Os 85 filmes preferidos de Martin Scorsese
O diretor de clássicos como Touro Indomável, Taxi Driver e Os Bons Companheiros dá uma mãozinha para os cinéfilos de plantão
Você larga tudo por um bom filme? Cinéfilo assumido? Essa lista é para você!
O autor da seleção abaixo, é ninguém mais, ninguém menos que o cineasta de prestígio, Martin Scorsese. O diretor, que tem no portfólio clássicos como Touro Indomável, Taxi Driver e Os Bons Companheiros, resolveu criar uma lista com longas-metragens que considera primordiais para quem busca uma carreira na indústria audiovisual ou simplesmente é (também) um grande amante do cinema.
Suas indicações vão de filmes antigos a contemporâneos, contemplando todos os gêneros, de obras conhecidas pelo grande público, até aquelas que muitas vezes podem passar na obscuridade da indústria, mas nunca diante dos olhos aguçados de quem entende do assunto.
A boa notícia é que todos (ou a maioria) estão disponíveis no Netflix.
De quebra, cada um dos filmes contam com o hiperlink do IMDb. O Internet Movie Database é uma enciclopédia virtual dedicada ao cinema e à TV. É líder por larga vantagem em sua área (o concorrente é o Rotten Tomatoes). Está entre os 50 sites mais populares do planeta, com 160 milhões de usuários únicos mensais. Hoje tem informações sobre 2 950 317 títulos (incluindo episódios de seriados) e 6 029 621 personalidades.
Curta Mais:
Os Prediletos de Scorsese
- A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole), de Billy Wilde
- Tudo o que o Céu Permite (All that Heavens Know), de Douglas Sirk
- Terra de um Sonho Distante (America, America), de Elia Kazan
- Sinfonia de Paris (An American in Paris), de Vincent Minelli
- Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola
- Este Mundo é um Hospício (Arsenic and Old Lace), de Frank Capra
- Assim Estava Escrito (The Bad and the Beautiful), de Vincent Minelli
- A Roda da Fortuna (The Band Wagon), de Vincent Minelli
- Nascido em 4 de julho (Born on the Fourth of July), de Oliver Stone
- Círculo do Medo (Cape Fear), de J. Lee Thompson
- A Marca da Pantera (Cat People), de Paul Schrader
- Caught, de Max Ophüls
- Cidadão Kane (Citizen Kane), de Orson Welles
- A Conversação (The Conversation), de Francis Ford Coppola
- Disque M para Matar (Dial M for Murder), de Alfred Hitchcock
- Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing), de Spike Lee
- Duelo ao Sol (Duel in the Sun), de King Vidor
- Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (The Four Horsemen of the Apocalypse), de Vincent Minelli
- Europa’51, de Roberto Rossellini
- Faces, de John Cassavetes
- A Queda do Império Romano (The Fall of the Roman Empire), de Anthony Mann
- Francisco, Arauto de Deus (The Flowers of St. Francis), de Roberto Rossellini
- Força do Mal (Force of Evil), de Abraham Polansky
- Dragões da Violência (Forty Guns), de Samuel Fuller
- Alemanha Ano Zero (Germany Year Zero), de Roberto Rossellini
- Gilda, de Charles Vidor
- O Poderoso Chefão (The Godfather), de Francis Ford Coppola
- Mortalmente Perigosa (Gun Crazy), de Joseph H. Lewis
- HealtH, de Robert Altman
- O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate), de Michael Cimino
- Museu de Cera (House of Wax), de André De Toth
- Como era Verde o meu Vale (How Green was my Valley), de John Ford
- Desafio à Corrupção (The Hustler), de Robert Rossen
- Estranha Fascinação (I Walk Alone), de Byron Haskin
- The Cake-Walk Infernal, de Georges Méliès
- Aconteceu Naquela Noite (It Happened one Night), de Frank Capra
- Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts), de Don Chaffey
- Romance na Itália (Journey to Italy), de Roberto Rossellini
- Júlio César (Julius Caesar), de Joseph L. Mankiewicz
- Kansas City, de Robert Altman
- A Morte num Beijo (Kiss me Deadly), de Robert Aldrich
- Klute, de Alan J. Pakula
- A Terra Treme (La Terra Trema), de Luchino Visconti
- A Dama de Shanghai (The Lady from Shanghai), de Orson Welles
- O Leopardo (The Leopard), de Luchino Visconti
- Macbeth, de Roman Polanski
- A Caixa Mágica (The Magic Box), de John Boulting, Roy Boulting
- MASH, de Robert Altman
- Neste Mundo e no Outro (A Matter of Life and Death), de Michael Powell, Emeric Pressburger
- Quando os Homens são Homens (McCabe & Mrs. Miller), de Robert Altman
- O Messias (The Messiah), de Roberto Rosselini
- Perdidos na Noite (Midnight Cowboys), de John Schlesinger
- Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos, de Paul Schrader
- O Galante Mr. Deeds (Mr. Deeds Goes to Town), de Frank Capra
- A Mulher faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington), de Frank Capra
- Nashville, de Robert Altman
- Sombras do Mal (Night and the City), de Jules Dassin
- Cupido Não tem Bandeira (One, Two Three), de Billy Wilder
- Othello, de Orson Welles
- Paisà, de Roberto Rossellini
- A Tortura do Medo (Peeping Tom), de Michael Powell
- Anjo do Mal (Pickup on South Street), de Samuel Fuller
- O Jogador (The Player), de Robert Altman
- Glória e Poder (The Power and The Glory), de William K. Howard+
- No Tempo das Diligências (Stagecoach), de John Ford
- Entre Dois Fogos (Raw Deal), de Anthony Mann
- Os Sapatinhos Vermelhos (The Red Shoes), de Michael Powell
- O Absolutismo: A Ascensão de Luís XIV (The Rise of Louis XIV), de Roberto Rossellini
- Heróis Esquecidos (The Roaring Twenties), de Raoul Walsh
- Rocco e seus Irmãos (Rocco and his Brothers), de Luchino Visconti
- Roma, Cidade Aberta (Rome, Open City), de Roberto Rossellini
- Secrets of the Soul
- Sedução da Carne (Senso), de Luchino Visconti
- Sombras (Shadows), de John Cassavetes
- Paixões que Alucinam (Shock Corridor), de Samuel Fuller
- Deus Sabe o Quanto Amei (Some Came Running), de Vincent Minelli
- Stromboli, de Roberto Rossellini
- Contrastes Humanos (Sullivan’s Travel), de Preston Sturges
- A Embriaguez do Sucesso (Sweet Smell of Success), de Alexander Mackendrick
- Contos de Hoffmann (Tales of Hoffmann), de Michael Powell
- O Terceiro Homem (The Third Man), de Carol Reed
- Moeda Falsa (T-Men), de Anthony Mann
- A Marca da Maldade(Touch of Evil), de Orson Welles
- O Processo (The Trial), de Orson Welles
- A Cidade dos Desiludidos (Two Weeks in Another Town), de Vincent Minelli