Tentativa de stalkear parceiros cresce em 228% no Brasil segundo empresa americana

Ciumentos que fala? Ataques de espionagem aumentaram no país e preocupa usuários

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
f7ccc5c74dcc2100e76f4a6d0d77ef47

Stalkear é uma palavra inglesa que significa ‘perseguidor’. Cada vez mais cresce o uso de aplicativos para a prática do famoso ‘stalker’, que ajuda pessoas a espionar e até invadir a privacidade de um indivíduo nas redes sociais e dados do telefone smatphone. Segundo o relatório publicado nesta quinta-feira (2), de uma pesquisa realizada pela empresa americana, ‘cibersegurança Kaspersky’, as espionagens do crush ou cônjuges tiveram um aumento e cerca de 35% no mundo todo. A pesquisa foi realizada com 37 mil pessoas comparando o uso da tecnologia de software espião para espionagem entre os anos de 2018 e 2019.

Normalmente esse tipo de serviço é pago, e tem o nome de ‘spousewares’ e se enquadram às tecnologias de ‘stalkerwares’, os aplicativos funcionam de forma silenciosa e dificilmente serão encontrados no telefone espião, eles são ilegais no Brasil. A espionagem acontece por vias de aplicativos de mensagem, como o Whatsapp e permite fiscalizar localização, mensagem SMS, e até histórico de navegação das conversas trocadas nas redes sociais. Esse tipo de comportamento tem graves consequências, a prática pode ser enquadrada como ‘crime’, seja ela qualquer tipo de prática de ‘stalking’. O Senado Federal em agosto deste ano aprovou o projeto de Lei (PL) que torna crime esse tipo de comportamento, delegado como invasão de privacidade digital, sendo antiético e até criminoso. Foi considerado crime, por invadir a privacidade digital das pessoas e também pelos atos poderem chegar às vias de roubo de informações, como as bancárias por exemplo.

Picos repentinos nos dados gráficos das configurações do seu telefone apontam um stalker te espionando, pode ser um parente ou até mesmo o cônjugue. As indicações para impedir que isso aconteça em seu smatphone é: utilizar uma senha alfanumérica, não usar esta senha em qualquer aplicativo. Se seu telefone não suporta senhas alfanuméricas, e for daqueles com 4 dígitos, nunca colocar senhas fáceis como datas de aniversário ou casamento. E se for em formas de senhas de desenhos, é aconselhável limpar a tela toda vez que destravar para não deixar rastros na tela.

 

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter