Motoristas de ônibus decidem entrar em greve em Goiânia e região metropolitana

Motoristas e funcionários prometem paralisar o serviço de transporte público a partir de segunda-feira (15)

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
8a5fcf812fef5cca1f8f873daced7055

Motoristas e funcionários das empresas de ônibus de Goiânia e região metropolitana decidiram por iniciar uma greve em busca do reajuste de salário de 2017.

A decisão foi tomada em assembleia na manhã deste domingo, 7, no Sinttransporte (Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo), no Setor Bueno.

O ínício da greve está marcado para a próxima segunda-feira, 15 de maio, à 00:00. Durante esta semana, o sindicato fará a comunicação legal ao SET (Sindicato das Empresas de Transporte), à sociedade, conforme previsto na legislação sobre o direito de greve, além do comunicado à Justiça Trabalhista. A Lei exige manutenção de um percentual dos serviços.

Os motoristas reivindicam o reajuste da inflação anual, de 4,69% mais o mesmo índice de reajuste real, ou seja, 9,38%. Outro ponto reivindicado é o reajuste de 25% no ticket alimentação, além da manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho negociada no ano passado.

Ainda de acordo com a categoria, as empresas de ônibus condicionaram o reajuste ao aumento da tarifa. As empresas solicitam o aumento da tarifa para R$4,00 em toda região metropolitana. O pedido foi encaminhado à Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC).

O Ministério Público estadual, condiciona o reajuste da tarifa à melhorias necessárias no sistema de transporte coletivo.