24/09/2017 12:51
Notícias / Artigos

Setor Sul ganha pista de dança neste sábado (13)

Projeto garante ações criativas envolvendo urbanismo, arte, moda e dança

9569    22

Chrystal
por Chrystal Méndez

Dando continuidade às ações na praça do Centro Cultural Martim Cererê, o projeto Casa Fora de Casa promove durante todo o sábado, 13 de agosto, diferentes atividades com o objetivo de discutir a ocupação de espaços verdes do Setor Sul, em Goiânia.

O projeto “Por Acaso Tardes de Improviso”, ação artística de improviso de danças e músicas, convida o público para uma grande confraternização. O projeto é desenvolvido desde 2012 pelos grupos anfitriões e provocadores ¿por quá? e Vida Seca.

O Casa Fora de Casa é estruturado basicamente em dois eixos de ação. O projeto será dividido em quatro partes: as atividades serão desenvolvidas em quatro pontos de áreas verdes do Setor Sul e no Coletivo Centopeia, sediado no mesmo setor.

Nas áreas verdes, os encontros obedecem a seguinte sequência: atividades para o reconhecimento das áreas e das pessoas, brainstorming de ideias para  construção de uma visão coletiva de futuro para esses espaços públicos, oficinas artísticas para a execução de ideias, festas para celebração do trabalho realizado e por fim, avaliação qualitativa de tudo o que for produzido.

Para este encontro, oficinas de aproveitamento de tecido, lixo ritmado, arte urbana com papel, mobiliário urbano temporário e mapeamento de rotas e sinalização promovem a ocupação da Praça do Centro Cultural Martim Cererê.

O Setor Sul foi pensado para ser um bairro-jardim, com as suas extensas áreas verdes sendo o espaço vital, de encontro e deslocação. No entanto, muitas dessas áreas encontram-se abandonadas e marginalizadas”, reitera o coordenador do projeto, André Gonçalves.

916702ab42f4632717e58185046d5566.JPG

Confira a programação completa:

9H ÀS 18H – REVESTIR – APROVEITAMENTO DE TECIDO - Casulo Moda Coletiva

A oficina tem o intuito de reaproveitar tecidos descartados nas confecções goianas para desenvolver instalações lúdicas (funcionais ou não) destinadas aos usuários das praças e transeuntes da região. Revestir a praça com novas cores e texturas. De forma interativa o grupo fará um reconhecimento da área e umas discussões a respeito dos “acertos” e das “oportunidades de melhoria” do lugar, posteriormente serão levantadas algumas propostas de soluções rápidas e o desafio é resolver tudo em grupo, colocando a mão na massa e a criatividade em prática.

9H ÀS 12H – LIXO RITMADO – Vida Seca

A oficina Lixo Ritmado possibilita aos participantes vivenciar uma experiência nova e instigante. Partindo de materiais descartados pela sociedade, como diversos tipos de lixo e sucata, propõe-se às pessoas reinventar o significado destes objetos através da música.

9H ÀS 18H – ARTE URBANA COM PAPEL – Laila Loddi

A oficina “Arte Urbana com Papel” propõe a experimentação do papel na criação de texturas, formas e volumetrias aplicadas em instalações artísticas e ações urbanas. O papel, em seus diferentes tipos, formatos e gramaturas, é um material leve, acessível e flexível, cuja transformação de folha em forma tridimensional configura possibilidades de criação infinitas. A oficina apresentará uma pesquisa de instalações artísticas com papel, discutindo o estado da arte e transmitindo técnicas de dobra e corte em exercícios práticos de métodos de vincar, manipular e moldar papel.

9H ÀS 18H – MOBILIÁRIO URBANO TEMPORÁRIO – Fernanda Tosta

A proposta da Oficina de Mobiliário Urbano é aprender técnicas de criação e construção para fabricação em madeira de mobiliário urbano temporário e despertar o olhar pela apropriação do espaço verde disponível nas praças. Por meio de ferramentas manuais de corte e fixação a construção das peças será feita de forma coletiva e orientada pela Designer e professora de Marcenaria Fernanda Tosta.

9H ÀS 18H – MAPEAMENTO DE ROTAS E SINALIZAÇÃO – Gabriela Silveira

Oficina que visa catalogar rotas no bairro que são amigáveis para circulação a pé e de bicicleta, além de localizar pontos em que deve haver sinalização sobre essas rotas, orientação sobre espaços públicos existentes, pontos importantes e conhecidos e tempo estimado para percorrer cada rota.

18H ÀS 21H - POR ACASO_tardes de improviso (Celebração-Arte: casAcorpO + ¿por quá? + Vida Seca)

O POR ACASO é uma ação artística de improviso de danças e músicas realizado desde 2012 pelos grupos anfitriões e provocadores: ¿por quá? e Vida Seca. Após um dia recheado de oficinas, todos estão convidados a improvisação e ao encontro em uma intervenção urbana aberta, democrática e certamente comemorativa.

 

S E R V I Ç O

Onde: Praça do Centro Cultural Martim Cererê

Quando: 13 de agosto, das 9h às 21

Participação: Gratuita

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

16560   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


89905   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


22243   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


6309   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


29840   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


37207   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


32800   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


22637   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.