18/02/2020 12:24
O Melhor da Cidade / Melhores de Goiânia

Os 10 melhores restaurantes de alta gastronomia do ano em Goiânia

Ranking elaborado pelo jornalista Marcelo Albuquerque, editor do guia Curta Mais com 10 anos de curadoria dos melhores lugares e programas da cidade.

Marcelo
por Curta Mais

Já é praxe, todo final do ano reúno aqui minhas melhores experiências gastronômicas em Goiânia em uma das listas mais aguardadas pelos leitores do Curta Mais e pelo próprio segmento. O fato é que a capital goiana vive um dos seus melhores momentos no quesito alta gastronomia. Nunca antes na nossa recente história, tivemos tantas (e boas) opções como agora o que tornou minha tarefa ainda mais complexa ao fazer a seleção desse ano.

Aliás, elaborar uma lista é a certeza de entrar numa polêmica. Mas já que quem entra na chuva é para se molhar, não posso me esquivar da tarefa. Como editor do Curta Mais sou sempre cobrado para indicar bons lugares e programas na cidade e, afinal, essa é a missão do guia mais longevo da história da cidade, fazer a curadoria dos melhores lugares e programas de Goiânia.

Pelo segundo ano consecutivo, fiz questão de dedicar tempo conhecendo e avaliando muitas casas e experiências em Goiânia. Nas minhas visitas, encontrei endereços tradicionais que se consolidaram ou se reinventaram e novidades que chegaram para revolucionar o quesito experiência gastronômica na cidade. Sim, experiência! Já foi o tempo que um estabelecimento se resumia a oferecer apenas comida como único atrativo para seus clientes. O cliente hoje quer mais. Quer sair de casa e voltar com a certeza que valeu a pena o almoço, o happy hour ou o jantar em todos os aspectos, inclusive nos detalhes como a música ambiente, climatização, simpatia do garçom, o tempero (e temperatura) do prato, a forma de servir a bebida, mimos, a conta final etc. Entre os critérios utilizados nesta minha avaliação estão detalhes como a comida autoral e com personalidade, ambiente, atendimento, relação custo/benefício, a satisfação com o conjunto da obra e aquele algo mais que nos surpreende positivamente.

Essa lista será atualizada todo final de cada ano, de acordo com minha avaliação, novidades e melhorias nas casas que se propõe oferecer uma comida mais elaborada.

Ps: não há qualquer caráter comercial para a escolha destes estabelecimentos. Trata-se da opinião pessoal do autor e editor do guia Curta Mais, com 10 anos de curadoria dos melhores lugares e programas da cidade.

1º Iz

É o quarto ano consecutivo que a casa, comandada pelo chef Ian Baiocchi, se mantem no topo da minha lista. Pelo pioneirismo e inovação constantes, o Iz continua como a melhor opção da alta gastronomia em Goiânia. Tanto no almoço executivo quanto no jantar, sempre a certeza de uma boa experiência gastronômica. O ponto alto é sem dúvida a comida que colocou Goiânia no circuito gourmet nacional.

Entrecôte

O Entrecôte ao Roti é meu prato predileto na casa e um dos muitos motivos para amar o Iz, o melhor restaurante de Goiânia.

Endereço: Rua 1129, 146, Quadra 237, Lote 30, Setor Marista

Telefone: 3092-5177

 

Meze

Resolvi dedicar o segundo lugar este ano na minha lista ao Meze porque finalmente pude dar uma atenção mais detalhada ao intimista restaurante da rua 1134 no Setor Marista. Sem dúvidas, o chef Henrique Pontes é a grande promessa goiana para a gastronomia nacional e acredito que 2020 poderá conquistar o país com sua cozinha autoral. O jovem tímido, inquieto e inovador chef de cozinha é quem lidera a pequena e competente equipe da casa. Um verdadeiro artista da gastronomia que faz questão de pesquisar e selecionar cada ingrediente usado em suas criações totalmente autorais. Nunca espere uma comida trivial no Meze. O menu da casa é para para paladares exigentes e técnicos, feito para conhecedores do assunto que apreciam uma experiência sensorial. Quem mais na cidade ousaria servir uma casca de banana crocante com gosto de baunilha? A ousadia e inovação no preparo dos pratos são dignas de um Chef's Table. Tudo por lá, tudo mesmo, é artesanal. A cozinha poderia ser chamada de laboratório!

Em 2019 o Meze resolveu levar de vez toda riqueza e exclusividade dos ingredientes do Cerrado e foi aí que se destacou dos demais. Tem tudo para inaugurar uma nova fase de uma gastronomia local ainda mais elaborada.

O Meze também passou pelo crivo da exigente curadoria do Clube Curta Mais e assinantes premium ganham 30% de desconto exclusivo no cardápio.

meze

O chef usa toda timidez para se revelar na cozinha.

Endereço: Rua 1134, nº73, Setor Marista.

Telefone: 3639-8665

 

3º Juá

A casa que é uma das melhores novidades dos últimos tempos em Goiânia, se mantem no podium como top 3 do ano. O Juá virou realidade a partir da união entre quatro gastrônomos apaixonados pelo assunto. A cozinha autoral, comandada pelo criativo chef acreano Júnior Marinho, acerta nas entradinhas, nos incríveis pratos principais e nas sobremesas. Tudo com um toque de brasilidade e esmero da alta gastronomia. Imagine uma bisteca suína com mousseline de batata, farofa de abóbora, gel de maçã verde e roti de leitão com doce de leite! O mix improvável é um dos destaques do menu impecável da nova casa.

O Juá também foi testado e aprovado (com louvor) pela curadoria do Clube Curta Mais e assinantes premium ganham 30% de desconto exclusivo no cardápio.

jua

A reinvenção do agridoce na mistura improvável da bisteca suína com mousseline de batata, farofa de abóbora, gel de maçã verde e roti de leitão com doce de leite.

Endereço: Rua 1.136 n° 550, Setor Marista.

Telefone: (62) 3877-5359 | 98188-5739

 

4º 1929 Trattoria Moderna

O quarto lugar deste ano fica com o 1929 Trattoria Moderna, também comandado por Ian Baiochhi. O restaurante que abriu em julho de 2017 se mantem na minha lista pelo conjunto da obra com uma das melhores experiências gastronômicas da cidade. A casa faz uma homenagem à moderna cozinha italiana unindo clássicos para resgatar memórias afetivas como a "Macarronada da Minha Avó" e o moderníssimo "Ravioli de Pera" que acompanha Castanhas de baru, azeite de trufas brancas, fonduta de Grana Padano, ciboulette, manteiga de limão China.

ravioli

1929 motivos para conhecer o novo endereço gourmet da cidade. Um deles é o perfeito Ravioli de Pera!

Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 955 – Setor Marista

Telefone: (62) 3609-8878

 

5º Viela Gastronômica

O aconchegante endereço, estrategicamente escondido em uma viela do Setor Sul, se mantem entre as melhores opções gourmets da capital. Só pelo lugar improvavelmente sossegado (a viela fica à poucos metros da Avenida 136, uma das mais movimentadas de Goiânia), já vale a vista. Mas são nos pratos e na boa carta de vinhos que a experiência se completa, tanto no almoço executivo de segunda a sexta quanto nos jantares mais elaborados. Sob o comando da empresária e chef Flávia Torres, o restaurante conta com um excelente time na cozinha e sempre traz novidades no cardápio.

Dica: o Viela também passou pelo crivo da exigente curadoria do Clube Curta Mais e assinantes premium ganham 30% de desconto exclusivo no cardápio.

viela

E o que dizer desse Tortellini Modenese? Massa fresca de manjericão recheada com compota de tomate cereja, fonduta de queijo, castanhas e basílico crocante!

Endereço: Rua 136D Nº 91 - Setor Sul - Viela do Edifício NASA

Telefone: 3541-3263

 

Faça parte do maior e melhor clube de gastronomia da cidade com benefícios exclusivos nas melhores casas por apenas R$ 9,99 ao mês

 

Grá

Uma das grandes sensações do ano, o elegante endereço tem uma das experências sensoriais mais incríveis da cidade unindo alta gastronomia e uma vista de tirar o fôlego a quase 200 metros de altura! O menu, assinado por Ian Baiochhi, traz ótimas releituras de clássicos franceses como o Filet Mignon ao Roti com Brioche, ervas e o aligot perfeito. Para começar bem a experiência, não deixe de pedir de entrada o maravilhoso Croque Madame. A casa tem dois ambientes bem diferentes e sob medida para um programa mais intimista (o bistrô fechado com uma vista incrível) ou um happy hour inesquecível no rooftop ao lado do heliponto.

gra

Os conceitos de alta gastronomia foram atualizados. Literalmente, no caso do Grá Bistrô e Rooftop.

Endereço: entrada pela Avenida Portugal, nº 2653 - Setor Marista.

Reservas: 62 3181-0322

 

 Kabanas

A tradicional marca, que conta com dois endereços na cidade, se mantém se reinventar e continua entre as melhores opções da alta gastronomia goianiense. Comandada pelo empresário Ricardo Siqueira, a casa merece estar nessa lista exatamente pela constância, qualidade dos pratos e um dos melhores atendimentos da cidade. Destaque para a unidade do Shopping Flamboyant que se mantem como um dos meus endereços preferidos na cidade e ponto de encontro certo para quem não quer errar na escolha. A moderna casa une requinte e sofisticação com uma das equipes mais bem treinadas e simpáticas da cidade.

kabanas

O melhor steak tartare de Goiânia, quiçá do Brasil!

Endereço: Av. Jamel Cecílio, nº 3300, Jardim Goiás, Shopping Flamboyant

Telefone: (62) 3922-3393

 

Kanpai

O templo da gastronomia oriental em Goiânia chega ao meu top 10 do ano por ser o mais tradicional e constante representante do gênero na cidade. Se o Kanpai do Setor Sul é uma verdadeira viagem no tempo das boas memórias afetivas, o Kanpai Blue é uma experiência futurística. A moderna unidade do polo gastronômico, toda trabalhada em aço corten e ambiente cheio de vidros inspirado em um aquário, reúne o que há de mais novo tanto na arquitetura quanto na gastronomia internacional com ênfase na japanese fusion. No menu, pratos autorais preparados com ingredientes selecionados dos melhores fornecedores do país e do mundo. Além dos famosos combinados, festivais e saquês, o cardápio também oferece opções para quem não curte o gênero. Pratos quentes como risotos e carnes nobres são ótimas pedidas para harmonizar com a variada adega de vinhos com rótulos nacionais e internacionais.

Ingredientes que também chamaram a atenção da curadoria do Clube Curta Mais e agora o Kanpai do Setor Sul e o Kanpai Blue fazem parte da nossa seleção de parceiros com desconto exclusivo de 30% para assinante premium em todo cardápio, exceto bebidas. 

kanpai

Kanpai Setor Sul

Endereço: Rua 84, 519 - Setor Sul.

Telefone: (62) 3241-3434

Kanpai Blue

Endereço: Polo Gastronômico do Flamboyant Shopping, Av. Dep. Jamel Cecílio, 3300 - Loja 3, Jardim Goiás.

Telefone: (62) 3088-0107

 

Magna

Com boa experiência em restaurantes renomados nacionais e internacinais, o chef Marcos Soares é quem comanda a cozinha da moderna e aconchegante casa localizada na rua 147 do Setor Marista. No menu, a união do contemporâneo com clássicos da cozinha de vó, incluindo surpresas da culinária local. Tudo preparado com a conhecida exigência do chef e sua equipe.

magna

Endereço: R. 147, n.576 - Marista.

Telefone: 3998-0707

 

10º Chez Monino

A quarta casa do chef Ian Baiocchi, aposta na descontração e nos pratos autorais sempre inovadores. Toda semana uma surpresa e um verdadeiro passeio por várias cozinhas. 

O nome escolhido, assim como a cozinha elaborada no local é “simples” e “sofisticada”. Chez é uma palavra de origem francesa que designa “na casa de”, Monino, o apelido afetuoso que Ian recebeu na infância. “É como se as pessoas fossem comer o que eu cozinharia para elas, caso fossem convidadas para comer na minha casa”, explica.

Endereço: Metropolitan Mall - Av. Dep. Jamel Cecílio, 2300 - Jardim Goiás.

Telefone: (62) 3609-6200

 

Também valem a visita:

Dom Ralf

Longe do burburinho e das movimentadas regiões de bares e restaurantes de Goiânia, esconde-se um oásis gastronômico estrategicamente pensado para quem quer fugir da mesmice na cidade. Um templo do sabor que une simplicidade, atendimento amigável e muito aconchego no pequeno Setor Bela Vista. Para quem ama uma boa experiência ao redor da mesa, o Dom Ralf, é um prato cheio! Se você ainda não conhece o lugar, não vá esperando luxo e ostentação. Afinal, quem conhece o Peru, sabe que simplicidade e hospitalidade são marcas registradas desse povo. Mas se o objetivo for comer bem, vá sem medo! Cada prato do tradicional menu, é uma explosão de sabores. Se quiser fazer uma imersão aos clássicos peruanos, não deixe de pedir o Lomo Saltado (filé mignon com fritas preparado ao melhor estilo andino) e, claro, o velho e bom Ceviche (o original). Uma viagem ao Peru sem sair de Goiânia no primeiro e úbico restaurante peruano da cidade.

O restaurante Dom Ralf é mais uma experiência testada e aprovada pela curadoria Curta Mais e acaba de reforçar o time de parceiros premium do Clube Curta Mais com 30% de desconto em todo cardápio, exceto bebidas. O benefício vale todos os dias e horários de funcionamento da casa e é exclusivo para assinantes premium. Para se tornar sócio, saiba mais aqui.

Endereço: Alameda Couto Magalhães, 685 Setor Bela Vista.

Telefone:  (62) 3255-6185 / (62)99645-9998

 

Porto Cave

Um dos restaurantes mais tradicionais e premiados de Goiânia, se consolida como o templo da enogastronomia lusitana em Goiânia e conta com clientela cativa de terça a sábado no almoço e no jantar e aos domingos com o clássico almoço português. O almoço executivo de segunda a sexta inclui entrada, prato principal e sobremesa. A especialidade da casa, claro, é o bacalhau. Destaque para o Bacalhau Porto Cave, as Sardinhas e os famosos pastéis de nata. Tudo preparado com o esmero da chef Edvânia Nogueira, que comanda a casa junto com o esposo José Pedro Martins dos Santos, responsável pela excelente seleção de vinhos portugueses – de longe a melhor carta do tipo na cidade com mais de 200 rótulos. O próprio José Pedro, natural de Portugal, faz questão de receber a clientela, enquanto a chef Edvânia prepara os pratos. Intimismo que remete ao clima de uma típica cantina portuguesa.

porto

Endereço: Rua 28, 210, Setor Marista

Reservas: (62) 3278-2670

 

Mony

A casa uniu a cozinha contemporânea e coquetelaria clássica internacional, refletindo a experiência de vários lugares do mundo todo em seus pratos, drinks e no atendimento despojado. O restaurante faz uma releitura do estilo industrial chic e incorpora a ideia cosmopolita da diversidade, do respeito e da interação entre as pessoas e o ambiente.

Com ambiente despojado, é um dos resturantes mais "diferentões" de Goiânia, trazendo sotisficação com um toque urbano e sustentável. Possui um menu executivo com pratos principais e massas, deliciosos sanduíches de dar água na boca, saladas, sobremesas e uma carta de drinks pra ninguém botar defeito.

Assinantes Premium do Clube Curta Mais podem curtir o Moony com uma vantagem exclusiva: 30% de desconto em todo o cardápio do restaurante.

f64dffb220f03345a1545b56a88619fd.jpg

Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 928 - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-050
Telefone e reservas: (62) 3624-9329

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ O Melhor da Cidade

Tolentino Varanda: um pedacinho da Lapa carioca em Goiânia que reúne bar, comida boa e preço camarada

A varanda que tem atraído (e encantado) a clientela oferece 30% de desconto para Assinantes Premium do Clube Curta Mais


+ O Melhor da Cidade

Além do Olhar: especialista em sobrancelhas e cílios oferece cuidados de beleza personalizados em Goiânia

Um dos pioneiros em micropigmentação em sobrancelha é hoje referência em estética em sobrancelha, olhos e boca


+ O Melhor da Cidade

Gastronomia peruana é eleita a melhor do mundo pela oitava vez na premiação World Travel Awards

Único Restaurante peruano em Goiânia surpreende com culinária que combina mais de 12 cozinhas em ambiente à caráter


+ O Melhor da Cidade

Salão de beleza 'LaMuse' faz sucesso com ambiente que parece uma casa de boneca em Goiânia

O espaço que virou febre entre as mulheres oferece 30% de desconto para Assinantes Premium do Clube Curta Mais


+ O Melhor da Cidade

Carnivaria: primeiro hambúrguer com queijo Raclette de Goiânia bomba no food truck e abre restaurante com preço de comida de rua

A recém inaugurada e convidativa casa no Parque Amazônia tem ainda hot dog artesanal e acaba de chegar no Clube Curta Mais com 30% de desconto para assinantes premium


+ O Melhor da Cidade

Café Biano em Goiânia te faz sentir na França com ambiente romântico e um jardim poético a céu aberto

O espaço possui uma marcante característica autêntica de aproximar o público da cultura goiana


+ O Melhor da Cidade

Dom Ralf: simplicidade, simpatia e muito sabor do primeiro e único restaurante peruano de Goiânia

Do famoso Ceviche ao incrível Lomo Saltado, a casa oferece pratos da melhor cozinha do mundo


+ O Melhor da Cidade

Mr. Sacada sanduicheria faz sucesso com lanches gigantes, sanduba sem frescura e preço de pit dog em Goiânia

A casa aposta na qualidade dos ingredientes e opções saborosas pra matar a fome com 30% de desconto no Clube Curta Mais


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.