23/07/2019 04:37
Eventos / Conteúdo

Projeto apresenta música medieval em estações ferroviárias de Goiás

Os trilhos serão palco para a combinação de voz, viola de roda, flautas, rabecas, espineta e percussão

Yasmim
por Yasmim Fleury

Durante o mês de março, o projeto Montserrat nos trilhos de Goiás irá percorrer os caminhos da Estrada de Ferro pelo interior goiano. A proposta é o resultado do extenso trabalho de pesquisa do Grupo Uccelli, que apresenta uma série de concertos de repertório medieval e renascentista, aproximando o estilo musical da cultura brasileira por meio da ocupação artística que coloca as estações ferroviárias como palco para a combinação de voz, viola de roda, flautas, rabecas, espineta e percussão.

O repertório dos concertos tem como foco a coletânea medieval conhecida por Livro Vermelho de Montserrat, um manuscrito ilustrado com canções do final da Idade Média e encontrado no Mosteiro de Montserrat, em Barcelona (Espanha). A relativa simplicidade das peças forma um desenho melódico de encanto perene, em obras raramente executadas no Brasil, segundo explica a musicista Cristiane Carvalho, que assina a direção artística do projeto. “Da mesma forma, a utilização da malha ferroviária de Goiás como espaço para concertos encontra-se com a revitalização e preservação da memória desse espaço histórico, restituindo sua importância cultural ao Estado”, argumenta.

Além das canções originalmente entoadas pelos peregrinos de Montserrat, a iconografia do período medieval e a tradução de algumas das obras, o Grupo Uccelli também trará, durante as apresentações, as histórias das estações, contadas por antigos ferroviários e registradas em documentário produzido pelo Iphan. As apresentações passarão pelas cidades goianas de Urutaí, Silvânia, Vianópolis e Goiandira, retomando o percurso da Estrada de Ferro de Goyaz e a história da política desenvolvimentista dos anos 1930, com a Marcha para o Oeste, com a proposta de despertar o público para um gênero musical pouco conhecido em paralelo à necessidade de se preservar a memória cultural.

O Grupo Uccelli surgiu em 2013 com um trabalho pioneiro em Goiás, cujo objetivo é unir o conhecimento teórico e prático de obras consagradas através do tempo, proporcionando, por meio da rica sonoridade dos instrumentos medievais, um diálogo constante entre passado e presente, sacro e secular, cultura popular e erudita. O projeto Montserrat nos trilhos de Goiás é uma idealização de Beatriz Pavan e Cristiane Carvalho, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e apoio do Iphan, por meio do Iphan/GO, como parte das comemorações dos 80 anos da instituição.

 

Patrimônio ferroviário em Goiás
Conforme estabelece a legislação, cabe ao Iphan a responsabilidade de receber e administrar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), bem como zelar pela sua guarda e manutenção. Goiás é um dos 18 estados, além do Distrito Federal, com bens inscritos na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário.

Nos últimos anos, o Iphan/GO vem atuando na fiscalização e manutenção desses bens, com destaque para a produção do documentário Memória Ferroviária em Goyaz (2011) e para a restauração das estações ferroviárias de Silvânia, Pires do Rio, Goiandira, Urutaí e Vianópolis (estações de Tavares, Ponte Funda e Caraíba). Após as obras, foram feitas cessões de uso para as Prefeituras municipais, visando o usufruto dos espaços pelas comunidades locais.

 

S E R V I Ç O

Dia 18 de março, às 20 horas
Estação Ferroviária de Urutaí
Endereço: Av. Emídia Carneiro, 193-375

 

Dia 19 de março, às 20h
Estação Ferroviária de Silvânia
Endereço: Av. Dom Bosco, s/n

 

Dia 25 de março, às 20h
Estação Ferroviária de Vianópolis
Endereço: Av. Antônio José Quinon, próximo à Pça. 19 de agosto

 

Dia 26 de março, às 16h
Estação Ferroviária de Goiandira
Endereço: Rua Anhanguera, 2-3

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Eventos

Flamboyant Garden Festival reúne arte, cultura e gastronomia com entrada gratuita em Goiânia

Evento tem diversão para toda a família nessas férias de julho, com muita música, teatro, cinema e gastronomia 


+ Eventos

Tradicional Arrairá do Militá WM acontece na sexta-feira (14) em Goiânia

O colégio da Polícia Militar Waldemar Mundim, do setor Itatiaia, terá quadrilha dos alunos e a quadrilha profissional Renascer


+ Eventos

William Waack, novo âncora da CNN Brasil, vem a Goiânia nesta terça-feira palestrar no Sankhya Talks

Além do jornalista, o evento terá Tallis Gomes (fundador da Easy Taxi), e Arthur Igreja (co-fundador do Grupo AAA). Assinantes Clube Curta Mais tem desconto exclusivo no evento


+ Eventos

Confira o roteiro das festas juninas, quadrilhas e arraiás de Goiânia

A agenda da cidade está recheada de opções que prometem agradar a pessoas de todas as idades e bolsos


+ Eventos

Rio Quente recebe Arraiá dos Youtubers com Enaldinho e Mariany do Beleza Teen

O arraiá promete interação total entre os Youtubers e seus fãs, com uma semana de muita folia e diversão


+ Eventos

Goiânia recebe ação voltada para o Maio Amarelo neste sábado

Promovido pela OAB-Go, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito


+ Eventos

Feira em prol do Centro de Valorização da Mulher é realizada em Goiânia

Bazar, feira de trocas e lançamento de revistas e vídeos sobre o Cevam são as atrações da feira


+ Eventos

Pub de Goiânia recebe show com o melhor do pop e rock

Com uma voz marcante, Christiano Pena vai se apresentar nesta quarta-feira e promete uma noite inesquecível


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.