23/10/2017 09:36
Notícias / Gastronomia

Os 10 melhores restaurantes de alta gastronomia de Goiânia em 2016

Uma lista inédita feita pelo editor do guia Curta Mais, Marcelo Albuquerque

108440    22

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Elaborar uma lista é a certeza de entrar numa polêmica. Mas já que quem entra na chuva é para se molhar, não posso me esquivar da tarefa. Como editor do Curta Mais sou sempre cobrado para indicar bons lugares e programas na cidade. Neste ano, fiz questão de dedicar tempo conhecendo e avaliando muitas casas e experiências em Goiânia. Nas minhas visitas, encontrei endereços tradicionais que se consolidaram ou se reinventaram e novidades que chegaram para revolucionar o quesito experiência gastronômica na cidade. Sim, experiência! Já foi o tempo que um estabelecimento se resumia a oferecer apenas comida como único produto para seus clientes. O cliente hoje quer mais. Quer sair de casa e voltar com a certeza que valeu a pena o almoço, o happy hour ou o jantar em todos os aspectos, inclusive nos detalhes como a música ambiente, climatização, simpatia do garçom, o tempero (e temperatura) do prato, a forma de servir a bebida, mimos, a conta final etc. Entre os critérios utilizados nesta minha avaliação estão detalhes como a comida autoral e com personalidade, ambiente, atendimento, relação custo/benefício, a satisfação com o conjunto da obra e aquele algo mais.

Ps: não há qualquer caráter comercial para a escolha destes estabelecimentos. Trata-se da opinião pessoal do autor e editor do guia Curta Mais.

 

1º Iz

Sob o comando do chef Ian Baiocchi, a casa se consolidou como a melhor opção da alta gastronomia de Goiânia em 2016. Tanto no almoço executivo quanto no jantar, sempre a certeza de uma boa experiência gastronômica. O ponto alto é sem dúvida a comida e faz do lugar o queridinho do momento na cidade. Para evitar as filas de espera, não esqueça de fazer reserva.

iz

Ian Baiochhi e seus pratos fora da caixa.

Endereço: Rua 1129, 146, Quadra 237, Lote 30, Setor Marista

Telefone: 3092-5177

 

2º Kabanas

A tradicional marca que conta com dois endereços na cidade conseguiu se reinventar e voltou a figurar entre as melhores opções da alta gastronomia goianiense em 2016. Na unidade Bueno, o aconchegante espaço interno é uma boa pedida para um programa a dois com menu assinado pelo chef Leandro Garden (ex-Gero). Já no polo gourmet do Shopping Flamboyant a moderna casa une requinte e sofisticação com uma das equipes mais bem treinadas e simpáticas da cidade. No comando da cozinha, a chef francesa Valerie Lafay também é uma boa novidade do Kabanas. No quesito custo/benefíco, outra boa surpresa. O Kabanas conseguiu manter a qualidade com preços mais competitivos, em especial a adega com rótulos excelentes e acessíveis.

Kabanas

O melhor steak tartare de Goiânia é apenas o começo de uma boa experiência gourmet.

Endereço: Av. T-3, 2693 - Setor Bueno

Telefone: (62) 3093-3393

Kabanas Flamboyant (almoço, happy hour e jantar)

Endereço: Av. Jamel Cecílio, nº 3300, Jardim Goiás, Shopping Flamboyant

Telefone: (62) 3922-3393

 

3º Meze

Uma das gratas surpresas do ano. A cozinha comandada pelo chef Henrique Pontes, é uma das melhores revelações da alta gastronomia goianiense. Pratos autorais e cheios de criatividade (e sabor, claro), fazem parte do menu. O ambiente é simples mas muito aconchegante e convidativo a uma boa experiência enogastronômica. A casa fica em um charmoso endereço no Setor Marista e vale muito a visita.

Meze

É comida ou obra arte? Os dois!

Endereço: Rua 1134, nº73, Setor Marista.

Telefone: 3639-8665

 

4º Viela

A casa que abriu só para eventos não resistiu aos insistentes apelos da clientela e acabou abrindo para o almoço executivo à la carte de segunda a sexta-feira. Um verdadeiro achado escondido propositalmente em uma rua sem saída do Setor Sul. Como o próprio nome revela, o restaurante fica em uma das muitas vielas da região e, mesmo tão recente, conquistou o meu quarto lugar no quesito boa experiência gastronômica. A chef e proprietária Aline Torres divide o comando da cozinha com o também talentoso chef Pedro Melo (ex-Winiká). Além da comida excelente, o ambiente é uma atração à parte que nos remete a um daqueles achadinhos típicos da europa, apesar de estar a poucos metros da movimentada avenida 136. É comum no almoço ter filas no local e é recomendável fazer reserva. A boa notícia é que a casa abrirá para o jantar a partir de fevereiro de 2017.

viela

Estrategicamente escondido em uma das regiões mais movimentadas da cidade. Um achado!

Endereço: Rua 136 D, Setor Sul (viela do Edifício Nasa)

Telefone: 3541-3263 / 98175-8924

 

5º Terraço New York

Logo na entrada a combinação de ritmos já é um convite para entrar na vibe da metrópole mais agitada e moderna do mundo: no som ambiente blues, jazz e soul music remetendo a um bom programa nova iorquino. O TNY se consolidou este ano como uma das melhores opções para reunir amigos ou mesmo um programa à dois em torno da boa mesa. Com opções de ambientes interno (mais aconchegante) e externo com um o bar repleto de bons drinks e a sacada com vista para a movimentada avenida 136. A bem montada cozinha serve pratos internacionais preparados pelo chef José Maicon com a supervisão do também chef e um dos proprietários do restaurante. Destaque para as carnes e entradinhas como o Queijo Brie empanado com farinha panko e acompanhado de mel e geleia de pimenta.

b89adf05fcf2d571d014ab19fe702e3a.jpg

Menu variado, pratos bem servidos e acessíveis são marca registrada da casa.

Endereço: Av. 136, 797 - Setor Sul.

Telefone: (62) 3642-4962

 

6º Letoile Dargent

O endereço mais francês da cidade continua com lugar cativo no ranking da alta gastronomia goianiense. A casa tem novo endereço, mas o francês Phillippe Sintes mantém-se à frente da cozinha que continua entre as melhores de Goiânia. Boa opção no almoço executivo e no jantar com destaque para o atendimento sempre cordial dos garçons que já são velhos conhecidos da tradicional clientela.

Letoile

O que dizer desse fondue de queijo Brie no pão Ciabatta com confit de cebola roxa, mel, uvas passas e crispy de presunto de parma servido com salada de rúcula e agrião com maçã e nozes?

Endereço: Rua 1136, 446 - Setor Marista.

Telefone: (62) 3996-2626

 

7º Bartolomeu

Apesar de já ter quase dez anos a casa me conquistou em 2016. Os assados artesanais bem harmonizados com a vasta carta de vinhos da adega são um dos melhores programas gourmets de Goiânia da atualidade. A forneria é o diferencial do Bartolomeu com as massas fininhas e sempre crocantes. Vale experimentar a focaccia e as pizzas. Mas o diferencial do lugar é o programa enogastronômico dentro da adega. O chef Francisco André está à frente da cozinha desde que o negócio abriu em 2007.

bartolomeu

Ambiente intimista e um cardápio exclusivo.

Endereço: Rua 22, nº 69 Galeria do Pátio 22, Setor Oeste.

Telefone: (62) 3215-4500

 

8º Hakone

Sim, o restaurante mais bonito de Goiânia continua entre as melhores opções da alta gastronomia local. Minha dica é sair do trivial rodízio ou festival japonês e experimentar os pratos quentes da casa. Destaco o Paillard de Frango com risoto de queijo e banana e crisps de couve. Outra boa pedida é o Filé alto ao vinho com risoto de pera. Uma exclusividade da casa que eu simplesmente adoro. Em tempos de desconfiança sobre o que se passa dentro de uma cozinha, no restaurante o cliente vê tudo o que acontece lá dentro sob o comando dos chefs Fabiana Tedoro e José Murilo.

Hakone

Os pratos autorais são a prata da casa mas pouca gente ainda conhece esse lado do restaurante mais bonito da cidade.

Endereço: Rua T. 55, 830 Setor Bueno.

Telefone: (62) 3945-4035

 

9º Porto Cave

A aconchegante casa no Setor Marista é uma verdadeira viagem à Portugal sem sair de Goiânia. O Porto Cave foi fundado em 2003 pelo português José Pedro Martins dos Santos que escolhe (e importa) pessoalmente os vinhos da adega e sua esposa Edvânia Nogueira, a chef do restaurante. É o endereço mais português da cidade no som ambiente, na decoração e, claro, no menu.

porto

O portuga de Goiânia.

Endereço: Rua 28, nº 210 – Setor Marista.

Telefone: (62) 3278-2670

 

10º Contemporane

A casa resiste ao tempo sem perder o DNA que cativou a clientela. Uma comida bem elaborada assinada pela chef Patrícia Santos, ambiente moderno e atendimento cordial fazem do Contemporane um dos dez melhores restaurantes de alta gastronomia de Goiânia em 2016. Boa opção custo benefício tanto no almoço quanto no jantar.

Contemporane

Endereço: Rua 1136, 379 - Setor Marista.

Telefone: (62) 3281-6268

 

Também merecem minha atenção (toda) especial:

Ipê

O restaurante do Castros Park Hotel também merece cinco estrelas. A casa une estilo clássico com os pratos autorais e exclusivos elaborados pelos chefs Valdeson Ferreira e Cláudio Fontenele, como o filé mignon Crosta do Cerrado com Molho de Amora com risoto de aspargo verde e gorgonzola e farofa de Baru.

castros

Endereço: Avenida República do Líbano, 1520 - St. Aeroporto, Goiânia - GO, 74070-045

Telefone: (62) 3096-2000

 

Moony

A casa mais descolada e democrática da cidade. O atendimento sempre simpático é um dos pontos altos do Moony, além do bar bem no meio do ambiente que serve os melhores e mais criativos drinks de Goiânia. A cozinha comandada pelo chef Carlos Alberto traz boas opções mas o ponto alto é mesmo o ambiente. Vale a experiência!

Moony

Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 928 - St. Marista, Goiânia - GO, 74180-050

Telefone:(62) 3624-9329

 

Casa Oliva

A casa trouxe a proposta italiana e em pouco tempo se consolidou como uma das melhores opções do gênero em Goiânia. As massas artesanais e os pratos bem elaborados são servidos em um dos ambientes mais elegantes e convidativos da cidade, nas modernas instalações em frente ao Parque Flamboyant. Destaque também para as pizzas gourmet disponíveis no menu.

casaoliva

Endereço: Rua 15, 103 - Jardim Goiás.

Telefone: (62) 3991-0203

 

Marcelo Albuquerque é jornalista, fundador do Curta Mais, especialista em marketing, curioso e amante das boas experiências enogastronômicas.

marcelo

"Um brinde aos empresários e chefs que buscam sempre a excelência. Espero que tenha curtido!"

NOTÍCIAS RELACIONADAS

17265   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


90888   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


23358   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


6915   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


30068   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


37613   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


33825   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


23136   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.