23/01/2018 19:43
Gastronomia / Roteiros Gastronômicos

Os 10 melhores restaurantes de alta gastronomia do ano em Goiânia

Ranking elaborado pelo jornalista Marcelo Albuquerque, editor do guia Curta Mais com 10 anos de curadoria dos melhores lugares e programas da cidade.

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Elaborar uma lista é a certeza de entrar numa polêmica. Mas já que quem entra na chuva é para se molhar, não posso me esquivar da tarefa. Como editor do Curta Mais sou sempre cobrado para indicar bons lugares e programas na cidade. Pelos segundo ano consecutivo, fiz questão de dedicar tempo conhecendo e avaliando muitas casas e experiências em Goiânia. Nas minhas visitas, encontrei endereços tradicionais que se consolidaram ou se reinventaram e novidades que chegaram para revolucionar o quesito experiência gastronômica na cidade. Sim, experiência! Já foi o tempo que um estabelecimento se resumia a oferecer apenas comida como único atrativo para seus clientes. O cliente hoje quer mais. Quer sair de casa e voltar com a certeza que valeu a pena o almoço, o happy hour ou o jantar em todos os aspectos, inclusive nos detalhes como a música ambiente, climatização, simpatia do garçom, o tempero (e temperatura) do prato, a forma de servir a bebida, mimos, a conta final etc. Entre os critérios utilizados nesta minha avaliação estão detalhes como a comida autoral e com personalidade, ambiente, atendimento, relação custo/benefício, a satisfação com o conjunto da obra e aquele algo mais.

Essa lista será atualizada todo final de cada ano, de acordo com minha avaliação, novidades e melhorias nas casas que se propõe oferecer uma comida mais elaborada.

Ps: não há qualquer caráter comercial para a escolha destes estabelecimentos. Trata-se da opinião pessoal do autor e editor do guia Curta Mais, com 10 anos de curadoria dos melhores lugares e programas da cidade.

 

1º Iz

Sob o comando do chef Ian Baiocchi, a casa se consolida como a melhor opção da alta gastronomia de Goiânia e repete o primeiro lugar no meu ranking. Tanto no almoço executivo quanto no jantar, sempre a certeza de uma boa experiência gastronômica. O ponto alto é sem dúvida a comida e faz do lugar o queridinho da cidade. Para evitar as filas de espera, não esqueça de fazer reserva.

iz

A Barriga de porco braseada é um dos muitos motivos para amar o Iz, o melhor restaurante de Goiânia.

Endereço: Rua 1129, 146, Quadra 237, Lote 30, Setor Marista

Telefone: 3092-5177

 

2º 1929 Trattoria Moderna

Sim, a recém inaugurada casa de massas do Ian Baiochhi, o melhor chef de cozinha da cidade na atualidade, emplaca o segundo lugar na minha lista. O restaurante que abriu em julho de 2017 começou com alguns problemas nas primeiras semanas de funcionamento mas logo se acertou e hoje oferece uma das melhores experiências gastronômicas da cidade, com clássicos da culinária italiana e o toque único do criativo chef. É o endereço mais disputado do momento com reservas esgotadas e filas de espera quase todos os dias. O nome do lugar é uma homenagem ao ano de nascimento da avó de Ian, sua grande inspiradora na cozinha.

1929

1929 motivos para conhecer o novo endereço gourmet da cidade. Um deles é a entrada.

Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 955 – Setor Marista

Telefone: (62) 3609-8878

 

3º Meze

A cozinha comandada pelo chef Henrique Pontes, aposta na mistura de cores e sabores variados para conquistar a clientela cada vez mais fiel. Pratos autorais e cheios de criatividade (e sabor, claro), fazem parte do menu. O ambiente é muito aconchegante e convidativo a uma boa experiência enogastronômica na casa que fica em um charmoso endereço no Setor Marista. A sugestão é reservar a mesa no quintal do restaurante ao lado da cozinha para garantir uma experiência ainda mais intimista.

meze

A gente quer comida, diversão e arte!

Endereço: Rua 1134, nº73, Setor Marista.

Telefone: 3639-8665

 

4º Zoe

Imagine um restaurante que mistura comida natureba com pegada gourmet. Parece estranho mas esta é a proposta do Zoe Restaurante que vem se destacando e conquistando os paladares mais exigentes da capital. A casa aberta este ano (no antigo endereço do saudoso Winiká), definitivamente se encontrou após certa irregularidade nas primeiras semanas de operação e conquistou a quarta colocação na minha lista. Destaque para o hambúrguer com blend de carnes suínas selecionadas, servido em cima de uma generosa camada de parmesão assado e o Bife de Chorizo Angus Maturado, acompanhado de purê de batata e uma incrível banana da terra ao molho chimichurri. Uma das melhores novidades do ano na cena gastronômica da cidade. Bem vindo ao top 5, Zoe!

zoe

O Bife de Chorizo Angus Maturado é melhor que qualquer legenda bem bolada!

Endereço: Avenida T-13, 711 - Setor Bueno.

Telefone: (62) 36364152

 

5º Viela Gastronomia

O aconchegante endereço, estrategicamente escondido em uma viela do Setor Sul, se mantem entre as melhores opções gourmets da capital. Só pelo lugar improvavelmente sossegado (a viela fica à poucos metros da Avenida 136, uma das mais movimentadas de Goiânia), já vale a vista. Mas são nos pratos e na boa carta de vinhos que a experiência se completa, tanto no almoço executivo de segunda a sexta quanto nos jantares mais elaborados.

Sob o comando da empresária Flávia Torres, o restaurante conta com um excelente time na cozinha e sempre traz novidades no cardápio.

viela

E o que dizer desse Tortellini Modenese? Massa fresca de manjericão recheada com compota de tomate cereja, fonduta de queijo, castanhas e basílico crocante!

Endereço: Rua 136D Nº 91 - Setor Sul - Viela do Edifício NASA

Telefone: 3541-3263

 

Kabanas

A tradicional marca, que conta com dois endereços na cidade, conseguiu se reinventar e continua entre as melhores opções da alta gastronomia goianiense. Comandada pelo empresário Ricardo Siqueira, a casa merece estar nessa lista exatamente pela constância, qualidade dos pratos e um dos melhores atendimentos da cidade. Destaque para a unidade do Shopping Flamboyant que se mantem como um dos meus endereços preferidos na cidade e ponto de encontro certo para quem não quer errar na escolha. A moderna casa une requinte e sofisticação com uma das equipes mais bem treinadas e simpáticas da cidade.

kabanas

O melhor steak tartare de Goiânia, quiçá do Brasil!

Endereço: Av. Jamel Cecílio, nº 3300, Jardim Goiás, Shopping Flamboyant

Telefone: (62) 3922-3393

 

7º Bartolomeu

Para mim, os melhores gratinados da cidade, além de cortes e temperos de carne únicos. Os assados artesanais bem harmonizados com a vasta carta de vinhos da adega são um dos melhores programas gourmets de Goiânia. A forneria é o diferencial do Bartolomeu com as massas fininhas e sempre crocantes. Vale experimentar a focaccia e as pizzas. Mas o diferencial do lugar é o programa enogastronômico dentro da adega. O chef Francisco André está à frente da cozinha desde que o negócio abriu em 2007.

bartolomeu

A melhor forneria de Goiânia serve um leitão à pururuca de fazer babar!

Endereço: Rua 22, nº 69 Galeria do Pátio 22, Setor Oeste.

Telefone: (62) 3215-4500

 

8º Porto Cave

A aconchegante casa no Setor Marista é uma verdadeira viagem à Portugal sem sair de Goiânia. O Porto Cave foi fundado em 2003 pelo português José Pedro Martins dos Santos que escolhe (e importa) pessoalmente os vinhos da adega e sua esposa Edvânia Nogueira, a chef do restaurante. É o endereço mais português da cidade no som ambiente, na decoração e, claro, no menu. Não é preciso ir até Lisboa para se deliciar com os famosos pastéis de nata, aqui tem a iguaria à altura dos melhores endereços lusitanos.

Porto

Uma viagem aos sabores da terrinha sem sair de Goiânia!

Endereço: Rua 28, nº 210 – Setor Marista.

Telefone: (62) 3278-2670

 

9º Armazém do Churrasqueiro

Em uma cidade carnívora por natureza e com boas opções de casas especializadas, incluir um restaurante do gênero numa lista de alta gastronomia, não é tarefa simples. Mas o chef churrasqueiro Luiz Fiori merece estar aqui. Estudioso do assunto e apaixonado por carne, ele comanda o pequeno e convidativo Armazém do Churrasqueiro que serve um dos melhores cortes da cidade. O lugar conta com boa carta de vinhos para harmonizar bem com os pratos criados pelo chef paulistano radicado em Goiânia.

Armazém

Aos amantes da carne, um paraíso!

Endereço: Rua 15, 2174 , Setor Marista.

Telefone: (62) 3245-2085

 

10º Hakone

Sim, o restaurante mais bonito de Goiânia continua entre as melhores opções da alta gastronomia local. Minha dica é sair do trivial rodízio ou festival japonês e experimentar os pratos quentes da casa. Destaco o Paillard de Frango com risoto de queijo e banana e crisps de couve. Outra boa pedida é o Filé alto ao vinho com risoto de pera. Uma exclusividade da casa que eu simplesmente adoro. Em tempos de desconfiança sobre o que se passa dentro de uma cozinha, no restaurante o cliente vê tudo o que acontece lá dentro.

Hakone

Os pratos autorais são a prata da casa mas pouca gente ainda conhece esse lado do restaurante mais bonito da cidade.

Endereço: Rua T. 55, 830 Setor Bueno.

Telefone: (62) 3945-4035

 

Também merecem minha atenção (toda) especial:

Letoile Dargent

O endereço mais francês da cidade continua com lugar cativo no ranking da alta gastronomia goianiense. A casa tem novo endereço, mas o francês Phillippe Sintes mantém-se à frente da cozinha que continua entre as melhores de Goiânia. Boa opção no almoço executivo e no jantar com destaque para o atendimento sempre cordial dos garçons que já são velhos conhecidos da tradicional clientela.

Letoile

O que dizer desse fondue de queijo Brie no pão Ciabatta com confit de cebola roxa, mel, uvas passas e crispy de presunto de parma servido com salada de rúcula e agrião com maçã e nozes?

Endereço: Rua 1136, 446 - Setor Marista.

Telefone: (62) 3996-2626

 

Ipê

O restaurante do Castros Park Hotel também merece cinco estrelas. A casa une estilo clássico com os pratos autorais e exclusivos elaborados pelos chefs Valdeson Ferreira e Cláudio Fontenele, como o filé mignon Crosta do Cerrado com Molho de Amora com risoto de aspargo verde e gorgonzola e farofa de Baru.

castros

Endereço: Avenida República do Líbano, 1520 - St. Aeroporto, Goiânia - GO, 74070-045

Telefone: (62) 3096-2000

 

Casa Oliva

A casa trouxe a proposta italiana e em pouco tempo se consolidou como uma das melhores opções do gênero em Goiânia. As massas artesanais e os pratos bem elaborados são servidos em um dos ambientes mais elegantes e convidativos da cidade, nas modernas instalações em frente ao Parque Flamboyant. Destaque também para as pizzas gourmet disponíveis no menu.

casaoliva

Endereço: Rua 15, 103 - Jardim Goiás.

Telefone: (62) 3991-0203

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Gastronomia

Goiânia ganha primeira unidade da famosa sorveteria Ben & Jerry's

A norte americana Ben & Jerry's tem tradição de distribuir sorvete de graça no dia da inauguração


+ Gastronomia

Conheça os autênticos doces peruanos em feirinhas de Goiânia

Sucesso a quase 30 anos, casal de peruanos deixa um pedacinho saboroso da tradição deles aos goianienses


+ Gastronomia

Novos bares e restaurantes para fugir da mesmice em Goiânia

Um roteiro completo com as principiais novidades gastronômicas da cidade


+ Gastronomia

Aperitivo bem goiano é a reinvenção do tradicional arroz com pequi

Aprenda a fazer uma receita caseira de bolinho de arroz para degustar com toda família


+ Gastronomia

Os bares e restaurantes preferidos pelos famosos em Goiânia

Se você sonha em fazer uma selfie com um de seus astros favoritos, fique de olho nesses endereços.


+ Gastronomia

12 opções saborosas de comida vegana e vegetariana para comer em Goiânia

Com a ajuda nos nossos seguidores das redes sociais, elaboramos uma lista com as opções mais citadas. Confira!


+ Gastronomia

Lugares que oferecem produtos sem glúten e sem lactose em Goiânia

Cupcakes, brownies, pães e até pizzas livres de glúten e lactose: em Goiânia tem!


+ Gastronomia

Restaurantes oferecem jantar romântico para o Dia dos Namorados em Goiânia

No dia mais romântico do ano o Curta Mais te ajuda na escolha do lugar perfeito pra ir a dois!


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.