O esquenta do carnaval já começou no ‘Chorinho’ em Goiânia

Evento gratuito toda sexta-feira tem transformado o centrão numa verdadeira folia

Adelina Lima
Por Adelina Lima
6a78901800464f87d56bbbfda50bd016

Quem vive o Choro no Grande Hotel há anos sabe que o evento é diversão garantida nas noites de sextas-feiras em Goiânia. Este ano a programação está pra lá de especial, reunindo não só atrações do tradicional Chorinho, mas também ritmos que embalam o público goianiense. Bandas de reggae, samba e afluentes da música popular brasileira que se apresentam no evento tem transformado a atmosfera do centrão em um pré-carnaval de rua. O evento é gratuito, a partir das 19h, e acontece na calçada do Grande Hotel, na Av. Goiás, Centro.

Na próxima sexta-feira, dia 26, completam-se 24 edições do Chorinho. O evento é tão marcante que já tem feito parte da programação de final de semana do público. É tipo um pocket festival de MPB com um quê carnavalesco pra divertir qualquer folião. Toda sexta começa com um grupo de choro para aquecer, às 19h. Lá pelas 20h, se apresentam músicos com as melhores canções da MPB, que flertam com xote e outros ritmos. O evento encerra sempre com um show de samba, que mistura samba rock, reggae e por aí vai. Impossível não se divertir!

2c5717cfaf905ad1600d084cf8366be5.jpg

O evento tem acontecido ininterruptamente desde agosto de 2017 e recebe, em média, 2 mil pessoas a cada evento. Entre elas, o carismático carioca Severino Monteiro, de 66 anos, que vive em Goiânia há 18 e é um frequentador assíduo do Chorinho. Para ele, o sucesso do evento é percebido a cada nova edição.

“Isso é confraternização e Goiânia precisa disso. Aqui só tem bar como entretenimento. Precisamos ocupar as ruas e esse é o resultado. O Chorinho é o carnaval de Goiânia e será todo ano aqui”, prevê o animado aposentado, embalado no último chorinho (19) ao som de canções que o fazem lembrar sua terra natal.

Um evento de tradição e alegria

61199d0f96f0577fe586abd14d94b8a4.jpeg

Com produção de Marley Costa Leite e Oscar Wilde, o Chorinho começou em 2007, dentro do Grande Hotel como Grande Hotel Revive o Choro, com tradicionais grupos de choro e um ambiente clássico tradicional. O projeto cresceu tanto que ganhou a calçada do monumento histórico de Goiânia.
Em 2011, quando Carlos Brandão assumiu a produção do Chorinho, o projeto passou a englobar MPB e SAMBA, atraindo mais público e ficando no formato festivo que está hoje.

“A gente faz uma atividade para o público, peço para os músicos trazer um repertório popular. As pessoas vêm pra cantar junto e o pessoal tem participado. É alegria, a cidade precisa de alegria”, diz Brandão, produtor do evento.

Quem estiver em Goiânia na sexta-feira durante o feriado de carnaval, a equipe do Chorinho vai distribuir máscaras e confetes para deixar o evento ainda mais festivo. Participe!

Acompanhe mais do Chorinho no Facebook

Serviço:

Grande Hotel Vive o Choro
Quando: Todas as sextas-feiras
Horário: a partir das 19h
Onde: Grande Hotel na Av. Goiás, esquina c/ Rua 3, Centro
Entrada Franca!

Fotos: Délcio Gonçalves