Nutricionista de Goiânia cria dieta ilustrada para paciente que não sabia ler

Ao perceber que a paciente não olhava para sua receita, Mikaelly resolveu remarcar a consulta e preparou uma surpresa para a idosa

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
de08385f2a6134d3564f94227a124f01

Uma idosa que enfrentava um quadro de anemia procurou o posto de saúde mais próximo de casa em busca de atendimento médico. A nutricionista Mikaelly Luiz da Silva, 26 anos, foi quem a atendeu, e preparou uma rotina alimentar escrita.

Ao perceber que sua paciente não olhava para a receita, questionou sua escolaridade e ela confessou ser analfabeta. Mikaelly remarcou a consulta e preparou uma surpresa: ao retornar, a paciente se deparou com uma receita toda elaborada para fácil entedimento, com ilustrações das refeições e horários. 

Eu resolvi preparar uma dieta com figurinhas e foi um sucesso. Quando ela voltou ficou muito feliz, satisfeita e, graças à dedicação dela, a rotina alimentar fez efeito. Tive esta ideia e gerei a independência da paciente”, disse ao G1.

A única pessoa alfabetizada na casa dela era o neto de 8 anos de idade. Você pensa a situação dela depender de uma criança, que nem sempre estaria ali para ajudá-la, para poder seguir uma dieta. Por isso eu fiz uma reflexão, imaginei o constrangimento dela e optei pela dieta ilustrada. Além colocar as medidas e o alimento, ilustrei com figuras e fotos dos alimentos”, explicou.

O caso ocorreu em dezembro do ano passado (2017), no Centro de Saúde da Família, na Vila Mutirão em Goiânia. Mikaelly contou que, depois que perguntou à idosa sobre a escolaridade dela, se colocou no lugar dele e resolveu entrar em ação.

Confira:

29b307e148cbc1ab5914c780f819e9ed.jpg

(Fonte/Capa: g1)