Na luta contra o relógio, buscas por submarino perdido na Patagônia continuam

Marinha Argentina informou que restam oxigênio e alimento para mais uma semana apenas

Adelina Lima
Por Adelina Lima
c91811664d65e66e3c04857d5c17ef8a

Uma embarcação que ia de Ushuaia, na Patagônia, a Mar Del Plata, está desaparecida desde quarta-feira (15). O comandante da Marinha Argentina, Gabriel Galeazzi, afirmou que as buscas continuarão até que a embarcação apareça. Mas as condições meteorológicas na região não estão favoráveis nos últimos dias. Em meio a tempestades, 14 embarcações e 10 aviões estão trabalhando nas buscas permanentes do submarino.

Na última comunicação, o capitão do ARA San Juan informou que o submarino tinha problemas elétricos. O submarino desapareceu misteriosamente há 5 dias. Em meio a angústias, a Marinha Argentina disse que há oxigênio e alimento aos tripulantes somente para mais uma semana, aproximadamente. 

Diversos países auxiliam nas buscas. O Brasil enviou três navios da Marinha brasileira e disponibilizou dois aviões da Força Aérea Brasileira para as buscas. Os Estados Unidos e o Reino Unido, além de Chile, Peru e Uruguai, também estão ajudando.O governo argentino segue treinando equipes para um possível resgate da tripulação quando o submarino for encontrado.

Para encorajar os esforços de encontrar o submarino, Papa Francisco enviou mensagem ao ordinário militar argentino, Santiago Olivera. O pontífice reiterou sua preocupação e disse que reza pelas “pessoas da tripulação do submarino militar argentino do qual se perdeu o rastro”, após a tradicional oração do Ângelus perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

Entre os 44 tripulantes está uma única mulher, Eliana María Krawczyk (foto), de 35 anos. Segundo a imprensa argentina, ela é a primeira oficial de submarino do país e da América do Sul. Na embarcação, ela ocupa o cargo de chefe de armas. De origem alemã, o ARA San Juan é um dos três submarinos da Marinha Argentina que foi incorporado à frota do país em 1985.

994da8bb441883d83a9d0bf6f1381f92.jpg