MEC deixa de divulgar os resultados do Enem por escolas

A partir deste ano, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica será utilizado para medir a qualidade das escolas

Ingrid Reis
Por Ingrid Reis
fae44334148c977f14d0e47b78781d5c

 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana que a partir deste ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixa de certificar conclusão do Ensino Médio. Outra medida adotada é o fim da divulgação dos resultados do Enem por escola. A medida passa a valer porque as informações eram utilizadas pelas escolas para criar “falsas propagandas”.

A partir deste ano, será utilizado para medir a qualidade das escolas o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no qual todas as escolas que oferecem o ensino médio, serão avaliadas.

Até o ano passado, a avaliação da etapa era feita por amostragem, ou seja, apenas alguns alunos faziam o exame. Cada uma das escolas passará então a ter o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado.

Diploma de Ensino Médio

Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Enem para receber o diploma do ensino médio. Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).