19/10/2019 15:07
Eventos / Gastronomia

Sustentabilidade é o prato principal de Festival Gastronômico na Chapada dos Veadeiros

Evento em Alto Paraíso vai reunir chefs renomados para culinária gostosa, leve e natural

por Curta Mais

(Imagem destaque: bruscheta com pão de fermentação natural com 30% de farinha integral, tomates italianos, azeitonas azapa, tomilho e queijo canastra. Por @luiz.fiori)

A Praça do Bambu em Alto Paraíso de Goiás vai receber a grande festa da gastronomia goiana, de 14 a 16 de dezembro. A sustentabilidade tem sido o prato principal dos festivais gastronômicos realizados pela Goiás Turismo. Em Alto Paraíso, não poderia ser diferente. A ideia é trabalhar a cadeia produtiva envolvendo o produtor rural, o pessoal que prepara o alimento e o empresariado, valorizando os ingredientes e os talentos regionais, respeitando as características e a identidade de cada local.

A culinária em Alto Paraíso e São Jorge é como tudo por ali: alto astral. A cozinha é preferencialmente natural e orgânica e os chefs que atuam na cidade misturam temperos, dando toques alternativos e criando novas combinações de sabores. O II Festival Gastronômico Alto Paraíso chega unindo o dom dos cozinheiros locais ao conhecimento de profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente. Todos os dias a programação será fechada com atrações musicais bem goianas: Maria Eugênia, Tom Chris, Pádua e Fernando Perillo.

Vão comandar as panelas e caçarolas durante o festival na região da Chapada os chefs Nives Gardini, que comanda um restaurante de Culinária Contemporânea; Sagari, nutricionista especializada em comida vegetariana, que atua no ramo da Culinária Viva; Karla Duarte, com seu restaurante itinerante, levando a cozinha vegetariana gourmet a vários pontos da cidade; e Tatiane Szervinsk, que serve uma comida criativa e autêntica da chamada Cozinha Brasileira, todos atuando na cidade de Alto Paraíso.

André Barros, premiado duas vezes pela revista Veja e que também se arrisca na discotecagem, vai liderar aula-show; assim como Ivan Achcar, que faz sucesso com apresentações que combinam música e gastronomia e investe em redescobertas de sabores esquecidos pelo país; e Luiz Fiori (foto), mestre churrasqueiro e Pitmaster Certificado nos EUA, que leva seu conhecimento e experiência aos que buscam mais habilidade com a carne e a brasa.

436ae3869c9bb8772a3b76d85a7ef916.JPG
Durante esses três dias em Alto Paraíso de Goiás e São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, os especialistas vão mostrar o preparo dos pratos em aulas-show e oficinas, apresentar os costumes da população e fazer degustações orientadas. O visitante pode ter a certeza que vai encontrar comida gostosa, leve, nutritiva e natural. E ainda a exuberância da natureza e o aconchego de uma cidade com tradição de receber bem o turista.


Na Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com suas cachoeiras e cânions, faz parte do Planalto Central do Brasil. Alto Paraíso é a porta de entrada, a principal cidade, onde o visitante encontra lojas, bancos, farmácias, postos de gasolina e restaurantes. O povoado de São Jorge, a 35 km de Alto Paraíso, é uma aldeia de 700 pessoas e o local mais perto do Vale da Lua e do Parque Nacional. Cavalcante, a 90 km de Alto Paraíso, Colinas de Goiás, São João D’Aliança e Teresina de Goiás completam essa região.

Leia mais: Cachoeira de água cristalina é um tesouro escondido na Chapada dos Veadeiros

A programação do Festival Gastronômico incentiva a também visitar os atrativos naturais e culturais, praticar esportes e caminhadas e experimentar vivências ao ar livre. Ainda mais agora, com a chegada do período chuvoso, que já faz brotar os primeiros sinais de renascimento entre as cinzas do incêndio na Chapada dos Veadeiros que durante semanas queimou 65 mil hectares do Parque Nacional.

Quem for a Alto Paraíso para participar do II Festival Gastronômico certamente vai ter a chance de viver experiências diversificadas de religiosidade e misticismo únicos e da culinária contemporânea, além conhecer os encantos da natureza holística da região, com todas as peculiaridades regionais.


Conheça os Chefs do festival

André Barros: André Barros é conhecido pelo bom humor, irreverência e competência. O goiano de Rio Verde trabalhou em restaurantes nos Estados Unidos e prestou consultoria para várias casas em Goiânia. Recebeu duas vezes, em 2005 e 2008, o título de Chef do Ano da revista Veja – O melhor da cidade, além de ter sido premiado como Bar Revelação2011/2012 e Melhor Happy Hour 2012/2013. Consultor em gastronomia e mercado de trabalho, o chef também domina as pick-ups e gosta de se arriscar na discotecagem.

Nives Gardini: Em Alto Paraíso, onde vive há 18 anos, Nives Gardini comanda o Jambalaya Espaço Gastronômico. O ambiente remete à trajetória da chef pela França, onde aprimorou seu trabalho. O restaurante é um legítimo representante da Culinária Contemporânea, apresentando combinações exóticas da gastronomia de bistrô com frutos do Cerrado. Nives também presta consultoria e faz serviço de bufet para pousadas, hotéis, empresas e convenções. "A estética e o sabor dos pratos aguçam os sentidos", diz a chef sobre suas criações.

Sagari: Sagari é nutricionista, chef de cozinha especializada e proprietária, em Alto Paraíso, do restaurante vegetariano Organika, que tem opções veganas no cardápio. Sagari atua no ramo da Culinária Viva.

Karla Duarte: O Bistrô Nômade, criação da chef Karla Duarte, tem uma proposta diferente: é itinerante, levando a cozinha vegetariana gourmet a vários pontos da cidade de Alto Paraíso. O projeto - que cria novos sabores - busca unir ingredientes do Cerrado produzidos na região a temperos orientais e europeus. As refeições são acompanhada de música terapêutica, o que proporciona uma experiência única, alimentando o corpo e a alma, de acordo com a chef.

Ivan Achcar: O paulistano Ivan Achcar é músico e faz sucesso com apresentações que combinam música e gastronomia, dando um toque artístico às demonstrações de suas receitas. Autor do livro Quantidades Absurdas, o chef é pesquisador da história da alimentação e da cozinha do Brasil, principalmente da parte que ele considera como verdadeiramente brasileira: a Culinária Crioula. Em seu buffet, o Alma Cozinha, Ivan investe em descobertas e redescobertas de sabores esquecidos pelo país.
O chef estreou na televisão em 2013, em um reality show de cozinha, além de ter criado um programa na área de gastronomia para a TV. Ele leva o assunto também ao rádio, como apresentador. Em 16 anos de profissão, Ivan atuou como cozinheiro e consultor em restaurantes de todo o Brasil e colaborou com projetos de pesquisas, livros e peças de teatro.

Luiz Fiori: Luiz Fiori é paulista que está radicado em Goiânia há 10 anos. Criado nas fazendas de gado da família em Goiás, Fiori foi adquirindo conhecimento a respeito da carne bovina e se envolvendo com a gastronomia, o que unido à sua paixão por churrasco, o levou a se aprimorar até se tornar um mestre churrasqueiro, nome respeitado quando o assunto é carne assada. É Pitmaster Certificado, título conquistado nos EUA, onde se formou com um dos grandes especialistas na área.

O chef dá aulas para quem quer saber mais sobre churrasco e Cozinha Rústica, levando seu conhecimento e experiência aos que buscam mais habilidade com a carne e a brasa. O especialista em culinária a base de lenha e carvão ensina seus segredos e as técnicas culinárias levadas para a churrasqueira em São Paulo e Goiânia há oito anos. Na capital goiana, Fiori fundou e comanda o premiado restaurante Armazém do Churrasqueiro. O chef vê o churrasco como integrante da gastronomia e da cultura do Centro-Oeste.

Tatiane Szervinsk: Os principais ingredientes da culinária de Tatiane Szervinsk são criatividade, dedicação e amor. Ela aprendeu a cozinhar observando a mãe e a avó. Apaixonada pela Cozinha Brasileira, se aprimorou na área cursando Nutrição e Gastronomia em Brasília. Junto com a família comanda o Restaurante Senhorita, em Alto Paraíso de Goiás, onde serve uma comida criativa e autêntica. Também na Chapada dos Veadeiros, a chef mantém a Hamburgueria Senhorita Petit.


Programação Festival Gastronômico Alto Paraíso

Apresentador: Chef André Barros

Quinta 14/12

19h – Abertura
20h - Aula-show– Chef Lu Tao
21h30 – Show musical – Maracatu Leão do Cerrado
22h – Show musical – Pádua e TomChris

Sexta 15/12
16h - Chef Nives Gardini (chef local)
17h - Chef Karla Duarte (chef local)
18h30 - Chef Julia Lemos e André Barros
19h – Chef nacional
21h – Show musical – Ingrid Goldfeld
21h40 - Show musical – Fernanda Guedes
22h20 – Paccato do Alto

Sábado 16/12
15h – Chef Tatiane Szervinsk
16h – Chef André Rabelo
17h - Chef Sagari (chef local)
18h30 - Chef Luiz Fiori
19h30 – Chef Ivan Achcar
21h – Discotecagem – Lara Luzuah
22h- Show musical – Fernando Perillo e Banda Kalunga
23h40 – Discotecagem – André Barros

*Vila gastronômica com comidas típicas, artesanato e produtos da terra, nos dias 15 e 16, a partir das 17h30

 

Serviço:

Festival Gastronômico Alto Paraíso
Quando:
14 a 16 de dezembro
Onde:
Praça do Bambu, em Alto Paraíso de Goiás
Horário: a partir das 19h
Informações: (62) 3201-8100
www.goiasturismo.go.gov.br/

Texto: Assessoria de Comunicação Goiás Turismo

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Eventos

Maior evento de tecnologia da NASA desembarca pela primeira vez em Goiânia

O evento mundialmente conhecido acontece em Goiânia e conta com estrutura completa e gratuita


+ Eventos

Goiânia recebe 'Monster Energy PBR' maior competição de rodeio do mundo

Uma oportunidade para sentir de perto a emoção dos grandes rodeios americanos


+ Eventos

Mundo Mágico: Uma semana de espetáculos de circo e brincadeiras para as crianças

O que não falta é programação para a criançada se divertir no mês das crianças


+ Eventos

Aniversário de cafeteria em Goiânia tem café expresso grátis e lançamento de grão raro

O evento acontece nesta quinta-feira (10), durante o dia todo e ainda contará com uma super novidade: Super lançamento de um grão raro de café, o GHEISA


+ Eventos

Grande Encontro de Mcs e roqueiros: uma mistura de ritmos inusitados em único festival de Goiânia

"Sons de beco" chega a sua 10ª edição, com a fusão entre a música orgânica e a digital no mesmo espaço


+ Eventos

'Oficina de Leitura em Voz Alta' em Goiânia usa a dinâmica da leitura compartilhada

A programação ainda vai contar com uma breve exposição sobre a importância da respiração, postura e dentre outros


+ Eventos

'Sexta sertaneja' em Goiânia tem dobradinha de Cozumel e caipirinha com entrada gratuita

O evento acontece na sexta-feira, às 19h e recebe a cantora Thauanne Fontinelle


+ Eventos

Sesc Faiçalville tem programação especial com atividades de graça para espantar o calor

A programação conta com atividades regionais e culturais, além de acesso às piscinas e muita diversão em família


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.