Projeto que torna Pit Dogs patrimônio histórico e cultural é aprovado em Goiânia

Prefeitura ficará impedida de remover os estabelecimentos caso o projeto seja aprovado em segundo turno

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
8735908c6ee3a70d4ed82fd109d0d98d

Na última terça-feira (24), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou projeto que torna os Pit Dogs patrimônio histórico e cultural de Goiânia. Caso seja aprovado, em segundo turno, os estabelecimentos serão tombados como patrimônio e não poderão sofrer qualquer alteração sem a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Após a demolição de um Pit Dog no Setor Marista, sob alegação de não terem cumprido regras municipais, os vereadores Alysson Lima (PRB) e Zander Fabio (Patriotas), apresentaram o projeto em questão.

Os vereadores justificam: “Podemos citar algumas razões pelas quais os pit dogs são um patrimônio cultural e gastronômico da cidade de Goiânia: são lugares democráticos, frequentados por todas as classes sociais; seu produtos são comercializados por um excelente custo beneficio; proporcionam um momento de lazer para as famílias, em pleno ar livre; durante décadas fazem parte dos usos e costumes dos goianiense, são comércios que estão há décadas no mesmo ponto e já se incorporaram à paisagem, aos hábitos dos goianienses”.