O que significa este coração espalhado pelas ruas de Goiânia?

O Curta Mais procurou o autor do símbolo e tirou a dúvida

Caio Miranda
Por Caio Miranda
69f4d5c951696dcf1300616c27e65531

Se você mora em Goiânia, com certeza já viu ele em algum lugar. De tão presente pela cidade, praticamente mais um elemento comum da paisasem urbana, muitas vezes este coração pode passar despercebido pelos olhares mais atentos:

3d824514403091d1b2d64df7819d193a.jpg

Foto: Marcos Aleotti/Curta Mais

A verdade é que ele está por praticamente toda a parte e muita gente deve ter se perguntado: “O que significa este coração?”.

O Curta Mais procurou o artista de rua Homero Maurício, criador do símbolo, e descobriu que a marca, segundo ele, tem por trás um verdadeiro movimento.

3a50797b526e7445facdeec56765c4bc.jpg

Projeto Coração de Rua já está presente nas maiores cidades do mundo (Foto: artista Homero Maurício)

Ao explicar a ideia, chamada ‘Coração de Rua’, Homero não esconde a emoção. “O principal objetivo do ‘Coração de Rua’ é espalhar o amor por aí, de uma forma simples mas que toque as pessoas que passam pela rua e que gere curiosidade”, revela. Segundo o artista, sua criação existe para aproximar as pessoas da cidade. “O símbolo, pra mim, é um símbolo que conecta as pessoas. Que faz as pessoas olharem para a cidade de uma forma diferente, mais carinhosa e atenta. Acredito que a nossa missão é acelerar a união e a conexão das pessoas através da arte.”

Mais que apenas uma pintura, Homero garante, o coração faz parte de um verdadeiro movimento presente hoje em grandes cidades do mundo, como Nova York, Chicago, Londres e São Paulo. “Eu acredito que o amor é a arte de se conectar, e uma vez que eu coloco esse simbolo em outros lugares, mais pessoas vão se conectando e a gente vai criando ao longo dos anos uma grande rede de pessoas que se conectaram com esse coração”, diz ele.

Ao ser perguntado sobre os critérios de escolha dos lugares que vão receber a pintura, Homero afirma que não tem rigidez alguma: “Normalmente são baseados no momento que eu to vivendo ali, naquela hora. Que eu sinto que pode ser um lugar com destque maior dentro de uma rua.”

679cbf808b6efee4744383f907691ecb.jpg

Foto: Marcos Aleotti/Curta Mais

Homero garante que tenta agir com o máximo de responsabilidade na escolha dos lugares: “Não tenho muito a ideia levar esse coração para lugares que foram recém pintados ou clínicas recém reformadas. Eu sempre dou prioridade para lugares que estão descuidados, abandonados ou que sofrem com as interferências da cidade e do tempo.” Caso alguém não aceite que o símbolo tenha sido pintado em um muro da sua comunidade, Homero garante cobrí-lo por inteiro, por conta própria.

No geral, diz o artista, suas intervenções são bem aceitas pelas pessoas. Em uma ocasião, inclusive, a dona de um muro grafitado por Homero resolveu apagar o símbolo. “Eu tava passando na hora e perguntei ‘nossa, estava tão bonito, por que você apagou?’ e nem ela sabia direito explicar o por quê. Na verdade, ela ficou até meio arrependida ao saber que a arte fazia parte de um projeto de inspirar o amor nas pessoas”.

E é essa a intenção, de arte, amor e conexão, que Homero deixa expressa:

“A principal mensagem que eu procuro passar com o Coração de Rua é que realmente o amor é a arte de se conectar, e que só pelo amor a gente pode ser salvo, salvar o nosso mundo”, conclui.

01ede8189099612128d60a09414fdcaa.JPG

Homero Maurício (Foto: Anderson Macedo)