Orquestra e Coro Sinfônico de Goiânia se apresentam no Teatro Sesi na terça-feira, 28

Ingresso é a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis ou 1 livro

Adelina Lima
Por Adelina Lima
28134ac4e2549d845c573347aac62b0e

A Orquestra apresenta o Programa Händel no seu sétimo concerto da temporada 2016, no Teatro SESI, dia 28 de junho, às 20h30, sob a regência do maestro Joaquim Jayme.  Na primeira parte do programa, será apresentada a Ópera Xerxes,  com solos do contralto Tiago Martins, seguida da peça Music for the Fireworks, composta especialmente pelo compositor para as festividades relativas à Guerra de Secessão Austríaca. Após o intervalo, a orquestra executa Dettingen Te Deum, tendo como solistas  os cantores Priscila Coelho (contalto),  Alexandre Vaz (tenor) e Jadson Álvares (baixo).

PROGRAMA:

Georg Friedrich Händel (1685-1759)

Ópera Xerxes: Largo

(Ária: “Ombra mai fù”)

 

Solista:

Tiago Martins (contralto)

 

Music for the Royal Fireworks

  1. Ouverture: Adagio, Allegro, Lentement, Allegro
  2. Bourrée

III. La Paix: Largo alla siciliana

  1. La Réjouissance: Allegro
  2. Menuets I and II

 

– INTERVALO –

 Dettingen Te Deum (1743)

 

Solistas:

Priscila Coelho (contralto)

Alexandre Vaz (tenor)

Jadson Álvares (baixo)

 

Regência: M.º Joaquim Jayme

 

PROGRAMA

“Ombra mai fù”, mais conhecida como o Largo da ópera Xerxes (Serse), é uma das mais famosas árias de ópera do compositor Georg Friedrich Handel. Nela, Xerxes, rei da Pérsia se volta para uma frondosa árvore do jardim de sua residência, saudando-a: “Nunca ouve sombra de uma árvore tão querida, amável e suave”, diz o texto. Ombra mai fù aparece logo após a abertura da ópera, na cena 1 do primeiro ato. Uma ópera séria com alguns elementos cômicos, Xerxes tem um enredo ficcional sobre o personagem histórico – um drama amoroso que tem como pano de fundo as Guerras Médicas, conflitos nos quais os persas lutavam pela manutenção de seu domínio sobre a Grécia continental, suprimindo a revolta das cidades-estado gregas dominadas e mantendo o controle do comércio marítimo da região.

Além de suas óperas e oratórios, Handel é ainda reconhecido pela maestria com que compunha música para grandes ocasiões festivas. O compositor alemão serviu como “Compositor de Música para Capela Real”, durante o reinado do Rei George II da Inglaterra. Tanto Music for the Royal Fireworks (Música para os Fogos de Artifício Reais) como o Dettingen Te Deum foram escritos para ocasiões festivas relacionadas à Guerra de Sucessão Austríaca.

Por outro lado, Dettingen Te Deum, escrito sete anos antes, em 1741, foi composto para a celebração da vitória do exército inglês sobre o exército francês na batalha de Dettingen, Baviera, dentro da mesma guerra de sucessão. Os ingleses esperavam uma derrota, talvez por isso o grande entusiasmo da celebração de vitória.

 

 

Concerto:  Orquestra Sinfônica de Goiânia

Regência: Joaquim Jayme

Data: 28 de junho (Terça no Teatro)

Local: Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Jardim Goiás. Telefone: 3269-0800)

Ingressos: Doação de 2 kg de alimentos não perecíveis ou 1 livro