Teatro para adultos: com atores nus no palco, aclamado espetáculo Autopsia chega a Goiânia

A peça trata de temas como violência, opressão e liberdade com adaptação de cinco clássicos do dramaturgo Plínio Marcos

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro o Grupo Sutil Ato, de Brasília (DF), apresenta em Goiânia o espetáculo Autópsia, Atos I (19h) e II (21h), com direção de Jonathan Andrade. A obra foi considerada o melhor espetáculo teatral Brasiliense de 2014, pela imprensa e crítica especializada, e tem classificação indicativa para maiores de 18 anos. O público poderá conferir

Os oito personagens ficarão completamente nus no palco do Centro Cultural da UFG. A peça trata de temas como violência, opressão e liberdade. Autópsia é uma adaptação de cinco clássicos do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos, um dos mais importantes nomes da escrita teatral brasileira. O título revela o desejo de abrir e esmiuçar os aspectos mais viscerais e brutais do comportamento humano, assim como era a obra de Plínio.

O autor maldito – Plínio Marcos (Santos SP 1935 – São Paulo SP 1999) renovou os padrões dramatúrgicos brasileiros, levando para os palcos, em plena ditadura militar, um realismo duro e cruel, feito de diálogos e situações vividas pela população pobre e favelada, de um Brasil cheio de contrastes econômicos, éticos e sociais.

Visceral, mórbido e contundente, Plínio não se rendeu às negociatas propostas aos artistas da época. Ele não reescreveu suas frases para que fossem liberadas, tampouco alterou contextos, formas e personagens. Com isto, seu teatro despudorado e furioso levou à proibição de toda sua obra. Plínio passa então a se auto proclamar “O autor maldito”. De 1960 a 1975 seu trabalho recebe todas as chancelas de proibição cabíveis.

Artistas como Tônia Carrero e Sérgio Mamberti foram amigos e intérpretes de seus textos. Segundo eles, a obra de Plínio arrancava dos atores os sentimentos mais viscerais e os expunha inteiramente humanos em suas cenas. Em depoimentos eles denotam toda admiração pelo criador, que eles consideram, junto a Nelson Rodrigues, o autor que verdadeiramente criou um teatro brasileiro.  

Assista ao teaser do espetáculo (cenas impróprias para menores de idade):

Espetáculo AUTÓPSIA – Grupo Sutil Ato (DF)

Classificação Indicativa: 18 anos

Onde: Centro Cultural da UFG (Praça Universitária)

Dias: 10, 11 e 12 de dezembro

19h – Ato I (duração: 1h30min)

21h – Ato II (duração: 1h15min)

Ingressos: R$ 10 (inteira)

Informações:

Ana Paula Mota / [email protected]

62 8143 3506 / 62 9941 5464 (Whats App)