24/01/2020 10:26
Shows / Música

Quarteto Pixinga lança seu primeiro disco com Clássicos do Choro, em Goiânia

O show de estreia será no dia 25 de junho, no Teatro do Centro Cultural UFG

por Curta Mais

O Quarteto Pixinga realiza no dia 25 de junho, às 20h, no Teatro do Centro Cultural UFG, o show de lançamento do seu primeiro disco intitulado: “Quarteto Pixinga Interpreta os Clássicos do Choro”. O álbum conta com 10 músicas, sendo Tira Poeira e Ora Veja as de grande destaque. Os ingressos vão ser vendidos no dia do show, na entrada do Centro Cultural, no valor de R$ 20, a inteira, e R$ 10, a meia. Na compra da inteira, ganha um CD do grupo.

 Compostas no início da história do choro no Brasil, Tira Poeira é do músico carioca Satyro Bilhar, e Ora Veja, do compositor de Pirenópolis, conhecido por Tonico do Padre. Isso demonstra que o choro é um gênero que se desenvolveu em todo Brasil. 

O Disco do Grupo Quarteto Pixinga - Interpreta Clássicos do Choro, é um disco de música instrumental de um grupo goiano, neste disco o grupo gravou releituras de choros consagrados no cenário da música instrumental popular brasileira, entre os compositores presentes no disco, encontramos: Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Satyro Bilhar, Henrique Alvez de Mesquita, Albertino Pimentel, e ainda merece destaque o compositor Tonico do Padre de Pirenópolis, todos compositores do inicio do século XX, o que demonstra que o Choro é um gênero que foi difundido não somente no eixo Rio - São Paulo mas em todo Brasil. O disco traz arranjos inovadores mesclando-se o tradicional com a linguagem moderna da música instrumental popular contemporânea brasileira.

 Criado em 2011, o Quarteto Pixinga (antigo Regional do Ciranda) é formado por Leandro Gomes (cavaquinho), Júlio Lemos (violão de sete cordas), José Reis de Geus “Zé do Choro” (clarineta) e Henry (pandeiro). Os músicos possuem graduação e mestrado em música e contam com uma carreira consolidada no segmento da música instrumental no Brasil, além de levar o que é produzido em Goiás também para o exterior.

 O grupo tem como proposta a pesquisa e a performance do repertório de Choro e de gêneros musicais afins, como a polca, o maxixe, o choro-sambado, etc. Interpreta e faz releituras de obras de grandes compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Henrique Alves de Mesquita, Pixinguinha, dentre outros.

 

 

Lançamento do disco “Quarteto Pixinga Interpreta os Clássicos do Choro”

Quando: 25 de junho (sexta-feira)

Que horas: 20h

Onde: Teatro do Centro Cultural UFG - Av. Universitária, n° 1533, Setor Leste Universitário

Quanto: 1 kg de ração de gato ou cachorro. A arrecadação será doada para uma ONG de recuperação de animais abandonados, chamada Vida Lata.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Shows

Dupla goiana famosa, Ivan e Alexandre se apresentam em bar sertanejo em Goiânia hoje

A dupla já passou pelas casas sertanejas mais famosas da cidade


+ Shows

Restaurante em Goiânia promove tributo à ColdPlay e clássicos do rock internacional neste sábado

O show começa às 20h30 e promete fazer valer a sua noite de sábado com o melhor repertório do Rock


+ Shows

A banda potiguar Luisa & os Alquimistas tocam em Goiânia neste sábado

Quer conhecer novos sons e dançar a noite toda? Então esse show é pra você!


+ Shows

Mr. Gyn comemora 22 anos de carreira com show em prol de instituição filantrópica de Goiânia

Toda a renda do show será destinada ao Ministério Filantrópico Terra Fértil





+ Shows

Artistas de Goiânia fazem dois dias de Rock do Bem para ajudar crianças carentes

Breackdown, Maíra Lemos, Edu e os Imoraes, Clube Retrô, Skolta, Cejane Verdeiro, Vértize, André Bueno, Groove Quintal, Bandinha de Rock, The Volve,  Woodstock, The Black Birds e banda Johnny Brown serão as atrações desta edição


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.