Pesquisa diz que homens precisam sair para beber com os amigos ao menos duas vezes por semana

Estudo ainda aponta que eles podem se recuperar mais rápido de doenças

Adelina Lima
Por Adelina Lima
d11b97a7ae4df591ad70d391a0a1f5c2

Uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, chegou à conclusão de que os homens precisam sair pelo menos duas vezes por semana para beber (ou praticar algum esporte) com os amigos. O estudo diz ainda que a quantidade de parceiros nos encontro deve ser de, no máximo, quatro pessoas.

O motivo é que, em companhia, os homens ficam mais saudáveis e generosos, o que os ajuda a ser recuperarem mais rápido de doenças. A pesquisa foi liderada pelo próprio diretor da instituição, Robin Dunbar.

No desenvolvimento da metodologia empregada, apenas 40% dos voluntários tinham liberdade e a prática de sair para beber duas vezes ou mais com os amigos. Esse grupo apresentou sinais mais visíveis de recuperação quando afetados por doenças, além de não sofrerem de transtornos depressivos e terem, em geral, uma composição mais saudável do organismo.

E não para por aí, um outro estudo da Universidade de Exeter, do Reino Unido afirma que o consumo (moderado) de álcool ajuda a memorizar informações. De acordo com a pesquisa, a ingestão de álcool bloqueia o circuito da memória de curto prazo, enquanto que a de longo prazo pode ser consolidada. Ou seja: ao consumir uma bebida, a região do hipocampo no cérebro não tem nada novo para aprender, ficando mais fácil armazenar informações, como a de uma aula ou de uma conversa produtiva.