24/06/2019 10:22
Notícias / Conteúdo

O que determina as características do seu passaporte?

Por que o passaporte brasil é azul e não verde e amarelo?

Redação
por Redação Curta Mais

Fim de ano, clima de férias, sensação tranquila, aquele momento em que você só quer descansar, tirar uma folguinha do trabalho e esperar o novo ano com muita paz e harmonia. Será que existe maneira melhor de fazer isso do que viajando? Seja dentro ou fora do país, até mesmo do estado, o mais importante é sair da rotina maçante.

Bem, quem viaja para o exterior sabe que muitos países não exigem visto, mas um dos documentos, praticamente, indispensáveis é o passaporte. Você já parou para olhar o seu? Mas fazer aquela boa análise, das características dele? Por exemplo, por que o passaporte brasileiro é azul e não verde e amarelo?

A questão é que, no mundo todo existem apenas 4 cores de passaporte: azul, vermelho, verde e preto. Isso acontece porque, hoje, esse documento precisa seguir rígidos padrões de design e segurança, impostos pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI - sigla em inglês), ligada à ONU, aos 193 países e seis territórios conhecidos.

19a1b554d4dd0284f54b40b7cf73e2d9.jpeg

Imagem: Viagem e Turismo

Segurança

De acordo com as regras da OACI, o passaporte deve ter a forma de um livro, de dimensões 125mm x 88mm, com o mínimo de oito páginas mais a página com os dados do portador. Essa última deve estar em locais e zonas específicas, que possibilitam sua leitura eletrônica.

Outras características são: hologramas que aparecem sob luz ultravioleta, chip eletrônico com todas as informações do portador e tinta ótica variável, que muda de cor quando colocada sob diferentes fontes de luz e padrões. Não apenas, a OACI pede às autoridades responsáveis que incluam o máximo número possível de características específicas. Todas essas medidas são para segurança, dificultando cada vez mais falsificações e fraudes. A maioria dos países possuem acordos com empresas especializadas e autorizadas para a fabricação dos passaportes. No Brasil, essa é uma responsabilidade da Casa da Moeda.

056186050f7615b1d8e1027c023b6159.png

Imagem: Como Fazer

As cores

Como falamos mais acima, no mundo todo existem apenas 4 cores de passaporte: vermelho, verde, azul e preto, mas suas variações de tons são diversas. Em entrevista à BBC, o vice-presidente da Passaport Index [site interativo de dados de passaportes], Hrant Boghossian, informa que isso depende, primordialmente, de um contexto político, geográfico ou religioso.Como exemplo, ele usa o passaporte da União Europeia, que é vermelho, mas que muitos associam com o vermelho comunista. Enquanto isso, o azul está associado com o 'Novo Mundo', por exemplo: Estados Unidos, Brasil, Argentina, Canadá, América Central, Venezuela, entre outros. Não apenas, países como Coreia do Norte, Iraque, Síria e Israel também são azuis.

Outro fator determinante pode ser a fé, como os países muçulmanos, que possuem passaporte verde, cor associada ao profeta Maomé. Outros preferem exaltar o sentimento nacionalista, como a Suíça, que possui um passaporte vermelho vibrante, assim como sua bandeira.

Além disso, as cores facilitam aos agentes escolher para qual fila mandar os visitantes que passam pela imigração. O que pode ser bom ou ruim. Um bom exemplo disso é a Colômbia, com um passaporte verde, sempre que o país enfrentava difícil situação com violência e narcotráfico, o documento era sinal de alerta nos postos de imigração e alfândegas. Por essa razão, em 1992, o governo decidiu mudar a cor do passaporte para vermelho/vinho. Na tentativa de facilitar o trânsito internacional dos colombianos.

f85ba73d64c2c8da3ad96ccde750ac3c.jpg

Imagem: Minha Saga

Poder

Na semana passada, o Reino Unido anunciou que, depois de 30 anos, o passaporte voltará à cor azul. Essa mudança está associada à saída do país da União Europeia [que possui passaporte vermelho, como já citamos]. Apesar de isso não querer dizer, necessariamente, uma tentativa de retomar certa 'soberania' pelo país. Até mesmo, porque a União Europeia nunca obrigou qualquer país a adotar a cor.

Brandon Lewis, o ministro da Imigração britânica, demonstrou satisfação com o retorno do azul com letras douradas, cor que entrou em vigor há um século. Muitos apoiadores da saída do Reino Unido da União Europeia aproveitaram a situação para se vangloriar, como o caso de Nigel Farage, ex-líder do partido nacionalista UKIP, ao dizer "No referendo de 2016, queríamos nossos passaportes de volta. Agora os teremos de volta!"

Em 1980, o Reino Unido mudou a cor de seu passaporte por vontade própria, com o objetivo de facilitar a vida dos viajantes e funcionários das fronteiras, quando se tornou membro da Comunidade Econômica Europeia [precursora da União Europeia].

d608b77f901be272d19f13a0a814070f.jpg

Imagem: Oito Meia

Hoje, temos 77 países com passaportes azuis, 58 com vermelhos, 43 verdes e apenas 11 pretos.

Capa: Metro Journal

Então pessoal, vocês já sabiam dessas razões? Conheciam todos essas cores e características? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Marta manda recado emocionante para jogadoras mais novas: 'O futebol feminino depende de vocês'

Ao vivo a camisa 10 da seleção fez vários desabafos e implorou pela valorização do futebol feminino no país


+ Notícias

Marília Mendonça está grávida do seu primeiro filho, afirma colunista

Segundo Léo Dias, o queridinho das celebridades, a goiana sertaneja confirmou a informação e espera um bebê já há 5 semanas!


+ Notícias

 Veja onde assistir Brasil e Peru pela Copa América neste sábado em Goiânia

O jogo vale vaga para as quartas de final e Brasil precisa vencer para garantir estar na próxima fase


+ Notícias

Metrobus anuncia o fim da extensão do Eixo Anhanguera em Trindade, Goianira e Senador Canedo

Empresa alega como motivo, os altos custos e aumento das despesas após a extensão se oficializar.


+ Notícias

Anápolis recebe nova edição do Prosa & Canto um dos mais importantes festivais de música cristã do Brasil

Confira a programação do evento que une música, fé, cultura, gastronomia em um cenário surpreendente com frio de verdade


+ Notícias

Goiano cria vaquinha virtual para reconstruir réplica do 14 Bis após acidente no interior de SP

Alan Calassa, o ‘pai da aviação’ não se feriu e tenta arrecadar valor para reformar a aeronave


+ Notícias

Crítico de cinema Rubens Ewald Filho morre aos 74 anos em São Paulo

Jornalista estava internado em estado grave desde o dia 23 de maio no Hospital Samaritano, em São Paulo


+ Notícias

Facebook lança oficialmente a sua própria criptomoeda

Fechando parceria com a Mastercard, PayPal, Uber e Spotify, a moeda digital está prevista para 2020


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.