Pessoas com mais de 40 anos devem trabalhar apenas 3 dias por semana, aponta estudo

Segundo o professor Colin McKenzie, trabalhar 25 horas por semana é mais produtivo que trabalhar 55 horas

Roberto Carlos
Por Roberto Carlos
8e5fc37d8fc2e85eec4f3c1c1669fb18

Um estudo de 2016 da Universidade de Melbourne, na Austrália, concluiu que pessoas que trabalham mais tendem a render menos. Segundo o Instituto de Economia Aplicada e investigação Social da universidade, pessoas com mais de 40 anos se saem melhor no âmbito profissional se trabalharem apenas três dias por semana.

O estudo foi feito com 3500 mulheres e 3000 homens trabalhadores, aposentados e desempregados que foram submetidos a testes cognitivos que analisam hábitos. Os participantes faziam exercícios de ler em voz alta, falar uma lista de números por ordem decrescente e associar letras e números num limite de tempo preestabelecido.

Colin McKenzie, professor da Universidade de Melbourne e autor do estudo, afirma que “conhecer” e “pensar” são indicadores significativos para a produtividade do profissional. Os testes feitos dão a possibilidade de conhecer o perfil dos estudados, sua capacidade e pensamento, raciocínio da memória, a execução e a abstração.

E ele revelou que pessoas que trabalham 25 horas por semana rendem mais do que as que trabalham 55 horas.

Ao jornal britânico The Times, McKenzie disse que o movimento de muitos países (como o Brasil) de elevar a idade da aposentadoria, cria trabalhadores cansados e improdutivos e, fazendo com que as pessoas trabalhem mais tempo, renderão menos e só poderão reclamar seus benefícios quando a velhice chegar.

“o trabalho pode ser uma faca de dois gumes. Estimula a atividade cerebral, mas, em longas horas e em uma série de funções pode causar fadiga e estresse, o que pode potencialmente danificar as funções cognitivas”.

Colocam também que o ideal é o trabalhador ir gradualmente diminuindo seu tempo semanal de serviço conforme envelhece, no sentido de manter a capacidade cognitiva funcionando bem até que fiquem idosos.