Planetário de Goiânia terá observação astronômica do raro Trânsito de Mercúrio com entrada gratuita

A sessão terá entrada gratuita nesta segunda-feira

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
ea0f7b5a200bb7b97519a9606f2a1ec7

Na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, da Universidade Federal de Goiás (UFG) estará aberto ao público das 9h35 às 15h para a observação do Trânsito de Mercúrio, que é a passagem do planeta Mercúrio em frente ao Sol. Trata-se de um evento astronômico raro, que ocorre 13 ou 14 vezes por século, e nesse ano será visível em todo o território brasileiro.

O fenômeno não deve ser observado a olho nu, ou seja, não se deve olhar para o Sol sem contar com a proteção de filtros especiais. No Planetário da UFG utilizaremos telescópios e binóculos com filtros apropriados, além de óculos especiais para a observação segura do Sol. Se o dia estiver nublado, não será possível realizar as observações.

A observação da passagem de Mercúrio em frente ao Sol foi prevista pelo astrônomo Johannes Kepler no século XVII. Em 7 de novembro de 1631 astrônomos confirmaram a ocorrência do fenômeno que, dentre as várias importâncias, permite o refinamento histórico da distância da Terra ao Sol e compreensão do trânsito de planetas ao redor de outras estrelas.

O próximo trânsito de Mercúrio ocorrerá em novembro de 2032, e será visível apenas parcialmente do Brasil. A entrada é gratuita.

Observação Astronômica: Trânsito de Mercúrio

Local: Planetário Juan Bernardino Marques Barrio – UFG

Endereço: Av. Contorno, 900 – Setor Central

Mais informações: 3225-8085