Pequenas cidades, grandes experiências: 7 novidades para desbravar em Goiás

Destinos turísticos fora do eixo que guardam belezas ainda pouco conhecidas

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
84a42ee2ee6b4b0fe84f1f0f9f93474f

Elas podem não ser destinos turísticos tão tradicionais quanto Caldas Novas, Pirenópolis, Cavalcante e companhia, mas, sem dúvidas, essas pequenas cidades guardam riquezas naturais, culturais e históricas que merecem ser conhecidas. Que tal aproveitar as férias e desbravar o interior de Goiás, vivendo experiências e conhecendo culturas e povos que estão mais próximos do que você imaginava? Conheça 7 pequenas cidades com grandes experiências aqui em Goiás:

 

1. Aloândia – a 150km de Goiânia

Aloândia é um municipio do estado de Goiás distante cerca de 150km de Goiânia. Sua população estimada em 2014 era pouco mais de 2 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE. A cidade tem grande potencial para a agricultura, e sua principal atração turística é a cachoeira do Itambé, com cerca de 50 metros de altura, ideal para a prática de rapel.

Aloandia

Cachoeria do Itambé, em Aloândia

Foto: Prefeitura de Aloândia

Rapel

Rapel na Cachoeira do Itambé, em Aloândia

Foto: Perímetro Aventura

Como chegar: Aloândia fica a aproximadamente 150km de Goiânia, com acesso pela BR-153.

Informações: Prefeitura Municipal de Aloândia: (64) 3496-1130

 

2. Mossâmedes – a aproximadamente 150km de Goiânia

Localizado a 150km de Goiania, o município possui reservas minerais de ouro, diamante e uma grande variedade de outras pedras preciosas. O Parque Estadual Serra Dourada, que divide o munícipio com a Cidade de Goiás, detém uma imensa quantidade de minerais, formações rochosas e grutas, como a Caverna dos Morcegos. Parte do Parque é reserva da Universidade Federal de Goiás, que recebe pesquisadores nacionais e estrangeiros. A cidade é cortada por rios, córregos e pequenas fontes de água, como o Rio Fartura, Rio Pissarrão, Rio João Alves, Rio Turvo, Rio São Manoel, Rio Água Fria e Rio Uru.

mossamedes

Parque Estadual da Serra Dourada, em Mossâmedes

Vista

Vista do mirante do Parque Estadual da Serra Dourada, em Mossâmedes

Foto: Viagens por aí

Como chegar: Mossâmedes fica a aproximadamente 150km de Goiânia, com acesso pela GO-070.

Informações: Prefeitura Municipal de Mossâmedes: (64) 3377-1129 | (64) 3377-1532

 

3. Diorama – a aproximadamente 260km de Goiânia

Diorama está localizada a aproximadamente 245 km de Goiânia, com população estimada em pouco mais de 2 mil habitantes. A cidade está situada próxima a um lago natural, em uma altitude de 506 metros acima do mar. A cidade possui várias cachoeiras, entre elas a Cachoeira da Ponte das Pedras, no Rio dos Bois. Na cidade se localiza também uma ONG que cultiva ervas com poder medicinal, que são distribuídas para as unidades nacionais de saúde. O projeto é reconhecido internacionalmente por ser o único laboratório fototerápico brasileiro.

Cachoeira

Cachoeira da Ponte das Pedras, no Rio dos Bois, em Diorama

Como chegar: Diorama fica a aproximadamente 260km de Goiânia, com acesso pela GO-060.

Informações: Prefeitura de Diorama: (64) 3689-1101 | (64) 3689-1105

 

4. Niquelândia – a 303km de Goiânia

Popular pelo turismo de pesca, a cidade de Niquelândia está cercada de cachoeiras, grutas e outras riquezas naturais. Na cidade, vale se programar para pescar e observar a vida selvagem nos lagos de Serra da Mesa e Cana Brava, tomar banho nas cachoeiras do Muquém, de São Bento e do Pai Chico e conhecer a Gruta de São Pedro. A cidade abriga ainda a Lagoa Azul, ideal para banho e mergulho. A cidade também recebe anualmente, em agosto, a a festa de Nossa Senhora da Abadia de Muquém (distrito de Niquelândia), que recebe grande número de fiéis.

Lago

Lago Azul, em Niquelândia

Foto: Goiás Turismo

Lago

Mergulho no Lago Azul em Niquelândia

Foto: Karol Meyer

Como chegar: Saindo de Goiânia, siga pela BR-153 até Uruaçu. Depois, pela GO-237.

Informações: (62) 3379-3620

 

5. Piranhas – a aproximadamente 320km de Goiânia

Piranhas está situada a aproximadamente 320km de Goiânia e possui inúmeras riquezas naturais como a cachoeira Três Tombos. A cidade abriga ainda o Salto do São Domingos, considerada a segunda maior cachoeira do estado de Goiás e uma das mais belas do país. Uma de suas outras belas atrações é o Morro de Mesa.

piranhas

Salto do São Domingos, em Piranhas

Como chegar: Piranhas fica a 326 km de Goiânia, acesso pela BR -060.

Informações: (64) 3665-7000

 

6. Mara Rosa – a aproximadamente 348km de Goiânia

Com população estimada de 35 mil habitantes, Mara Rosa está a aproximadamente a 150km da divisa de Goiás com o estado do Tocantins. A cidade é conhecida por seu Lago Azul, formado pelas escavações para exploração de minério. Com o fim das atividades exploradoras no local, a água de coloração azul transnbordou e invadiu o local, criando o lago, ideal para mergulho e prática de esportes aquáticos, como o standup paddle.

Lago

Lago Azul, em Mara Rosa

Foto: Diveboard

Mergulho

Mergulho no Lago Azul em Mara Rosa

Standup

Standup Paddle no Lago Azul, em Mara Rosa

Foto: GoSUP

Como chegar: Mara Rosa fica a aproximadamente 348km de Goiânia, com acesso pela BR-153.

Informações: Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Turismo: (62) 3366 2209 | 8500 6479

 

7. Baliza – a aproximadamente 420km de Goiânia

O município de Baliza foi fundado graças à descoberta e exploração de jazidas de diamantes. Com o passar dos anos e a emigração dos garimpeiros, Baliza foi ficando mais vazia. Ainda hoje, a cidade conserva o traçado irregular das ruas e casas em estilo antigo, mantendo os hábitos típicos da vida garimpeira. A cidade abriga a Cachoeira do Salto Paraguassú e a Pedra de Baliza, todas com acesso livre para visitantes.

Baliza

Cachoeira do Salto Paraguassú

Baliza

Pedra de Baliza

Como chegar: Baliza fica a aproximadamente 420km de Goiânia, com acesso pela GO-060.

Informações: Prefeitura Municipal de Baliza: (64) 3660-1096