‘Saci trilheiro’ faz sucesso no Instagram com histórias de viagens e superação nos roteiros de Goiás e do mundo

Ele já visitou 9 países, mais de 50 cidades brasileiras e todo o Sul e Sudoeste do Brasil

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
a967812262d0a2fb722a16f6dcef3280

Ângelo dos Santos tem 43 anos é mais que uma inspiração para as pessoas. Ele faz trilhas, atravessa pontes gigantes, sobe montanhas, equilibra-se em slackline e pode ser considerado um apaixonado nato pela natureza e com um espírito aventureiro de ‘Saci Trilheiro’, como ele mesmo se auto intitulou em 2018 no seu Instagram, ficou carinhosamente conhecido pelo apelido na rede em todo Brasil, com seu humor leve e suas aventuras incríveis. Ângelo criou este ‘apelido’ justamente para superar a tragédia que aconteceu quando ele tinha 17 anos, ainda no Paraná, quando ele teve o diagnóstico de um Câncer na perna e precisou amputá-la. Mas para ele estar em uma trilha é como se conectar com todo o Universo da natureza, é quando ele alivia a pressão das fortes dores que sente no quadril.

e10d02a429c25f5ba084213c842cd631.jpgVila de São Jorge Chapada dos Veadeiros 

Mas o Saci Trilheiro não enxerga a sua situação como uma tragédia terrível, ele encara como uma grande experiência e aprendizado. No ano de 2018 pra cá, quando ele decidiu deixar de lado a prótese que causava fortes dores em sua lombar, causando limitações para sua mobilidade, para encarar de fato a realidade, e adotou o apelido como uma bandeira de superação como um caminho para a sua liberdade real. Todo o processo psicológico, de aceitação da própria condição sem reflete em sua condição atual de poder viver livremente, despreocupado com o que as pessoas estão pensando e se libertar desse tipo de preconceito social.

Ele resolveu se assumir sem perna pra todos, principalmente em suas redes sociais, onde ele só postava fotos da parte de cima do corpo. Atualmente revela toda a sua felicidade e alegria por conseguir realizar tudo o que pode e quer, registrando todos os seus percursos de trilhas e viagens em suas fotos do Instagram. “Fazer as postagens no instagram é como me sentir inteiramente inserido numa trilha, como se fosse uma meditação que me faz bem pra alma, pro corpo pra tudo e sobretudo para as pessoas que acompanham minha jornada”, conta Ângelo.

4aec5815077a67c99e9e7cfdfa484fbd.jpgCachoeira Do Cordovil

Para ele estar subindo montanhas ou caminhar em uma trilha é motivo para se sentir realizado, o que tira ele do estresse e gera consequências incrivelmente boas para sua vida e ainda por cima incentiva e motiva as pessoas que tem algum problema físico a superarem seus próprios limites e irem além do que a sociedade julga fora do padrão, com muito carinho, amor e dedicação. Ele recebe mensagens diariamente em suas redes sociais do tipo: – Você é meu herói, eu sou seu fã, o que volta pra ele como uma forma de incentivo à continuar as viagens e registros para influenciar as pessoas.

c823980fe88217481d6c8d42740585b3.jpgJericoaquara, Ceara, Brazil

Para a situação dele é muito confortante estar viajando ou até mesmo praticando um esporte, pois é quando ele realmente descansa, pois com o decorrer dos dias Ângelo sente dores crônicas no quadril por não possuir uma parte do glúteo esquerdo, tratando com fisioterapias à 25 anos, pois não consegue tomar remédios em grandes doses e convive com elas diariamente. Mas para ele viajar eleva seu estado de espírito à um nível de descanso e ‘relaxamento extremo’, como ele mesmo diz.

7e066f53b2e0a6458e1f335bbd2ffde4.jpgMirante Da Janela

Uma das coisas que o Saci Trilheiro mais ama fazer é viajar! No começo ia muito para Pirenópolis e foi conhecer a Chapada dos Veadeiros que hoje é o lugar mais querido por ele e Isabel Cristina, onde já visitaram mais de 30 vezes para relaxar, curtir a natureza e a energia do lugar visitando a Chapada uma vez por mês: “Nosso destino predileto é a Chapada dos Veadeiros sem dúvidas, com uma vontade de estar lá o tempo todo, traz uma energia, traz uma paz que é magnífica”, conta.    

59a3f4fe6172c6dd1eca5117c3bfc5a9.jpgThe Elephant Sanctuary

Em 2019 visitaram Terra Ronca um local lindo que o casal pretende voltar e o sonho do ‘saci’ é conhecer as mais de 150 cachoeiras uma por uma na Chapada dos Veadeiros. Para ele uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil é com certeza a Cachoeira de Santa Bárbara.

7dbc78ac49c71ff37302c0acf919889a.jpgCaverna Angelica Terra Ronca – Chapada dos Veadeiros

cbc17573e018ba1bff85812cd916bd88.jpgCachoeira Santa Barbara – Cavalcante Go

bd48ff432bca163a7433611655eb4ac0.jpgTerra Ronca – Chapada dos Veadeiros

Hoje ele vive mora em Águas Claras, Distrito Federal, é casado com a jornalista Isabel Cristina, e exerce a profissão de servidor público na Agência Nacional de Mineração. Ângelo e sua esposa já visitaram vários países como o Chile, Uruguai, Argentina, Peru, México, Estados Unidos, Panamá, República Dominicana e África do Sul. Além de todas as capitais do sul e sudeste, entre elas: Fortaleza, Maceió, João Pessoa, Salvador, Campo Grande, Palmas, Porto Velho, Bonito, Gramado, Canela, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Guarapuava, Canoa Quebrada, Alto Paraíso, Pirenópolis, Mateiros, e claro nossa querida Goiânia somando um total de mais de 50 cidades visitadas.

5f5b445cc1b174edd4cecef50447555e.jpgRio de Janeiro

“Eu tenho vontade de dar palestra pra contar minha história, vejo que posso ajudar pessoas”.

E-mail para contato: [email protected] 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Usar o nome Saci no Instagram e agora me fantasiar de Saci significa, pra mim, uma evolução para um nível de auto aceitação em relação a minha realidade de amputado como nunca tinha acontecido antes. Não foi o fim do mundo perder uma perna aos 17 anos, mas também passar a conviver com essa realidade, principalmente no início, não foi um mar de rosas. Depois da recidiva do tumor que dificultou ainda mais o uso de uma prótese, que para o nível de amputação que possuo por si só já é difícil, decidi que o melhor era encarar de fato a realidade do que tentar amenizar com uma prótese, que no meu caso, causava dores e mais limitações para minha mobilidade. De lá pra cá aos poucos através de um processo de reflexão, auto conhecimento, aprendizado, desprendimento, cada vez mais tenho me tornado uma pessoa que procura levar a vida de uma forma mais leve, sem as amarras que muitas vezes criamos para nós mesmos. Fazer esse tipo de brincadeira da minha semelhança com esse personagem do folclore nacional me diverte e me faz bem. ◇◇ >>>>♧♧♧<<<< #chapadadosveadeiros #aventura #altoparaiso #mirantedajanela #trilhandoeseaventurando #trilhamos #trilhandomontanhas #partiutrilhasetrips #trilhandodeboa #trilhasetravessias #trilhandosemstress #trilhandotrilhas #trilhando #destinosimperdiveis #zerandoveadeiros #soudetrilha #trilha #natrilha #clubedosaventureiros #trilheiros #trilheirosdobrasil #mochileirosgrupofechado #trilhaseaventuras #melhoresdestinos #destinosencantados #destinosbrasileiros #trilhasporai #brazilnatural #viladesaojorge #trekkingestilodevida

Uma publicação compartilhada por Sacitrilheiro (@sacitrilheiro) em 23 de Fev, 2020 às 1:05 PST