Por que Aparecida de Goiânia tem esse nome se ela é mais antiga que Goiânia?

Aparecida foi fundada em 11 de maio de 1922, enquanto que Goiânia surgiu em 24 de outubro de 1933.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
bfaed0fec7b67b17cc0d7dc0ce6041ff

Nem todos sabem, mas a cidade de Aparecida de Goiânia, a principal dentre as cidades satélites da capital goiana, é mais antiga que a própria metrópole. Ela foi fundada em 11 de maio de 1922, enquanto que Goiânia foi fundada em 24 de outubro de 1933.

Mas, se Goiânia não existia quando ela foi fundada, por que recebeu o nome de “Aparecida de Goiânia”, haja vista que na época sequer havia a possibilidade de a capital existir na região?

O fato é que Aparecida não ganhou o status de município assim que fundada e mudou de nome várias vezes. Ela surgiu como povoado do então município de Pouso Alto (hoje, Piracanjuba), recebendo apenas o nome “Aparecida”, em homenagem à padroeira. Em 1958, ela passou a ser um distrito do município de Grimpas (que atualmente é Hidrolândia) e o nome foi então alterado para “Vila Aparecida de Goiás”.

Mais tarde, em 1963, a cidade então se emancipou, passando a finalmente se chamar de Aparecida de Goiânia, tal qual nós conhecemos atualmente. Na época, inclusive, o governo estadual promoveu vários assentamentos na cidade, o que promoveu o seu acelerado crescimento populacional, um dos maiores do país na época.

Tentaram um outro nome, mas não deu certo

Ainda em 1958, a Lei Municipal número 1.406, de 26 de dezembro, mudou no nome da então Vila Aparecida de Goiás para Goialândia, uma mistura de Goiânia com Hidrolândia. Contudo, a pequena população local não gostou muito dessa ideia. Por isso, logo depois, o nome antigo foi retomado.

Tudo começou com uma capela

A história de Aparecida de Goiânia tem a ver com a capela de Nossa Senhora de Aparecida, hoje uma paróquia na Praça da Matriz, no centro da cidade. O núcleo populacional original era formado por fazendeiros, com destaque para José Cândido de Queirós, Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Barbosa Sandoval, João Batista de Toledo e Aristides Frutuoso, além de suas respectivas famílias. Quem hoje anda pela área central do município reconhece esses nomes por terem sido dado às ruas locais.

Atualmente, a cidade de Aparecida de Goiânia é a segunda mais populosa de Goiás, com 532.135 pessoas (dados do IBGE para 2016), além de ser a mais importante dentre as cidades satélites que formam a Região Metropolitana de Goiânia.

 paris

Fotos da matéria: Prefeitura de Goiânia

 

Mudança de nome?

Um projeto de lei, de autoria do deputado estadual Paulo Cézar Martins (PL) visa alterar o nome do município de Aparecida de Goiânia. O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e pretende alterar a nomenclatura da cidade para “Aparecida”.

Em sua justificativa, o parlamentar explicou que esta é uma forma de desvincular o nome de Goiânia, tendo em vista que o município de Aparecida já cresceu. Na ocasião, Paulo Cézar Martins ressaltou ainda que esta seria uma vontade antiga do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB).

Para a mudança, o deputado quer que os moradores sejam antes consultados através de um plebiscito. Ele argumenta ainda que Aparecida de Goiânia era uma cidade dormitório, que não tinha perspectiva, até que Maguito Vilela acreditou e transformou a cidade, dando autoestima para a população.

Até o momento, a mudança não foi aprovada.

101 anos

No dia 11 de maio de 2023, Aparecida de Goiânia celebra seu centésimo primeiro aniversário, uma data muito especial para todos os seus habitantes e para aqueles que têm laços com esta cidade querida.

Aparecida de Goiânia se transformou em um verdadeiro gigante, a cidade foi das que mais cresceu nos últimos anos e continua em plena expansão. É o município que mais se aproxima da capital em vários aspectos: em população é o segundo maior do estado, na economia Aparecida também não faz feio, tem o terceiro PIB, Produto Interno Bruto do Estado, ultrapassando os seis bilhões de reais.

Além disso tem cinco polos empresariais, o segundo maior shopping Center de Goiás e milhares de comércios que geram mais de 100 mil empregos. Mas ao lado de tanto desenvolvimento, Aparecida de Goiânia ainda tem uma dívida social muito grande, falta infraestrutura na maioria dos bairros da cidade, provocada em parte, pela grande quantidade dos chamados vazios urbanos, o índice de domicílios atendidos com esgoto sanitário é um dos mais baixos do país e muitas outras questões ainda precisam ser resolvidas em aparecida para que o cidadão tenha de fato, uma vida digna.

 

paris

Foto Por: Trama Digital

 

Veja também:

20 programas para conhecer (e se surpreender) em Aparecida de Goiânia

Confira os parques e praças de Aparecida de Goiânia ideais para caminhar, malhar ou contemplar

Entenda a importância da Igreja de grande relevância histórica na Região Metropolitana de Goiânia que será revitalizada

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.