O que fazer em 48 horas em Goiânia

Lugares e programas para o bate e volta na capital de Goiás

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
8f30cfe06b2ab7badac50e991bbe6b0e

Goiânia é uma cidade polo no tusimo de eventos e negócios. Dados da Associação do setor hoteleiro (Abih), revelam que a capital recebe cerca de 200 mil hóspedes todos os meses. A permanência média desses turistas é de dois dias, ou seja, 48 horas. A pergunta recorrente: o que fazer em Goiânia em tão pouco tempo? Curta Mais, como sempre, preocupado em promover as boas experiências da nossa cidade e facilitar a vida de moradores e visitantes, tenta aqui, repsondar essa pergunta com um roteiro básico e bacana de lugares e programas pra curtir nas passagens rápidas por aqui. Uma listinha para ler e ser guardada em caso de emrgência. Vai receber um parente ou amigo de fora? Está em Goiânia e vai ficar 48 horas? Siga a seta, siga as dicas do Curta Mais:

 

Praça Cívica (para respirar um pouquinho da história e conhecer parte do rico patrimônio art déco, marca registrada da arquitetura goianiense)

Nova

pracaPraça

A praça passou recentemente por uma grande revitaliazação e é um dos lugares que mais recebe turistas na cidade. Primeira praça de Goiânia, inaugurada em 1933, foi oficialmente batizada de Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira e é considerada o marco inicial da construção da cidade. Nela, se encontra o Palácio das Esmeraldas (todo em art déco), residência oficial do governador de Goiás, sendo o ex-governador Pedro Ludovico Teixeira o primeiro morador do Palácio. Na Praça Cívica está também localizado o moderno Palácio Pedro Ludovico, centro administrativo do estado. A praça abriga também o Museu Zoroastro Artiaga e em seu centro se localiza o Monumento às Três Raças.

Leia mais sobre a Praça Cívica aqui.

 

Gastronomia: Goiânia muito além do Pequi

Goiânia tem ganhado fama de boa de mesa e não é por acaso. São opções incríveis que vão do petisco de boteco à alta gastronomia, do pequi ao caviar.

Comida típica – Está em Goiânia e quer comer pequi, galinhada e empadão? Recomendamos o Restaurante Chão Nativo

O restaurante Chão Nativo está dividido em duas unidades (Oeste e Bueno), mas com a mesma proposta: casa simples, decorada com objetos típicos da roça e comida goiana, feita no fogão à lenha.

Quer pamonha? Na terra da pamonha, os melhores endereços você vê aqui.

Yes, temos pamonha!

Todas as lembranças gastronomicas do campo são oferecidas em mais de 50 pratos, entre eles: Empadão goiano, Pamonha frita, Feijão tropeiro, Pequi, Milho verde, Leitoa a pururuca, Carne de lata, Frango caipira, Angu, Galinhada, Guariroba, Paçoca no pilão, Linguiça apimentada frita na hora, Torresmo, além de outras especialidades dispostas em um carro de boi de 1917 (Oeste) ou no fogão à lenha (Bueno).

Alta gastronomia – A cidade oferece excelentes opções que vão da culinária oriental (destaque para o Hakone, eleito o restaurante mais bonito de Goiânia) e o tradicional Piquiras (espécie de ponto turístico gastronômico, assim como o Pinguim é em Ribeirão Preto). 

Vale conferir também a lista de restaurantes étnicos badalados na cidade. Procura bom atendimento? Veja a lista dos bares e restaurantes com melhor atendimento de Goiânia, segundo os próprios clientes.

hakone1

Hakone: o restaurante mais bonito de Goiânia.

bar

A tradição do Piquiras. A unidade do Shopping Flamboyant tem vários bons vizinhos no polo gastronômico.

Do verbo botecar

celsin

 

Não tem mar? Vai pro bar! Os calçadões são o ponto de encontro mais democrático da cidade.

Os bares e botecos de Goiânia merecem um capítulo à parte e são um dos programas preferidos de quem chega por aqui. A certeza de encontrar bons petiscos, bebida gelada e, quem sabe, até uma boa paquera. Tá solteiro? Confira a lista de lugares para paquerar. Em plena segunda-feira em Goiânia? Não se desespere! Temos bares que nunca fecham pro aqui, veja aqui.  

 

Orgulhosamente, a capital verde do Brasil

Goiânia se orgulha de ter a maior concentração de verde por habitante do país e para celebrar o título, conta com belíssimos parques espalhados em toda a cidade. Destaque para o Bosque dos Buritis, Lago das Rosas, Vaca Brava e Parque Flamboyant. Vale a visita! O roteiro completo com os 10 parques mais visitados de Goiânia, você confere aqui.

Bosque dos Buritis

bosque                                                         

Local de bastante visitação, o Bosque dos Buritis é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Cercado por árvores, e plantas rasteiras. E conta com três lagoas articifiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos. Em uma delas está o maior jato d’água da América do Sul. Área de 124.800 metros quadrados.

Endereço: Entre as Ruas 1 e 29, Avenida Assis Chateaubriant e Alameda dos Buritis, Setor Oeste. 

Parque Lago das Rosas 

parque

O Lago das Rosas é o parque mais antigo da capital, criado na década de 40. Seu nome se deve à um jardim de rosas que havia no local antes da construção do parque, além da art déco e suas construções tombadas pelo IPHAN. O parque abriga uma vasta quantidade de espécies de plantas e é excelente pedida para um piquenique. Nele você encontra uma biblioteca, área destinada a yoga e o zoológico da capital.

Endereço: Entre a Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera.          

 

Na terra da música sertaneja, 4 lugares que fazem jus ao gênero

Villa Mix

A casa do Jorge & Mateus, famosa dupla sertaneja, bomba de gente bonita fã do estilo. Sempre com apresentações ao vivo de artistas locais e nacionais. É comum esbarrar com algum famoso.

Woods

A maior rede de casas noturnas do Brasil dedicada ao estilo, claro, tem sua unidade em Goiânia. Na agenda de shows, todo mês uma atração de renome nacional se apresenta ao vivo.

Av. T. Dez, 277 – St. Bueno. Telefone: (62) 9663-4335

Santafé Hall

Localizada em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, no nobre bairro Setor Marista, a casa é mais uma especialista no assunto mas também abre espaço para outros estilos como o funk e a house music.

Av. 136, 222 – St. Marista. Telefone:(62) 3945-7980

Valley Pub

Outra rede nacional que acabou embarcando por aqui também exatamente pelo grande público que curte a música sertaneja. A casa é linda e tem boa agenda de shows ao vivo.

Rua 137, nº241 – R. 137, 241 – St. Marista. Telefone:(62) 3997-6612

 

Bolshoi, orgulhasamente goianiense

O aconchegante pub já recebeu bandas internacionais como The Doors, Nazareth e Focus (acredite, as originais) e foi premiado várias vezes como o melhor lugar para dançar e para ouvir música ao vivo. Rock, jazz, blues e companhia, dão o tom do repertório. Ah! A carta de cervejas especiais é incrível!

Vale conferir também a lista de 23 lugares em Goiânia que você nunca vai ouvir música sertaneja. Clique aqui.

 

Shoppings Center: a cidade bomba de endereços

Programa predileto de 11 entre 10 goianienses e visitantes, os Shoppings bombam de segunda a domingo e são sempre garantia de diversão, lazer e compras. Decidimos incluir na nossa lista, cinco opções para atender os mais diferentes gostos e bolsos.

Flamboyant Shopping Center

Âncora da região Sul de Goiânia, o Flamboyant (ou “Flambas” pros mais íntimos), reúne as mais famosas grifes do mundo num só lugar, além dos restaurantes mais badalados da atualidade na capital.

Av. Deputado Jamel Cecílio, 3300 – Jardim Goiás, Goiânia. Telefone:(62) 3546-2000

Passeio da Águas

O mais novo da cidade, o Passeio das Águas é o gigante da região Norte da capital. Com boa opção gastronômica e lojas famosas, destacamos a programação e opções para a garotada – atualmente a melhor de Goiânia.

Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras. Telefone:(62) 4003-7840

Goiânia Shopping

Um dos mais modernos e grandes centros de compras da cidade, o Goiânia Shopping tem como vizinho um dos mais belos cartões postais da cidade: o Parque Vaca Brava (vamos falar dele já já).

Av. T-10, nº 1.300 – Setor Bueno. (62) 3237-0514

Bougainville

Um dos mais tradicionais shoppings de Goiânia, o “Bouga” tem como destaque sua localização nobre e privilegiada. Shopping de vizinhança com opção de empório e cinema mais voltado para o público premium. Ah! Foi o lugar escolhido para ser a sede do Curta Mais (funcionamos como um concierge com dicas e vendas de shows, teatros, gastronomia e turismo).

Rua 9, 1855 – St. Marista. Telefone: (62) 3520-4300.

 

O Serra Dourada é nosso!

Vai que coincide sua estadia com um grande clássico do futebol goiano ou brasileiro? Palco de grande jogos, o Serra Dourada pode ser um bom programa para quem tem pouco tempo na cidade e ama o esporte. Inaugurado em 1976, o “Serra” como é carinhosamente chamado, tem capacidade para 54.048 pessoas, o palco do futebol goiano é endereço certo para os grande clássico locais como Goiás e Vila ou Atlético Goianiense. Recebe também os grande clubes fo futebol brasileiro e até nossa Seleção Brasileira.

Av. Fued José Sebba, 1170 – Jardim Goiás. Telefone: (62) 3201-6084