23/05/2017 11:37
Notícias / Conteúdo

O que fazer em 48 horas na charmosa Pirenópolis

Entre as beldades de Goiânia e os burocratas de Brasília, um destino de charme chamado carinhosamente de "Piri".

496622    22

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Entre as beldades de Goiânia e os burocratas de Brasília, surge Pirenópolis (ou só “Piri” para os mais íntimos). Com boa comida, pousadas de charme, compras espertas e um patrimônio arrebatador, não há como não deixar de se encantar com essa pequena joia do interior de Goiás. Destino perfeito para um bate e volta, listamos aqui os programas indispensáveis pra curtir ao máximo esse destino de charme em 48 horas (sem intervalo). Curta mais!

 

DDD: 62

Informações turísticas: Centro de Atendimento ao Turista. Telefone: 3331-2633

Rodoviária: Rua Neco Mendonça, s/n – Centro. Telefone: 3331-1080

Como chegar:

De avião - O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, a 125 quilômetros de Pirenópolis. Há vôos diários partindo das principais cidades do país.

De carro - Vindo do Rio, acesso pela BR-040 (até Brasília), BR-060 (direção Goiânia, até Abadiânia) e GO-338. Vindo de São Paulo, acesso pela SP-330 (até divisa com Minas Gerais), BR-050 (até Catalão, Goiás), GO-330 (até Anápolis), BR-414 (até Planalmira) e GO-338.Vindo de Brasília, BR-060 (direção Goiânia, até Abadiânia) e GO-338.

De ônibus - As empresas Goianésia, Santo Antônio e Expresso São José têm ônibus partindo de Brasília, Goiânia e Anápolis, respectivamente.

Circulando - A melhor maneira de apreciar o Centro Histórico de Piri é caminhando. Para curtir as cachoeiras, vá de carro até o ponto mais próximo do início das trilhas.

 

Centro Histórico de Pirenópolis

Tombada pelo IPHAN em 1989 como patrimônio histórico, a cidade conserva o casario colonial. Pelas ladeiras calçadas em paralelepípedos do centro antigo estão espalhadas construções de janelas coloridas, igrejas e espaços culturais. O cenário fica ainda mais bonito à noite, quando são acesas antigas luminárias. Vá a pé, sem pressa, e se deleite com os cafés, lojinhas de artesanatos, os bistrôs e todo o charme do lugar.

 

Curtir a deliciosa Rua do Lazer

rua

Nos finais de semana - seja alta ou baixa temporada -, a noite é agitada na Rua do Rosário, mais conhecida como Rua do Lazer. Por ali, estão restaurantes das mais variadas especialidades, além de bares para todos os gostos. A rua fica fechada para veículos com mesas e cadeiras colocadas na rua mesmo.

 

Visitar o Parque Estadual dos Pireneus

Espalhado por uma área de quase três mil hectares, o parque oferece trilhas, cachoeiras com poços para banhos e o mirante do pico da Capelinha, o segundo mais alto do Estado, a 1.385 metros de altitude.

Como chegar: Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus

Telefone: (62) 3331-2633

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

A igreja foi construída por escravos entre 1750 e 1754. O destaque é o altar-mor, que guarda a imagem do Senhor do Bonfim em tamanho natural, feita em madeira e trazida da Bahia.

Símbolo da tradicional cultura pirenopolina, esta majestosa e monumental igreja tem sob a sua vetusta edificação o retrato da história: do fausto aurífero. Considerada como o maior e mais antigo monumento histórico de Goiás, passou pelo abandono, a revalorização histórica, o infeliz incêndio e, mais uma vez, sua reconstrução.

A igreja está aberta à visitação aos sábados, domingos, segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 07:00 às 17:00h. Terça e quarta é fechado.

 

Museu das Cavalhadas

Museu

O colorido museu reúne indumentárias e objetos que contam a história da Festa do Divino, a mais tradicional da região.

Endereço: Rua Direita, 39, Pirenópolis.

Telefone: (62) 3331-1166

 

Museu Rodas do Tempo

Rodas do Tempo é a realização de um sonho de quem, por mais de trinta anos, procurou resgatar e restaurar veículos antigos motorizados de duas rodas. São motocicletas, bicicletas motorizadas, scooters e veículos com mais de duas rodas que possuem motorização de motocicleta ou scooter.

Venha dar um passeio pela história em duas rodas!

Visite: www.rodasdotempo.com.br. Av. Prefeito Luiz Gonzaga Jayme nº 172, Alto do Bonfim, Pirenópolis-Goiás. Telefone: (62) 3331-2487. E-mail: [email protected]

 

Santuário Vagafogo

A reserva particular foi criada em 1990 para promover a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos. Conta uma trilha acessível de 1.500m que revela árvores centenárias da mata ciliar que margeia o Rio Vagafogo, onde é possível se refrescar em uma piscina natural e uma pequena cachoeira.

O Santuário oferece também atividades para visitantes de todas as idades como: arvorismo, rappel, tirolesa pêndulo, observação de fauna e flora, biblioteca, quiosque com redes para descanso e o Brunch, uma verdadeira experiência gastronômica com cerca de 45 itens produzidos na própria fazenda a partir de frutos do cerrado e produtos locais ou ainda optar pelos deliciosos lanches e porções. Destaque para o ótimo brunch é o atendimento do lugar!

Rua Frota, 888, Pirenópolis. Telefone: (62) 3335-8515

 

Fazenda Babilônia

fazenda

Construída por escravos em fins do século XVIII, a Fazenda Babilônia possui imenso valor histórico. Preservada durante séculos e tombada como Patrimônio Nacional, ainda conserva o enorme casarão colonial sustentado por grossas vigas de madeiras e paredes de taipa e rodeado por muros de pedras. Além do patrimônio e da história, a Fazenda babilônia ainda resgata a gastronomia colonial. Uma fartíssíma refeição composta de mais de 40 itens feitos com produtos da própria fazenda. São antigas receitas típicas de um Goiás rural e antigo. É o Café Sertanejo da Fazenda Babilônia.
GO-431, Km 3, Pirenópolis, Goiás 72980-000.
Número de telefone: +55 (62) 9294-1805

 

Passeio de Jipe

A área de lazer do Hotel Fazenda Tabapuã dos Pirineus também é aberta para quem não está hospedado. Uma das atividades mais procuradas é a tirolesa com 570 m de extensão - uma trilha de 1,5 km leva até a plataforma de lançamento. Um passeio de jipe leva à Cachoeira do Coqueiro e ao Mirante do Pico dos Pireneus.

Acesso pela estrada para Cocalzinho (atravessando o Parque Estadual dos Pireneus), 20 km (17 km de terra) ou 45 km por asfalto via Corumbá de Goiás

Telefones: (61) 3447-9325 e (61) 9973-9303

 

Comprinhas

As lojinhas concentram-se principalmente na Rua do Bonfim, o Largo do Rosário e a feirinha na praça central nos finais de semana e feriados, e oferecem joias, máscaras, bolsas, tapetes, sabonetes artesanais e peças de arte. Há muita coisa de desenho encantador, artesanato de primeira, feita por artistas locais e gente que se mudou para cá em busca de um ambiente charmoso.

 

Cachoeiras aos montes!

A Serra dos Pirineus abriga cachoeiras para todos os gostos - caudalosas, repletas de piscinas, perfeitas para a prática de rapel... A maioria fica dentro de reservas ecológicas, o que significa o pagamento de ingresso. É recomendável contratar guias, uma vez que o acesso para algumas exige longas caminhadas. Curta Mais selecionou algumas das mais procuradas:

 

Cachoeira do Rosário

Com 40 metros de queda, Rosário é procurada para a prática de rapel - a aventura termina em uma bela piscina natural. A cachoeira fica no Santuário das Araras e é acessível por trilha (uma hora de caminhada). O espaço oferece, ainda, mirante e almoço caipira. 

Saindo de Pirenópolis, siga pela rua direita até o cruzamento que dá acesso ao aeroporto e saida para goianésia. Siga em frente por 29 km. Após passar a segunda ponte encontrará a via de acesso a direita e siga por mais 9 km chegando a Cachoeira Nossa Senhora do Rosário.

Informações: Demócrito Alexandre Pereira - (62) 9952 8515 e 3331 1029

 

Cachoeira do Abade

Há duas maneiras de aproveitar o passeio até a Cachoeira do Abade, em Pirenópolis (GO). Uma delas é ir direto à Cachoeira do Abade, com poço para banho e prainha, e à do Canyon (7 m), com poço grande e fundo. A outra é percorrer a trilha de 2,5 km com mirantes, corredeiras leves, um poço e, para finalizar, uma ponte suspensa (o ingresso também dá direito a visitar as cachoeiras).

Endereço: Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus, Pirenópolis, Goiás, Brasil

Número de telefone: (062) 91329694

 

Cachoeiras do Lázaro e de Santa Maria

As Cachoeiras de Santa Maria e Lázaro ficam dentro da Reserva Ecológica de Vargem Grande. A de Santa Maria (8m de queda, dez minutos de trilha fácil) é melhor para o banho: tem poço mais fundo e praia. Na do Lázaro (15m e 30 minutos de trilha média), o melhor é a ducha. Há salva-vidas na alta temporada (janeiro e julho) e fins de semana.

Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus.

Telefone: 62-3331-3071

 

Cachoeiras Bonsucesso

Local rico em belezas naturais com cachoeiras belíssimas com água límpida e gelada que proporcionam um banho delicioso

A lagoa azul é a última das cachoeiras e a mais bela e a cachoeira da pedreira é melhor para crianças.

 

Cavalhadas - Festa do Divino

Tradicional em diversas regiões do país, a Festa do Divino Espírito Santo acontece também em Pirenópolis. Um detalhe, porém, faz a diferença: o evento realizado na pequena cidade goiana é considerado o mais bonito do Brasil e atrai milhares de turistas. O fato se deve à Cavalhada, uma bela e emocionante encenação onde os cavaleiros revivem lutas medievais envolvendo mouros e cristãos. A festa folclórica dura três dias e acontece um mês e meio depois da Páscoa. A programação inclui ainda coroação do imperador, espetáculos de fogos de artifício, repique de sinos e procissão de bandeiras. Os eventos são sempre acompanhados pelos mascarados, que se fantasiam com coloridas cabeças de boi ou de onça e divertem a garotada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

8908   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


83616   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


16009   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


4043   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


28458   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


35090   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


23184   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


20057   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.