidade de medida de tempo é inventada pelo Facebook

Conheça o "Flick", medida de tempo muito menor que segundos.


+ Notícias

Conheça os filmes indicados ao Oscar 2018

O grande destaque fica por conta de 'A Forma da Água', que conquistou 13 indicações


+ Notícias

Concurso premia estudantes com viagem para a Inglaterra

Realizado pelo British Council em 32 países, inscrições para o FameLab vão até dia 28 de fevereiro


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.