Saiba o que acontece quando você come um alimento mofado

Calma, você não vai morrer

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
4aa4e708bb45f09b7701880ac0cc5d6d

É sábado. Você está mais cansado que normalmente.

Seria ótimo preparar uns ovos mexidos, torradas bem quentinhas com geleia, um suco verde e até um cafézinho para acordar, mas quem tem tempo pra isso?

Tinha um resto de pão na dispensa e você pensou que comer aquilo com requeijão seria mais fácil. Foi na última mordida que você sentiu. Um gosto… um pouco diferente. Amargo e enjoativo. Você olha para a última fatia e nota uns pelinhos verdes que se espalham pela massa.

16810dc6f8e1bb6fe9ef4cac605f5cd6.jpg
Foto: Google | Reprodução – Bolor do pão no microscópio

É, você comeu um pão mofado, mas será que isso vai te fazer muito mal? No máximo algum desconforto no banheiro, certo?

Segundo um médico conhecido como “Dr. Bactéria”, alguns fungos produzem substâncias tóxicas que podem causar desde intoxicações alimentares até câncer no fígado. Ótimo, começamos bem. Mas calma, aparentemente existem milhares de tipos de fungos e não é sempre que o mofo do pão irá fazer mal para gente.

Antes de se desesperar, calma: existem fungos do bem, como aqueles que transformam os queijos normais em queijos caríssimos de gosto forte, além daqueles que são inseridos em certas bebidas fermentadas e até em alguns salames.

Muito provavelmente, o pão que você comeu não tem micotoxinas do mal e o máximo que você vai ter é um tempo perdido na privada.

De qualquer forma, o mais indicado é simplesmente não comer o pão, a fruta, o iogurte ou qualquer outra comida que tenha uma mancha verde na superfície. E nada de tirar a parte mofada e comer o resto! Os fungos são microscópicos, e não dá pra ver se você realmente tirou toda a parte contaminada.

Cuide da sua saúde!