Orquestra e Coro Sinfônico de Goiânia se preparam para apresentar a primeira ópera na capital

A narrativa parte de uma história verídica que se passa em Catalão (GO) com um farmacêutico acusado de um crime

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
e57b2ad27ee0053b05c6957bc26b43cf

Olhares fixos, corações cheios de expectativa e um público esperando um grande espetáculo. “A décima quarta estação”, primeira ópera de produção totalmente goiana, é uma apresentação inédita da Orquestra e o Coro Sinfônico de Goiânia. O concerto marca a abertura das comemorações do aniversário de 86 anos da capital, entre os dias 1 e 2 de outubro no Teatro Goiânia, a partir das 20h. Os ingressos custam apenas R$20, como preço único e promocional.

A ópera é baseada em fatos reais, que aconteceram no interior de Goiás há muito tempo. A narrativa conta o destino triste do bondoso farmacêutico Antero, que doava remédios a quem precisasse. Porém, tal atitude despertou o ciúme e a ganância do Coronel Rufino, o manda-chuva da cidade, que, pelo temor de perder o poder político, mandou prender e açoitar o farmacêutico pelas ruas até a última estação, a décima quarta. O escritor Miguel Jorge conta que criou a história na década de 1930, quando viajou para Catalão (GO) com um grupo de jovens amigos escritores. “Eu vi essa história, que ficou gravada no meu subconsciente e, passado um tempo, escrevi o conto para mais tarde virar ainda um libreto”, disse. 

Cerca de 100 pessoas estão envolvidas no elenco deste espetáculo produzido pela cultural Laila Santoro, sob direção cênica de Jonas Tavares e regência do maestro Eliseu Ferreira. Segundo Jonas Tavares, produzir a primeira ópera é uma grande oportunidade e ela acompanha o estilo e o clima da capital. “É interessante o fato de ser uma obra contemporânea, pois Goiânia é uma cidade muito jovem, e nossa ópera tem uma linguagem bastante contemporânea, afirma Jonas.

O maestro Eliseu Ferreira garante que será uma grande estreia: “A história foi escrita há mais de dez anos e, agora, vamos reproduzir em ópera, com músicas clássicas universais com influências regionais, relatando tradições goianas como os antigos coronéis. Tenho certeza que será um marco na cultura de Goiás. É muita gente trabalhando e dando o seu melhor. Será uma experiência estética bacana para quem for prestigiar, podem ter certeza disso”, pontua o maestro Eliseu.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Goiânia (@prefeituradegoiania) em 19 de Set, 2019 às 1:14 PDT

Serviço

Primeira ópera de produção goiana abre comemorações do aniversário da Capital

Onde: Teatro Goiânia – Rua 23, n° 252 – Setor Central

Quando: Terça e Quarta (01/10 e 02/10)

Horário: 20h

Entrada: R$ 20 (Único e promocional) 

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter