Movimento Eu Faço Goiânia promove rodas de conversa, oficinas de defesa pessoal, almoço coletivo vegano e muito mais

E ainda: shows com 7 bandas, incluindo Carne Doce e Overfuzz

Adelina Lima
Por Adelina Lima
2d9d2f214d5a8effcc3bbaea246b0494

Foto: Fernando Galassi

 

Eu Faço Goiânia é um movimento da juventude goianiense que visa salientar a necessidade da participação da juventude nas discussões sociais e políticas da cidade. A ideia é que, de forma crítica, a juventude opine, manifeste, faça sugestões, pergunte, cobre e construa uma cidade participativa. Confira a programação:

10h – Ocupar e Resistir nas Ruas (2h)
12h – Almoço Vegano de Xepa – Ativismo Alimentar no Brasil: Experiências e Desafios
13h – Direito à Cidade (1h30min)
13h – Quebrando o gênero (2h)
14h30 – Reinventar a escola – Ocupar e Resistir (1h50min)
15h – Espaço Se Joga Bonita! – Maquilagem e Cabelo
15h – O Boom do Feminismo ou Os Muitos Femininos (1h30min)
16h30 – OFICINA: Defesa pessoal para mulheres – Sarah Frota
16h20 – Roda de Conversa sobre descriminalização da maconha (1h30min)
16h30 – Roda de Conversa: Racismo, Intolerância e Valorização das Religiões de Matrizes Africanas (2h)

15h – Root Strangler
16h – G9 Gang
17h – Components
18h – Atomic Winter
19h – Overfuzz
20h – Carne Doce
21h – VMG

O movimento se apresenta como uma plataforma de democracia colaborativa, um corpo mediador entre sociedade e governantes. O coletivo também tem um site para coleta de ideias para uma cidade sustentável e inspiradora.

O motivo da realização deste dia de atividades é um dos pilares do pensamento do grupo: a ocupação de espaços públicos de forma consciente e democrática. Os organizadores do evento acreditam que a cultura funciona como ferramenta de transformação social, especialmente quando realizada visando a ocupação de espaços públicos, garantindo seu uso e reforçando a importância da utilização dos espaços de convivência para a prevenção da criminalidade, garantia de qualidade de vida e participação cidadã.

DEFESA PESSOAL PARA MULHERES:
O dia também contará com a presença do esporte. Durante a tarde haverá uma oficina de defesa pessoal para mulheres com uma importante atleta goiana. Sarah Frota é atleta de MMA e Jiu Jitsu, da equipe Gracie Barra – Jardim América. Ela já conquistou importantes prêmios: foi campeã brasileira de Jiu Jitsu em 2013, campeã panamericana de Jiu Jitsu em 2012 – ano em que também conquistou o campeonato internacional do esporte. Seu mais recente prêmio é na categoria MMA: em Abril deste ano, Sarah derrotou uma oponente e se tornou campeã do NP Fight Night MMA. Ainda para as mulheres, haverá um espaço de maquiagem com a maquiadora feminista Mariana Moreira.
RODAS DE CONVERSA:
E, para alimentar o cérebro, a programação contará com uma série de debates importantes e representativos para a juventude. O dia começa debatendo as manifestações de 2013 para cá, onde uma juventude com desejo de mudança ocupou ruas de todo o país protestando contra a corrupção no país e o aumento das passagens de ônibus, dando origem à chamada “primavera da juventude”. Em seguida haverá um almoço coletivo e um debate sobre ativismo alimentar no Brasil, com presença de cozinheiros, veganos e vegetarianos que acreditam em uma saída para a crise alimentar mundial. Logo após haverá um debate sobre o Direito à Cidade, seguido de profundas discussões sobre gênero, ensino e educação, feminismos, política de drogas, racismo, intolerância e valorização das religiões de matrizes africanas.

 

Eu Faço Goiânia

Quando: dia 07 de agosto de 2016 (domingo) a partir das 10h

Onde: Ginásio da T-9 – Avenida T-9 esquina com rua C-232, Jardim América