Neymar sofre a maior queda da carreira

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
7a2ac6f142da551065fd0eaf19ca9f69

Após o desempenho abaixo do esperado na Copa do Mundo, o valor de mercado de Neymar caiu drasticamente, mais precisamente R$ 98,96 mi. É a primeira vez que o jogador mais caro da história do futebol perde valor.
Segundo a Pluri Consultoria, o brasileiro teve queda de 11%, enquanto o craque Francês Mbappé, colega de Neymar no PSG, teve aumento de 44% em seu valor.

O estudo aponta que o valor de Neymar passou de 197,3 para 175,4 milhões de euros (891 para 792 milhões de reais), mantendo-se ainda como jogador mais valioso do mundo. Mbappé agora aparece em segundo na lista, valendo 170,7 milhões de euros (771 milhões de reais). Antes do Mundial, a avaliação do francês era de 118,2 milhões de euros (533,8 milhões de reais). Lionel Messi, que por nove anos consecutivos foi considerado o jogador mais valioso do mundo, agora aparece em terceiro lugar na lista, avaliado em 161,8 milhões de euros (730,7 milhões de reais).

De acordo com o estudo, Neymar não correspondeu em campo com uma das seleções favoritas ao título mundial. As simulações que o fizeram se transformar em piada por todo mundo ajudaram na queda de seu valor. Os fatores extracampo fizeram com que uma marca fortíssima perdesse valor. Enquanto isso, o francês Mbappé, que chegou apenas como um jogador destacado na Copa, sai dela como protagonista e com o prêmio de jovem revelação da competição. As comparações com Pelé fizeram com que seu valor fosse muito elevado.

Foto: Francois Mori/AP