Quebrando Tabu – Cemitério Santana, no Setor Campinas, pode virar atração turística

Local é considerado um 'Museu a céu aberto' por resgatar a história da cidade

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Com estilo Art Decó, o cemitério de Nossa Senhora de Santana, no Setor Campinas, pode se tornar um dos pontos turísticos da capital. O local tem jazigos ricos em detalhes, imponentes e, possui também, esculturas em bronze. Estão enterradas ali pessoas que nasceram ainda no século XIX, pioneiros da capital e personalidades.

A Aefego (Associação das Funerárias de Goiás), luta para que o cemitério seja um permanente lugar de visitação para os turistas.Entre as personalidades sepultas no local estão o do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e, ainda, o jazigo do Coronel Popota, que fez sucesso na televisão década de 60.

Cemitério    Cemitério    Cemitério

Fique por dentro!

Construído pelo Governo do Estado de Goiás, em 1939, o Cemitério Nossa Senhora de Santana foi administrado pelo governo durante 20 anos. Em 1959, sua administração foi transferida para o município de Goiânia, na gestão do prefeito Jayme Câmara, que foi enterrado no próprio cemitério. Com fortes traços da art decó presente em diversos jazigos, o cemitério foi tombado como patrimônio histórico do município, em 26 de setembro de 2000.

O cemitério deve passar por reforma para receber visitantes. As obras precisam ser aprovadas pelo patrimônio histórico do município e serão realizadas com parcerias. A previsão é de que a restauração inicie até novembro, mês em que o local completa 75 anos.

 

Por: Arlinson Nascimento