21/08/2019 06:23
Notícias / Conteúdo

O que determina as características do seu passaporte?

Por que o passaporte brasil é azul e não verde e amarelo?

Redação
por Redação Curta Mais

Fim de ano, clima de férias, sensação tranquila, aquele momento em que você só quer descansar, tirar uma folguinha do trabalho e esperar o novo ano com muita paz e harmonia. Será que existe maneira melhor de fazer isso do que viajando? Seja dentro ou fora do país, até mesmo do estado, o mais importante é sair da rotina maçante.

Bem, quem viaja para o exterior sabe que muitos países não exigem visto, mas um dos documentos, praticamente, indispensáveis é o passaporte. Você já parou para olhar o seu? Mas fazer aquela boa análise, das características dele? Por exemplo, por que o passaporte brasileiro é azul e não verde e amarelo?

A questão é que, no mundo todo existem apenas 4 cores de passaporte: azul, vermelho, verde e preto. Isso acontece porque, hoje, esse documento precisa seguir rígidos padrões de design e segurança, impostos pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI - sigla em inglês), ligada à ONU, aos 193 países e seis territórios conhecidos.

19a1b554d4dd0284f54b40b7cf73e2d9.jpeg

Imagem: Viagem e Turismo

Segurança

De acordo com as regras da OACI, o passaporte deve ter a forma de um livro, de dimensões 125mm x 88mm, com o mínimo de oito páginas mais a página com os dados do portador. Essa última deve estar em locais e zonas específicas, que possibilitam sua leitura eletrônica.

Outras características são: hologramas que aparecem sob luz ultravioleta, chip eletrônico com todas as informações do portador e tinta ótica variável, que muda de cor quando colocada sob diferentes fontes de luz e padrões. Não apenas, a OACI pede às autoridades responsáveis que incluam o máximo número possível de características específicas. Todas essas medidas são para segurança, dificultando cada vez mais falsificações e fraudes. A maioria dos países possuem acordos com empresas especializadas e autorizadas para a fabricação dos passaportes. No Brasil, essa é uma responsabilidade da Casa da Moeda.

056186050f7615b1d8e1027c023b6159.png

Imagem: Como Fazer

As cores

Como falamos mais acima, no mundo todo existem apenas 4 cores de passaporte: vermelho, verde, azul e preto, mas suas variações de tons são diversas. Em entrevista à BBC, o vice-presidente da Passaport Index [site interativo de dados de passaportes], Hrant Boghossian, informa que isso depende, primordialmente, de um contexto político, geográfico ou religioso.Como exemplo, ele usa o passaporte da União Europeia, que é vermelho, mas que muitos associam com o vermelho comunista. Enquanto isso, o azul está associado com o 'Novo Mundo', por exemplo: Estados Unidos, Brasil, Argentina, Canadá, América Central, Venezuela, entre outros. Não apenas, países como Coreia do Norte, Iraque, Síria e Israel também são azuis.

Outro fator determinante pode ser a fé, como os países muçulmanos, que possuem passaporte verde, cor associada ao profeta Maomé. Outros preferem exaltar o sentimento nacionalista, como a Suíça, que possui um passaporte vermelho vibrante, assim como sua bandeira.

Além disso, as cores facilitam aos agentes escolher para qual fila mandar os visitantes que passam pela imigração. O que pode ser bom ou ruim. Um bom exemplo disso é a Colômbia, com um passaporte verde, sempre que o país enfrentava difícil situação com violência e narcotráfico, o documento era sinal de alerta nos postos de imigração e alfândegas. Por essa razão, em 1992, o governo decidiu mudar a cor do passaporte para vermelho/vinho. Na tentativa de facilitar o trânsito internacional dos colombianos.

f85ba73d64c2c8da3ad96ccde750ac3c.jpg

Imagem: Minha Saga

Poder

Na semana passada, o Reino Unido anunciou que, depois de 30 anos, o passaporte voltará à cor azul. Essa mudança está associada à saída do país da União Europeia [que possui passaporte vermelho, como já citamos]. Apesar de isso não querer dizer, necessariamente, uma tentativa de retomar certa 'soberania' pelo país. Até mesmo, porque a União Europeia nunca obrigou qualquer país a adotar a cor.

Brandon Lewis, o ministro da Imigração britânica, demonstrou satisfação com o retorno do azul com letras douradas, cor que entrou em vigor há um século. Muitos apoiadores da saída do Reino Unido da União Europeia aproveitaram a situação para se vangloriar, como o caso de Nigel Farage, ex-líder do partido nacionalista UKIP, ao dizer "No referendo de 2016, queríamos nossos passaportes de volta. Agora os teremos de volta!"

Em 1980, o Reino Unido mudou a cor de seu passaporte por vontade própria, com o objetivo de facilitar a vida dos viajantes e funcionários das fronteiras, quando se tornou membro da Comunidade Econômica Europeia [precursora da União Europeia].

d608b77f901be272d19f13a0a814070f.jpg

Imagem: Oito Meia

Hoje, temos 77 países com passaportes azuis, 58 com vermelhos, 43 verdes e apenas 11 pretos.

Capa: Metro Journal

Então pessoal, vocês já sabiam dessas razões? Conheciam todos essas cores e características? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Justiça condena Haddad a 4 anos e 6 meses de prisão por caixa dois

Em nota, a defesa de Fernando Haddad informou que vai recorrer da decisão


+ Notícias

Rádio BandNews FM é nova opção jornalística em Goiânia e traz conteúdo do Curta Mais na programação

A emissora terá 100% de programação jornalística e terá estreia do Curta Mais no rádio


+ Notícias

Após piada, Chrystian e Ralf rebatem Tata Werneck: ‘A gente continua vivo'

"Continua achando que a gente tá morto porque aí não temos obrigação nenhuma de fazer esse programinha seu", completou os irmãos; veja o vídeo


+ Notícias

Curta Mais e UFG firmam parceria inédita na área de Inteligência Artificial

O projeto vai aprimorar a experiência dos usuários na plataforma com os conceitos mais modernos de deep learning


+ Notícias

Bibi Perigosa voltou em 'A Dona do Pedaço' e a internet vai a loucura com os memes

"Vem Maria da Paz vem soltar essa Bibi Perigosa que existe dentro de vc", comentou uma internauta


+ Notícias

Frente fria deixa céu nublado e clima mais 'agradável' nesta semana em Goiânia

Com oscilações de névoas úmidas e secas, o clima continua quente e leves chuviscos podem ser percebidos na região central de Goiás


+ Notícias

'Tamo aí na Atividade' faz tributo ao chorão no complexo Deu Praia em Goiânia

Com muito rock pra matar a saudade do nosso eterno chorão, os ingressos podem ser comprados mais baratos que meia entrada pelo Clube Curta Mais


+ Notícias

 Sua Coluna dói? Saiba se é só má postura ou uma escoliose

Estima-se que 80% da população mundial tenha dores nas costas durante a vida e que grande parte destas poderia ser evitada com atitudes simples


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.