05/12/2019 23:58
Curiosidades / Histórias

Será que o bairro Bela Vista é tão belo quanto o nome?

Um lugar simples, mas ao mesmo tempo, exuberante!

Ketlen
por Ketlen Lomazzi

Setor Bela Vista, um dos menores bairros de nossa Goiânia, é um dois mais populosos por conta de sua verticalização. É vizinho dos setores Bueno, Serrinha, Marista e Pedro Ludovico, e é considerado como um dos nobres da capital, por apresentar uma invejável qualidade de vida. Duas vias importantes cortam o setor: a avenida T-63 e S-1, que é continuação da Av.85.

Para homenagear este bairro charmoso e predominantemente residencial, vamos contar um pouco de sua histórias e das diversas opções comerciais, onde os moradores não precisam se locomover para outras regiões, o que de certa forma, gera comodidade.

1. História

 O Setor Bela Vista, apesar de estar em uma das regiões mais valorizadas da nossa Capital, por muito tempo ficou completamente abandonado, sem receber sequer serviços básicos que só foram chegar no fim dos anos 80, começo dos anos 90. Quem mora por lá, desde o início, passou por cada perrengue. Dados do Departamento de Pesquisa e Estatística e Estudos Sócio Econômico (DPESE) da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), diz que em 2010, último censo demográfico, a população do bairro correspondia a 10.761 habitantes.

Na sua origem, o Setor Bela Vista integrou como um terreno anexo do Setor Pedro Ludovico, na década de 50, que desde então, passou a constituir como bairro em conjunto com os outros, seja na parte de ocupação irregular quanto no processo de implantação do loteamento. Ela construiu sua propriedade identidade, apesar de discriminada por boa parte da população da cidade, provavelmente relacionado à origem da Invasão Macambira. 

Em 1960, o Goiás Esporte Clube ganhou um terreno, em meio a mato alto. Toda a ideia partiu do ex-presidente do clube Buarque Douglas de abrir a Avenida 85, operando um trator. E com toda essa disposição dos antigos dirigentes do time, que ajudou e muito no desenvolvimento do bairro, e o Bela Vista ganhou um impulso maior ainda depois com a abertura da avenida T-63. A partir daí, que se experimentou uma verticalização acelerada, levando ao setor edifícios mais modestos até os mais luxuosos.

A medida que os condomínios foram sendo ocupados rapidamente, a demanda por produtos e serviços foram crescendo bastante. assim como diversas empresas dos mais variados seguimentos foram chegando e hoje, o Bela Vista, é um dos mais completos em termos de ofertas de produtos e serviços.

dd224a5264fbd9ed5352c60c15db85e7.PNG Foto: Goiás de Norte a Sul

2. Goiás Esporte Clube:

O time foi fundado em 1943 e é o time com mais títulos do Campeonato Goiano e ainda é o representante do Estado na Série A do Campeonato Brasileiro. No início dos anos 60, a diretoria comprou um terreno em uma certa região da cidade, conhecida por Fazenda Macambira. O Estádio Hailé Pinheiro foi inaugurado em 1995 e é mais conhecido por todos, como Estádio da Serrinha. A sede, conta com um grande complexo esportivo, campos de treinamento, quadras de areia, coberta, piscinas, academia e dentre outras coisas.

fe3ab1cf36d8b53180c190ac21b68a32.jpg Foto: Divulgação GEC

3. Officina Cervejaria: 

Começou com nome de Oficina do Lanche em 1996, como uma espécie de ambiente para toda família e divertido com uma única porta. Vários amigos, tinham o hábito de se reunirem para um bate-papo no fim de tarde e começaram pedindo petiscos, cerveja gelada, coisa simples e boa prosa. Isso mostra que foi sucesso, a participação deles no programa Mais Você, da Rede Globo.

241b5a1447e7e2f27ea54d6efb0bc819.jpg Foto: Divulgação Officina

4. Boteco do Zé Abílio: 

O Buteco do Zé Abílio, sempre quando pode está lá participando do concurso Comida di Buteco e fora isso, é um grande especialista em espetinhos recheados, como por exemplo de cebola, tomate e pimenta. O proprietário, que dá o nome ao lugar, conquista clientes com toda sua humildade e boa prosa.

71288fb760c3bfe9c55437ad0ee22997.PNG Foto: Divulgação/Marco Lubrito

5. Mercados:

Quando se tratando de mercados, o Setor Bela Vista conta com duas reconhecidas redes de supermercados: O Hiper Moreira e Rede Store. O primeiro fica localizado na Avenida T-63 esquina com a Rua S-5, enquanto a outra, fica na esquina da Rua S-1 com a Laudelino Gomes. Os moradores, ainda conta com várias opções de mercados, frutarias e padarias.

6. Taberna Music Pub:

Presente no Setor Bela Vista desde 2013, o Taberna é uma daquelas típicas casas noturnas que tem como propósito fomentar a questão cultural com som ao vivo, com uma mistura de ritmos, com preços acessíveis. Tudo começou como Taberna do Ogro, em 2009, no Setor Bueno e trocou de endereço para atender melhor a clientela.

750af093b8fa8d7604a3e7618fafcb17.jpg Foto: Divulgação/Taberna

7. Faculdade Pitágoras e Colégio Prevest:

Faculdade Pitágoras: A unidade em Goiânia, começou a operar em 2009 como Faculdade Goiânia (FAG). A unidade foi vendida pelo grupo em 2014 e o nome se alterou no ano seguinte. Hoje, contam com opções de graduação e pós-graduação presencial e à distância, fora também cursos livres, de extensão e idiomas, contabilizando com um total de 1500 alunos.

Colégio Prevest: Começou com foco em pré-vestibular em 1991 e um ano depois, deu início também ao Ensino Médio. O Colégio, ainda conta com mais de duas unidades (Setor Central e Sul) inauguradas no ano 2000. Eles, contam hoje com a disponibilidade de aulas para turmas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Com mais de 30 anos de mercado, eles se tornaram uma das referências de ensino de Goiânia. A unidade do Colégio Prevest e da Faculdade, dividem o mesmo prédio no Bairro.

03df47d052504a2962877ed07992cb4f.jpg Foto: Divulgação

9. Viaduto Latif Sebba:

A medida que, o bairro foi crescendo, os problemas vieram juntos, como trânsito caótico em horário de pico na região do setor bela vista. A construção do viaduto Latif Sebba e a do chafariz na divisa do bairro com o setor bueno fez diminuir estes problemas e deu um novo visual ao cruzamento e não só isso, como também se tornou o mais novo cartão postal do bairro. 

e7a48b4f5bc02998b6143cd747350b24.jpg Foto:Pinterest

Antigamente, era uma praça com um lindo chafariz, cheio de flores com cores diferentes e exuberantes. Ela, não foi apenas símbolo do bairro, mas como também foi de toda Goiânia.

d8e0eebf88079f127fc3d8dc04ebe445.jpg Foto: graciemag.com

Foto de capa: Goiás de Norte a Sul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

17 maiores salários das estrelas de Hollywood em 2019

Inegavelmente, a sétima arte foi uma das maiores locomotivas econômicas desse ano


+ Curiosidades

Sabrina Sato mostra o lado real da maternidade e admite: 'Não é tudo maravilhoso'

Sabrina fala da perda de apetite sexual após maternidade mas garante que o relacionamento vai bem


+ Curiosidades

Ouvir música pode reduzir estresse de quem está começando a dirigir, diz estudo

Estudo brasileiro, conduzido por pesquisadores da Unesp, incluiu apenas mulheres recém-habilitadas


+ Curiosidades

Pessoas que mais te irritam são as que mais se parecem com você, revela estudo

‘Tudo que incomoda você sobre outros seres é apenas uma projeção do que você não resolveu em si mesmo’


+ Curiosidades

Zeca Pagodinho pode substituir Roberto Carlos no especial de fim de ano da Globo: Será?

A sugestão foi dada no Twitter e até o próprio Zeca se animou com a ideia


+ Curiosidades

HaTuna ou HaKuna Matata: Qual é a expressão correta Pumba?

Entenda o que significa a frase africana que nasceu muito antes do filme O Rei Leão


+ Curiosidades

Goiano cria a nova febre do WhatsApp: os grupos de imitação

Só podia ser de Goiânia, né!


+ Curiosidades

Do tráfico ao time do Goiás: Conheça a história de Michael, o atacante destaque do Brasileirão

'Passa um filme na minha cabeça, eu não era nada', diz o jovem


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.